Especialista da Área:

7 Receitas com Gengibre Para Emagrecer

🕐 17/12/2019

Com um gosto picante que dá um sabor a mais às refeições, o gengibre também é um potente e importante aliado da saúde. O vegetal possui em sua composição nutrientes como potássio, fibras, proteínas, cálcio, vitamina B6, vitamina C, ferro e magnésio. Ele ainda tem efeitos anti-inflamatórios, melhora o sistema imunológico, alivia problemas gastrointestinais, ameniza náuseas e vômitos durante a gravidez, favorece os sistemas digestivo, respiratório e circulatório e combate cólicas menstruais, o mau hálito e até mesmo a ressaca.

Como se tudo isso já não fosse suficiente, o alimento também colabora bastante com a perda de peso, fazendo-se praticamente obrigatório incluir em sua dieta receitas com gengibre para emagrecer. Além de possuir somente seis calorias por porção equivalente a uma colher de sopa, ele é categorizado como um ingrediente termogênico, que é capaz de fazer com que o gasto de calorias do corpo durante o processo digestivo e as atividades de funcionamento do metabolismo seja maior. O consumo do gengibre pode fazer com que o gasto calórico seja aumentado em mais de 10%.

O efeito causado por alimentos que possuem substâncias termogênicas, como é o caso do gengibre, é o aumento da temperatura do corpo, que faz com que o metalismo acelere e, por consequência, a queima de gorduras aumente.

Bem, depois de ouvir tantas coisas boas sobre o alimento, você já deve estar pensando seriamente em incluí-lo nas suas refeições, não é mesmo? Então, para te dar uma forcinha, separamos algumas sugestões de receitas com gengibre para emagrecer que você pode preparar em casa. Vamos conferir?

1. Sopa de gengibre com cenoura

O primeiro prato da nossa lista de receitas com gengibre para emagrecer é uma sopa, que também é feita com cenoura, outro ingrediente bastante benéfico para a saúde que traz nutrientes como proteínas, fibras, potássio, cálcio, ferro, magnésio, vitamina B6 e betacaroteno, uma poderosa substância que beneficia a imunidade, os ossos, a pele, o cabelo, a visão e as unhas.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de óleo de oliva;
  • 1 cebola média;
  • 6 cenouras grandes;
  • 10 g de raiz de gengibre;
  • 1 cubo de caldo de vegetais;
  • 1 ½ canecos de água fervente;
  • 1 colher de sopa de manjericão;
  • 1 colher de chá de pimenta preta fresca e moída;
  • 1 colher de chá de sal grosso.

Modo de preparo:

  1. Leve uma panela grande com óleo ao fogo, acrescente a cebola, a cenoura e o gengibre e deixe cozinhar durante cinco minutos ou até a cebola ficar mole;
  2. Misture o caldo de vegetais com a água e, em seguida, despeje o conteúdo na panela usada no passo anterior. Cubra a panela e deixe cozinhar em fogo brando por 35 minutos ou até que as cenouras estejam moles;
  3. Leve o conteúdo da panela ao processador de alimentos e, na sequência, adicione a pimenta e o sal. Se achar necessário acrescente um pouco de água e bata a sopa;
  4. Cubra a sua sopa de gengibre e cenoura com o manjericão, sirva-se e bom apetite!

Cada porção da receita possui aproximadamente 80 calorias.

2. Purê de gengibre com abóbora

Agora a gente vai mostrar como preparar um purê que além do gengibre também traz a abóbora, um alimento que possui nutrientes como fibras, proteínas, cálcio, vitamina B12, vitamina C, ferro e magnésio, tem ação antioxidante e promove sensação de saciedade ao corpo.

Ingredientes: 

  • 1 kg de abóbora;
  • 150 g de cream cheese light;
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado;
  • Sal e pimenta a gosto;
  • 1 colher de sopa de cebolinha picada.

Modo de preparo:

  1. Em uma panela fervente de água leve a abóbora para cozinhar;
  2. Esprema a abóbora para se livrar da água e passe-a por um escorredor;
  3. Leve-a de volta à panela (sem água) e misture bem com o sal, a pimenta, o gengibre ralado e o cream cheese;
  4. Sirva-se e bom apetite! 

