7 Melhores Exercícios para Nervo Ciático Inflamado

publicado em

Veja quais são os melhores exercícios para nervo ciático inflamado e como fazer um tratamento para aliviar a dor tão incômoda.

A ciática é uma dor que irradia ao longo da trajetória do nervo ciático, que vai da região lombar, passa pelos quadris e nádegas e desce até cada uma das pernas.

Geralmente, a condição atinge somente um lado do corpo e, na maioria dos casos, ela é desenvolvida quando uma hérnia de disco, um esporão ósseo na coluna ou um estreitamento da coluna comprime parte do nervo, o que causa uma inflamação.

Além da dor no nervo ciático, que pode variar de leve a uma sensação de queimação e chegar ao nível de dor excruciante, o problema provoca dormência, formigamento e fraqueza muscular na perna ou pé afetado.

No caso de uma ciática severa, a fraqueza muscular experimentada pelo paciente pode ser significante e ele pode sofrer com mudanças intestinais ou em sua bexiga. Por outro lado, a ciática de grau leve vai embora com o passar do tempo.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, quando a pessoa não consegue amenizar os sintomas e aliviar a dor por conta própria ou essa dor dura mais do que uma semana, é severa e piora progressivamente, é necessário procurar o auxílio médico.

Já nos casos em que o paciente experimentar dor repentina e severa na parte de baixo das costas ou na perna ou fraqueza muscular na perna, quando a dor der sequência a uma lesão violenta como um acidente de carro ou a pessoa tiver dificuldades para controlar o intestino ou a bexiga, o cuidado médico deverá ser buscado imediatamente.

O tratamento para a dor e inflamação no nervo ciático

De acordo com a Mayo Clinic, ainda que a maioria das pessoas se recupere completamente da ciática, geralmente sem tratamento, existe o risco de que a condição provoque um dano permanente nos nervos.

Portanto, para não correr perigos, é aconselhável procurar a orientação médica para saber como lidar com o problema. O tratamento indicado pelo médico quando os cuidados caseiros do paciente não são suficientes pode incluir o uso de medicamentos ou um procedimento cirúrgico para casos mais graves e específicos.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, uma vez que a dor aguda melhora, o médico pode indicar um programa de reabilitação para ajudar a prevenir lesões futuras, composto por exercícios para corrigir a postura, fortalecer os músculos que dão suporte às costas e melhorar a flexibilidade, destacou a organização.

O repouso piora a dor, assim como ficar muito tempo na mesma posição e por isso os exercícios leves são bem-vindos.

7 exercícios para nervo ciático inflamado

Você vai conhecer agora alguns exercícios para dor no nervo ciático, entretanto, antes de chegarmos a eles, precisamos esclarecer que esses movimentos só devem ser realizados sob a orientação de um fisioterapeuta.

O profissional saberá indicar quais deles são apropriados e seguros para cada paciente, de que maneira e frequência eles devem ser realizados e em quantas repetições precisam ser executados.

Ou seja, os exercícios para nervo ciático inflamado que vamos mostrar a seguir servem unicamente para que você tenha uma noção de como eles devem funcionar. Lembre-se de que este artigo serve somente para informar e jamais pode substituir as recomendações qualificadas do médico e do fisioterapeuta.

  Continua Depois da Publicidade  

1. Alongamento 1

No começo, são os alongamentos que são os melhores exercícios para nervo ciático inflamado. Portanto, vamos começar com eles.

Como fazer: deitar-se de barriga para cima com os braços esticados ao lado do corpo e as pernas dobradas. Então, com o auxílio das mãos, colocando-as no vão entre a parte superior e a inferior das pernas, trazer um joelho em direção ao peito. Manter a posição durante aproximadamente 30 segundos, ao mesmo tempo em que alonga a lombar. Retornar ao posicionamento original e repetir o exercício com a outra perna.

2. Alongamento 2

Como fazer: deitar novamente na posição descrita no tópico anterior, com os joelhos dobrados e os braços esticados ao lado do corpo, cruzar uma perna em cima da outra. Com o auxílio das mãos, colocando-as na coxa, tentar levar a perna de baixo à sua direção, mantendo a posição ao longo de 30 segundos, invertendo as posições.

Como resultado, a perna de baixo deverá ser erguida. Então, retornar à posição inicial e repetir o exercício com a outra perna.

3. Alongamento 3

Como fazer: novamente na mesma posição deitada de barriga para cima, colocar um cinto na base do pé, segurando cada ponta do acessório com uma das mãos, e esticar uma das pernas. Tentar trazer a perna esticada o máximo que conseguir na sua direção.

  Continua Depois da Publicidade  

Permanecer na posição ao longo de aproximadamente 30 segundos. Voltar ao posicionamento original e repetir o exercício com a outra perna.

4. Fortalecimento 1

Agora, vamos conhecer alguns exercícios para nervo ciático que servem para fortalecer. Depois que a dor diminui bastante de intensidade, esses movimentos já podem aparecer nas sessões de fisioterapia, para prevenir que ela retorne. Fortalecer o abdômen é um ótimo truque para proteger a coluna.

Como fazer: deitar de barriga para cima, deixar os braços esticados ao lado do corpo e, com as pernas dobradas, levar o umbigo em direção às costas. Manter a contração abdominal durante cerca de 10 segundos e relaxar por completo. Retornar ao posicionamento original.

Durante o movimento, o paciente deve procurar manter uma respiração normal e fluída.

5. Fortalecimento 2

Como fazer: em uma posição igual a do exercício anterior, colocar um travesseiro entre os joelhos. Ao mesmo tempo em que mantém a contração abdominal, apertar uma perna contra a outra ao longo de no mínimo cinco segundos e voltar à posição inicial.

6. Fortalecimento 3

Como fazer: na posição do exercício anterior, tirar o travesseiro do meio dos joelhos e colar uma perna na outra, grudando os pés, os joelhos e as coxas uns nos outros. Então, levantar o quadril do chão e permanecer nesse posicionamento durante no mínimo cinco segundos.

Após, descer devagar, colocando primeiro no chão a coluna dorsal, a lombar e o glúteo.

7. Fortalecimento 4

Como fazer: na mesma posição dos outros exercícios de fortalecimento, com as pernas dobradas, levantar uma das pernas de modo que forme um ângulo de 90º com o chão. Repetir o movimento com a perna oposta, mantendo as duas na posição ao longo de três a cinco segundos. Na sequência, descer uma de cada vez ao solo.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia os melhores exercícios para nervo ciático inflamado? Já passou por essa dor? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

Deixe um comentário