Chá de Picão-preto – O que é, benefícios e indicações

Especialista da área:
atualizado em 09/03/2021

Diversos produtos naturais podem beneficiar a saúde quando utilizados de maneira adequada, uma boa forma de fazer isso é conhecendo as informações a respeito do item em questão. Portanto neste artigo vamos apresentar os benefícios do chá de picão-preto.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso você vai saber o que é o chá de picão-preto, suas propriedades, indicações de uso e receita para preparo.

O que é o chá de picão-preto?

O chá é feito a partir de uma planta medicinal conhecida como picão-preto, carrapicho, erva-picão, ou apenas picão.

O picão-preto é uma planta muito comum na América do Sul, seu nome científico é Bidens pilosa e o chá é preparado a partir da erva desidratada.

Flor de picão-preto
Flor de picão-preto

8 benefícios do chá de picão-preto

O chá de picão-preto apresenta propriedades anti-inflamatórias, antidiabéticas, diuréticas, antioxidantes, antissépticas, antiulcerogênicas, hepatoprotetoras e antiespasmódicas.

Vamos conhecer a seguir esses benefícios detalhadamente. Confira a lista:

1. Combate o inchaço

A planta medicinal que dá origem ao chá possui propriedades diuréticas, como já mencionado anteriormente. Isso significa que ela alivia a retenção de líquido e combate o inchaço, pois promove a eliminação do excesso de água do organismo por meio da urina.

  Continua Depois da Publicidade  

Contudo é importante ficar atendo à dosagem da bebida para evitar uma desidratação.

2. Ele tem ação antioxidante

O chá de picão-preto também possui propriedades antioxidantes. O consumo de alimentos e bebidas com ação antioxidante é importante, pois combate os radicais livres encontrados no organismo.

Esses radicais livres estão associados ao desenvolvimento de diversas doenças e também ao envelhecimento precoce.

3. Auxilia no tratamento da icterícia

A erva que dá origem ao chá é um medicamento natural, regulamentado pela Anvisa, para o tratamento da icterícia. A icterícia é uma condição causada pelo aumento de bilirrubina, que confere uma coloração amarelada na pele, mucosas e olhos.

Apesar de ser relativamente comum em bebês recém-nascidos, ela pode ser bastante perigosa dependendo da concentração de bilirrubina presente no organismo.

Recomenda-se que, nesses casos, a mãe que está amamentando tome o chá de picão-preto, pois assim as propriedades benéficas serão passadas ao bebê por meio do leite. Além disso, também é recomendável que o bebê tome banho no chá morno pelo menos 2 vezes ao dia.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Ajuda a tratar picadas de insetos e hemorroidas

A compressa feita com a bebida deve ser aplicada nos locais afetados pela picada de insetos, e serve para o alívio da coceira e irritação, por conta das propriedades anti inflamatórias da planta medicinal.

Essa compressa deve ser feita com o chá morno e coado através de um pano umedecido na bebida. A maneira de preparar o chá você poderá conferir mais abaixo.

No caso do alívio dos sintomas de hemorroidas, recomenda-se o banho de assento para combater a inflamação local e diminuir o incômodo.

5. Contribui para melhorar a saúde respiratória

O chá de picão-preto contribui com a limpeza das cavidades nasais, descongestionando as vias aéreas e permitindo melhor circulação de ar.

Esse chá também combate as inflamações típicas do trato respiratório como amigdalite, faringite e dor de garganta. Além de indicado para o alívio da tosse persistente que resta após um quadro de gripe.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Colabora com a proteção ao fígado

A planta medicinal do chá de picão-preto possui propriedades hepatoprotetoras, isso significa que ela protege o órgão. Portanto, seu papel importantíssimo já que o fígado é o responsável pela metabolização de vários nutrientes, além da eliminação de substâncias tóxicas.

7. Contribui para o controle da pressão arterial

O chá de picão-preto pode auxiliar o controle da pressão arterial, pois sua ação diurética elimina o acúmulo de fluidos, diminuindo o esforço do coração para bombear sangue.

Entretanto, quem sofre com problemas de pressão deve consultar o seu médico, pois somente o chá não é suficiente para controlar o quadro.

8. Ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue

O chá de picão-preto é hipoglicemiante, ou seja, tem o efeito de causar uma diminuição nos níveis de açúcar no sangue. Isso é benéfico para o combate ao diabetes e controle das taxas de glicose no sangue.

Contudo, nos casos em que a pessoa já toma medicamentos para reduzir os níveis de açúcar no sangue, o chá de picão-preto pode causar um quadro de hipoglicemia, que é quando as taxas de glicose ficam baixas demais. Portanto, um médico deve fazer o acompanhamento do consumo.

  Continua Depois da Publicidade  

Como fazer chá de picão-preto

Confira a seguir uma receita para preparar o chá de picão-preto a partir da planta desidratada.

Erva de picão-preto desidratada para o preparo do chá
Erva de picão-preto desidratada para o preparo do chá

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa da erva picão-preto desidratada;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

  1. Despeje a água em uma panela e leve ao fogo;
  2. Acrescente a erva e espere atingir o ponto de fervura. Quando isso acontecer, desligue o fogo e tampe a panela, deixando abafado durante 10 minutos;
  3. Após isso, basta coar e consumir.

A quantidade de ingestão recomendada é de uma (240 mL) a duas xícaras (480 mL) diariamente.

Contraindicações

O chá de picão-preto contém cafeína em sua composição. Portanto as pessoas sensíveis à substância ou que apresentam quadros de insônia devem evitar o consumo.

Mulheres em fase de amamentação e pessoas que utilizam algum medicamento também não devem fazer uso do picão-preto sem consultar o médico. Pois é necessário verificar se não existem riscos de interação entre o remédio e a planta medicinal.

Você já experimentou o chá de picão-preto? Conhecia todos esses benefícios relacionados à planta medicinal? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (398 votos, média 3,94)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

192 comentários em “Chá de Picão-preto – O que é, benefícios e indicações”

  1. Estou fazendo uso do chave as vezes coloco as folhas até na minha salada . Estou me sentindo bem melhor depois de estar fazendo uso do picão para o meu fígado

    Responder
    • Eu faço o chá de picão preto sempre fresquinho que onde eu morava tem muito, basta reconhecer a planta direitinho, seca é só para quem não tem e precisa comprar

      Responder
  2. o picão preto, é vendido em farmácias ou em lojas de produtos naturais e qual o preço, é confiável comprar em farmácias?ou é melhor comprar em lojas de produtos naturais?favor responder.

    Responder
    • Não há uma preferência, Ricardo. Basta você pesquisar os estabelecimentos que tenham melhor reputação e adquiria o seu, seja farmácia ou loja de produtos naturais.

      Responder
  3. Sou do Estado de Minas Gerais já conhecia o chá de picão por tanto não sabia que contém cafeína,porém o chá é maravilhoso moro em São Paulo e contínuo tomando o chá agora com precaução.

    Responder