7 Benefícios do Suco de Rúcula – Como Fazer, Receitas e Dicas

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

Pouco calórica, cada porção de 100 g possui somente 25 calorias enquanto cada porção equivalente a uma xícara carrega apenas míseras 4 calorias, a rúcula é um alimento que fornece uma série de nutrientes importantes para o nosso organismo.

As folhas da verdura servem fonte de proteínas, fibras, potássio, ferro, cobre, enxofre, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina C e vitamina K.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas não é somente na salada que o alimento pode ser utilizado. Também podemos preparar o suco de rúcula e é justamente dele que conheceremos alguns benefícios e aprenderemos algumas receitas de como fazer.

7 benefícios do suco de rúcula

1. Efeito antioxidante

Um dos importantes benefícios associados à rúcula é a sua ação antioxidante, que combate os radicais livres associados a doenças graves como o câncer e ao envelhecimento precoce e contribui com o sistema imunológico do organismo.

2. Saúde dos ossos

A vitamina K encontrada no suco de rúcula possui propriedades anti-inflamatórias e estimula as atividades osteotrópicas nas células. Isso significa que o nutriente contribui com a saúde dos ossos e o seu fortalecimento.

Além disso, níveis baixos de ingestão de vitamina K já foram associados a um maior risco de fratura nos ossos.

3. Saúde cerebral

A mesma vitamina K colabora com a regulação do mineral cálcio no cérebro, o que pode auxiliar a combater danos neuronais (nos neurônios) e pode contribui com a saúde cerebral.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Fonte de vitamina C

A vitamina C presente na rúcula é um nutriente importante para a produção de colágeno, que, por sua vez, é utilizado para fazer tendões, ligamentos, vasos sanguíneos e pele.

O nutriente também é importante para a formação do tecido de cicatrização, algo importante para o processo de cura de feridas, além de agir como um antioxidante natural.

A vitamina C presente no suco de rúcula também será muito positivo para manter eleva sua imunidade.

5. Fonte de vitamina A

A vitamina A também é encontrada na composição do suco de rúcula. O nutriente é um antioxidante poderoso, que auxilia a função imunológica, o crescimento celular, a visão noturna e a saúde dos olhos, além de ajudar na manutenção das funções dos rins, do pulmão e do coração.

6. Saúde do sistema digestivo

A rúcula é um dos vegetais verdes folhosos que são classificados como alimentos alcalinos e que ajudam a restaurar o pH ideal do organismo, o que é importante para a saúde digestiva.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, a rúcula também é um alimento hidratante, que ajuda a nutrir o trato digestivo e contribui com a remoção de resíduos e toxinas do sangue e do sistema digestivo.

7. Emagrecimento

Por ser um suco altamente nutritivo e pouco calórico, o suco de rúcula é uma boa adição a qualquer dieta de emagrecimento. Ele vai ajudar seu organismo a funcionar melhor para ajudar seu metabolismo, assim como irá contribuir para te deixar saciado sem tantas calorias.

Como fazer – Receitas de suco de rúcula 

1. Receita de suco de rúcula com melão

Ingredientes: 

  • 1 ramo de rúcula;
  • 1 fatia fina de melão sem a casca;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

Lavar bem o ramo da rúcula e retirar as sementes do melão; Colocar o melão e a rúcula no liquidificador e bater. Passar para um copo, adicionar gelo e servir-se imediatamente.

2. Receita de suco de rúcula com laranja e limão

Ingredientes:

  • 5 laranjas;
  • 10 folhas de rúcula sem o caule;
  • ½ limão;
  • Gelo a gosto (opcional);
  • Mel a gosto.

Modo de preparo:

Espremer as laranjas e o limão no liquidificador; Adicionar as folhas de rúcula e o mel e bater; Finalizar com o gelo, se assim desejar, e servir-se imediatamente.

3. Receita de suco verde de rúcula com abacaxi e hortelã

Ingredientes:

  • 150 ml de água de coco;
  • 8 a 10 folhas de rúcula;
  • 3 rodelas de abacaxi;
  • 3 ramos de hortelã fresco;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

Com exceção do gelo, colocar todos os ingredientes no liquidificador; Bater, passar para um copo e servir-se imediatamente. Se desejar, adicionar o gelo para deixar a bebida refrescante. 

Cuidados com a rúcula 

A rúcula deve ser consumida moderadamente por pessoas que possuem histórico de cálculo renal.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já experimentou alguma vez o suco de rúcula? Pretende aprender como fazer essas receitas para aproveitar seus benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (18 votos, média: 3,89 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

11 comentários em “7 Benefícios do Suco de Rúcula – Como Fazer, Receitas e Dicas”