7 Melhores Exercícios para Nervo Ciático Inflamado

Especialista:
atualizado em 04/06/2020

Veja quais são os melhores exercícios para nervo ciático inflamado e como fazer um tratamento para aliviar a dor tão incômoda.

A ciática é uma dor que irradia ao longo da trajetória do nervo ciático, que vai da região lombar, passa pelos quadris e nádegas e desce até cada uma das pernas.

Geralmente, a condição atinge somente um lado do corpo e, na maioria dos casos, ela é desenvolvida quando uma hérnia de disco, um esporão ósseo na coluna ou um estreitamento da coluna comprime parte do nervo, o que causa uma inflamação.

Além da dor no nervo ciático, que pode variar de leve a uma sensação de queimação e chegar ao nível de dor excruciante, o problema provoca dormência, formigamento e fraqueza muscular na perna ou pé afetado.

No caso de uma ciática severa, a fraqueza muscular experimentada pelo paciente pode ser significante e ele pode sofrer com mudanças intestinais ou em sua bexiga. Por outro lado, a ciática de grau leve vai embora com o passar do tempo.

Entretanto, quando a pessoa não consegue amenizar os sintomas e aliviar a dor por conta própria ou essa dor dura mais do que uma semana, é severa e piora progressivamente, é necessário procurar o auxílio médico.

Já nos casos em que o paciente experimentar dor repentina e severa na parte de baixo das costas ou na perna ou fraqueza muscular na perna, quando a dor der sequência a uma lesão violenta como um acidente de carro ou a pessoa tiver dificuldades para controlar o intestino ou a bexiga, o cuidado médico deverá ser buscado imediatamente.

O tratamento para a dor e inflamação no nervo ciático

De acordo com a Mayo Clinic, ainda que a maioria das pessoas se recupere completamente da ciática, geralmente sem tratamento, existe o risco de que a condição provoque um dano permanente nos nervos.

Portanto, para não correr perigos, é aconselhável procurar a orientação médica para saber como lidar com o problema. O tratamento indicado pelo médico quando os cuidados caseiros do paciente não são suficientes pode incluir o uso de medicamentos ou um procedimento cirúrgico para casos mais graves e específicos.

Além disso, uma vez que a dor aguda melhora, o médico pode indicar um programa de reabilitação para ajudar a prevenir lesões futuras, composto por exercícios para corrigir a postura, fortalecer os músculos que dão suporte às costas e melhorar a flexibilidade, destacou a organização.

O repouso piora a dor, assim como ficar muito tempo na mesma posição e por isso os exercícios leves são bem-vindos.

7 exercícios para nervo ciático inflamado

Você vai conhecer agora alguns exercícios para dor no nervo ciático, entretanto, antes de chegarmos a eles, precisamos esclarecer que esses movimentos só devem ser realizados sob a orientação de um fisioterapeuta.

O profissional saberá indicar quais deles são apropriados e seguros para cada paciente, de que maneira e frequência eles devem ser realizados e em quantas repetições precisam ser executados.

Ou seja, os exercícios para nervo ciático inflamado que vamos mostrar a seguir servem unicamente para que você tenha uma noção de como eles devem funcionar. Lembre-se de que este artigo serve somente para informar e jamais pode substituir as recomendações qualificadas do médico e do fisioterapeuta.

1. Alongamento 1

No começo, são os alongamentos que são os melhores exercícios para nervo ciático inflamado. Portanto, vamos começar com eles.

Como fazer: deitar-se de barriga para cima com os braços esticados ao lado do corpo e as pernas dobradas. Então, com o auxílio das mãos, colocando-as no vão entre a parte superior e a inferior das pernas, trazer um joelho em direção ao peito. Manter a posição durante aproximadamente 30 segundos, ao mesmo tempo em que alonga a lombar. Retornar ao posicionamento original e repetir o exercício com a outra perna.

2. Alongamento 2

Como fazer: deitar novamente na posição descrita no tópico anterior, com os joelhos dobrados e os braços esticados ao lado do corpo, cruzar uma perna em cima da outra. Com o auxílio das mãos, colocando-as na coxa, tentar levar a perna de baixo à sua direção, mantendo a posição ao longo de 30 segundos, invertendo as posições.

Como resultado, a perna de baixo deverá ser erguida. Então, retornar à posição inicial e repetir o exercício com a outra perna.

3. Alongamento 3

Como fazer: novamente na mesma posição deitada de barriga para cima, colocar um cinto na base do pé, segurando cada ponta do acessório com uma das mãos, e esticar uma das pernas. Tentar trazer a perna esticada o máximo que conseguir na sua direção.

Permanecer na posição ao longo de aproximadamente 30 segundos. Voltar ao posicionamento original e repetir o exercício com a outra perna.

4. Fortalecimento 1

Agora, vamos conhecer alguns exercícios para nervo ciático que servem para fortalecer. Depois que a dor diminui bastante de intensidade, esses movimentos já podem aparecer nas sessões de fisioterapia, para prevenir que ela retorne. Fortalecer o abdômen é um ótimo truque para proteger a coluna.

Como fazer: deitar de barriga para cima, deixar os braços esticados ao lado do corpo e, com as pernas dobradas, levar o umbigo em direção às costas. Manter a contração abdominal durante cerca de 10 segundos e relaxar por completo. Retornar ao posicionamento original.

Durante o movimento, o paciente deve procurar manter uma respiração normal e fluída.

5. Fortalecimento 2

Como fazer: em uma posição igual a do exercício anterior, colocar um travesseiro entre os joelhos. Ao mesmo tempo em que mantém a contração abdominal, apertar uma perna contra a outra ao longo de no mínimo cinco segundos e voltar à posição inicial.

6. Fortalecimento 3

Como fazer: na posição do exercício anterior, tirar o travesseiro do meio dos joelhos e colar uma perna na outra, grudando os pés, os joelhos e as coxas uns nos outros. Então, levantar o quadril do chão e permanecer nesse posicionamento durante no mínimo cinco segundos.

Após, descer devagar, colocando primeiro no chão a coluna dorsal, a lombar e o glúteo.

7. Fortalecimento 4

Como fazer: na mesma posição dos outros exercícios de fortalecimento, com as pernas dobradas, levantar uma das pernas de modo que forme um ângulo de 90º com o chão. Repetir o movimento com a perna oposta, mantendo as duas na posição ao longo de três a cinco segundos. Na sequência, descer uma de cada vez ao solo.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia os melhores exercícios para nervo ciático inflamado? Já passou por essa dor? Comente abaixo!

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Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é médico ortopedista formado pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Tem experiência de trabalho prévio com a Confederação Brasileira de Vela, Cisne Negro Companhia de Dança, Escola de Dança do Teatro Municipal de São Paulo, Equipe de Ginástica Artística de Guarulhos. Já trabalhou como Médico nos Jogos Panamericanos Rio 2007, e foi Médico do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhou junto a organização Médicos Sem Fronteiras no Afeganistão e no Haiti, e junto a organização Expedicionários da Saúde no Haiti. Dr. João Hollanda é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

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