O purê de gengibre com abóbora rende até seis porções, com 114 calorias em cada uma delas.

3. Muffin de gengibre e cenouras

Mais uma vez a cenoura aparece como companheira em uma de nossas receitas com gengibre para emagrecer. Dessa vez, mostraremos como unir esses dois ingredientes saudáveis na preparação de muffins. A receita rende 12 porções e cada um dos bolinhos contêm menos de 100 calorias.

Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha de trigo integral;
  • 1 ½ colher de chá de fermente em pó;
  • 1 ovo batido;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 1/3 de xícara de açúcar mascavo;
  • 1/3 de xícara de açúcar branco;
  • 1 cenoura grande cortada em pedaços pequenos;
  • ¼ de xícara de leite desnatado;
  • 1 colher de chá de gengibre moído ou cortado em pedaços;
  • 1/8 de colher de chá de canela;
  • 1/8 de colher de chá de gengibre desidratado em pó;
  • 1/8 de colher de chá de mistura de especiarias;
  • 1/8 de colher de chá de baunilha.

Modo de preparo: 

  1. Pré aqueça o forno em 180º C;
  2. Leve a manteiga ao fogo em uma frigideira até que ela fique mais molinha;
  3. Em uma tigela grande, misture a farinha e o fermento com a manteiga, utilizando uma espátula ou os próprios dedos para juntar bem os três ingredientes;
  4. Acrescente o açúcar branco e o mascavo, o gengibre, a cenoura, o leite, o ovo, a baunilha e as especiarias à tigela e mexa bem com o auxílio de uma espátula ou colher de pau;
  5. Coloque o conteúdo na forma com separação para cada bolinho ou na tradicional, caso não tenha a primeira, e leve ao forno durante 25 minutos;
  6. Finalmente, desligue, retire do forno, espere esfriar e bom apetite!

Esse muffin é uma excelente opção para aqueles momentos em que bate a saudade de comer um docinho e fica difícil resistir à tentação. Então, é bem melhor saborear um bolinho que traga ingredientes saudáveis como o gengibre e a cenoura e que seja baixo em calorias. É claro que não pode exagerar nas porções, mas pelo menos dá para matar a vontade.

4. Chá de gengibre

O chá de gengibre é uma boa opção não apenas para quem deseja emagrecer, mas também para quem quer afastar gripes e resfriados e amenizar a dor de gargante. Ele pode ser feito de duas maneiras.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de gengibre ralado ou 4 rodelas de raiz de gengibre;
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo 1:

  1. Leve uma panela com água ao fogo e despeje o gengibre ralado nela;
  2. Desligue a panela quando a água começar a borbulhar, antes de levantar fervura;
  3. Sirva-se.

São encontradas duas calorias nessa primeira opção de modo de preparo do chá de gengibre. 

Modo de preparo 2:

  1. Leve uma panela ao fogo e desligue-a quando atingir o ponto de começar a borbulhar, antes da fervura começar;
  2. Então, adicione as rodelas de gengibre à panela, tampe-a e desligue o fogo;
  3. Mantenha-a dessa maneira durante 10 minutos para descansar, coe e sirva-se.

Na segunda opção de preparo do chá de gengibre existem aproximadamente sete calorias.

Para emagrecer, a dica é tomar o chá antes de ir para a cama, já que por ser um alimento termogênico, que contribui com a aceleração do metabolismo, o gengibre poderá estimular a queima de gordura durante o sono.

Se o chá foi escolhido também para aliviar gripe, resfriado ou dor de garganta, a sugestão é adicionar um pouco de limão e mel à receita para potencializar o efeito de melhoria da imunidade.

Cuidado: tenha a atenção de não deixar a água do chá esquentar além do ponto, já que quando o gengibre entra em contato com muito calor, suas propriedades podem ser perdidas. 

5. Suco de gengibre com limão

Juntar o limão e o gengibre em uma receita de suco é outra maneira de ganhar uma forcinha extra na perda de peso. Os benefícios nesse sentido do gengibre você já conhece, pois já mencionamos aqui, mas você sabia que o limão também ajuda? É que além de ser pouco calórico – uma unidade da fruta tem somente 17 calorias, ele possui ação antioxidante, que limpa o organismo das impurezas que impedem ou atrapalham a perda de peso.

E ele não contribui somente com a eliminação de gordura corporal, também é um alimento que reforça o sistema imunológico, mantendo o organismo longe de gripes e resfriados. Então, vamos aprender a preparar esse suco?

Ingredientes: 

  • ½ limão;
  • 300 ml de água;
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado ou em pedaços;
  • Gelo a gosto;
  • 4 colheres de sopa de folhas de hortelã picadas.

Modo de preparo:

  1. Bata o gengibre e o limão com a água no liquidificador;
  2. Se achar necessário, coe e acrescente os pedaços de hortelã para dar sabor e aroma ao suco;
  3. Sirva-se e bom apetite! 

O suco de gengibre com limão rende uma porção que possui em torno de 35 calorias.

6. Salada de gengibre com pepino

Quem segue uma alimentação saudável para cuidar da saúde e manter a boa forma, certamente inclui saladas em suas refeições. Nossa sugestão é apostar em uma salada que traz o gengibre acompanhado do pepino, um vegetal que possui fibras, potássio, magnésio, ferro e vitamina C e que contém efeito diurético.

Ingredientes:

  • ½ cebola pequena, cortada em rodelas finas;
  • 1 pepino grande, cortado em fatias finas;
  • 2 colheres de sopa de suco de limão natural;
  • 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 3 colheres de chá de gengibre fresco ralado.

Modo de preparo: 

  1. Prepare o molho em uma tigela com o vinagre, o açúcar, o gengibre e o suco de limão;
  2. Adicione a cebola e o pepino ao molho, mexendo devagar até que esses dois ingredientes sejam completamente cobertos pelo molho;
  3. Depois, leve a salada à geladeira e deixe resfriar durante 30 minutos, para que ela pegue sabor. Sirva-se e bom apetite!

A salada pode render até três porções, com aproximadamente 70 calorias em cada uma delas.

7. Tapioca de gengibre e frango

A tapioca é um prato que pode contribuir bastante com uma dieta para emagrecer. Além de ser pouco calórica – em 50 g de tapioca encontramos metade das calorias presentes em duas fatias de pão –, é versátil, já que você pode colocar o recheio que quiser em sua receita. Ela também ajuda a deixar a dieta menos enfadonha, trazendo a possibilidade de comer algo diferente a cada vez em que for preparada, sem trazer quilos e calorias a mais.

Isso sem contar que a gliadina, proteína encontrada no glúten e que contribui para o aumento de inflamações no organismo e de gordura abdominal

Vamos ver então como se faz uma tapioca de gengibre e frango?

Ingredientes (massa): 

  • 150 g de goma de tapioca;
  • 2 colheres de chá de gengibre ralado;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 100 ml de água.

Ingredientes (recheio):

  • 100 g de frango desfiado;
  • 100 g de queijo mussarela light;
  • 1 colher de chá de gengibre ralado.

Modo de preparo:

  1. Comece o preparo da massa, misturando bem a goma de tapioca, o sal, uma colher de chá de gengibre e a água;
  2. Amasse até perceber que a água incorporou toda a massa. Na sequência, passe essa massa por uma peneira;
  3. Em seguida, jogue mais uma colher de chá de gengibre na massa e misture mais uma vez;
  4. Na sequência, esquente uma frigideira e disponha a massa nessa panela;
  5. Espalhe o recheio com o frango, o queijo e o gengibre na massa e deixa na frigideira durante mais cinco minutos;
  6. Retire a tapioca do fogo, passe para um prato, feche massa e bom apetite!

A tapioca de gengibre e frango possui por volta de 330 calorias e pode servir de refeição completa no café da manhã, lanche da tarde ou jantar.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você tem a curiosidade de usar em sua dieta receitas de gengibre para emagrecer? Quais foram as que mais chamaram sua atenção acima? Conhece outras opções? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 3,25 de 5)
Loading...

Deixe um comentário