5 benefícios do ovo de pata – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 04/08/2021

Nós estamos super acostumados a utilizar os ovos de galinhas em nossas refeições e nas receitas do dia a dia. Outro ovo que costuma aparecer em nossos pratos, especialmente em saladas e aperitivos, é o ovinho de codorna. Mas e quanto ao ovo de pata? Você conhece os seus benefícios e o utiliza na cozinha?

  Continua Depois da Publicidade  

Bem, esse tipo de ovo costuma ser maior que o ovo de galinha, pode aparecer em uma variedade de cores e possui uma casca que também é mais grossa. A parte interna do ovo de pata é praticamente transparente e a sua gema é bem maior do que a gema do ovo de galinha.

O ovo de pata é rico em nutrientes, como vitaminas A, D, E e complexo B, minerais, além de ser uma excelente fonte de proteína. Confira abaixo 5 benefícios do ovo de pata e descubra porque ele não pode ficar de fora da sua dieta.

5 benefícios do ovo de pata

ovo de pata

1. As propriedades do ovo de pata

Se por um lado, os ovos de pata contêm bem mais gorduras e colesterol do que os ovos de galinha, por outro, eles também possuem mais proteínas e uma concentração 40% maior de ômega 3.

Como já mencionado acima, o ovo de pata também serve como fonte de outros nutrientes importantes para o nosso organismo como, vitaminas e minerais, especialmente o cálcio, fósforo, magnésio e o ferro.

No entanto, de uma maneira geral, considera-se que os ovos de pata possuem um perfil nutricional parecido com o dos ovos de galinha.

2. Fonte de proteínas

Um dos benefícios do ovo de pata que merece o nosso destaque certamente é o fato do alimento ser rico em proteínas. Um ovo de pata contém cerca de 9 gramas de proteínas de qualidade, ou 12,8 g por uma quantidade de 100 gramas.

  Continua Depois da Publicidade  

As proteínas são muito importantes para o nosso organismo e estão presentes em todas as células do nosso corpo. Elas são responsáveis pela construção e manutenção dos nossos músculos, ossos e pele, além de fornecer energia.

Estruturadas por cadeias de aminoácidos, as proteínas também ajudam na reparação e na produção de novas células e são necessárias para o crescimento e o desenvolvimento em crianças, adolescentes e gestantes.

É preciso consumir proteínas todos os dias por meio da alimentação porque o nosso organismo não armazena o nutriente da mesma forma que faz com os carboidratos e as gorduras.

3. Fonte de vitamina A

É possível encontrar 472 UI (unidades internacionais) de vitamina A em um ovo de pata, ou 674 IU em 100 g do alimento. Isso representa 40% mais vitamina A do que o ovo de galinha.

A ingestão da vitamina A em sua dieta promove o desenvolvimento de novas células que são responsáveis pela manutenção dos tecidos saudáveis em nosso organismo e além disso, auxilia na nossa saúde ocular. Confira uma lista de todos os benefícios da vitamina A.

4. Fonte de vitamina B12

O ovo de pata também funciona como uma boa fonte de vitamina B12, apresentando 3,8 mcg do nutriente por ovo, ou 5,4 mcg por 100 g. A vitamina B12 mantém os nervos saudáveis e ajuda na produção de glóbulos vermelhos saudáveis e funcionais, entre outros. Comparando com o ovo de galinha, o ovo de pata tem mais de 4 vezes a concentração desta vitamina.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Fonte de selênio

Outro ponto positivo é que o ovo de pata funciona como uma boa fonte de selênio para as refeições. O selênio auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e ajuda na produção de hormônios da tireoide. Entretanto a quantidade desse mineral no ovo de pata é bem similar a encontrada no ovo de galinha.

O ovo de pata engorda?

ovo de pata vs ovo de galinha

Como vimos, o ovo de pata é fonte de proteína, um nutriente que proporciona a saciedade do organismo, algo bastante relevante para quem deseja emagrecer ou pelo menos não engordar.

Por outro lado, também precisamos destacar que o ovo de pata é 30% mais calórico do que o ovo de galinha. Enquanto 100 g do ovo de pata apresenta 185 calorias, um ovo de galinha possui 143 kcal. Portanto, um consumo exagerado do alimento pode engordar.

Entretanto, lembramos que além de controlar o consumo de ovo de pata e evitar excessos, quem tem o objetivo de emagrecer ou não engordar precisa certificar-se de que toda a alimentação seja controlada, nutritiva, equilibrada e saudável, preferencialmente contando com o acompanhamento do nutricionista.

Não podemos esquecer que não é um único alimento que provoca o aumento de peso, mas sim todo o contexto da dieta. Até porque de que adiantaria controlar o consumo de ovo de pata em uma refeição, e por outro lado abusar das calorias, açúcar e sódio nas outras?

Cuidados com o ovo de pata

Conhecer os cuidados exigidos pelo consumo do alimento é tão importante quanto conhecer os benefícios deste. Esses cuidados referem-se ao teor de colesterol do ovo de pata.

  Continua Depois da Publicidade  

Cada unidade contém 619 mg de colesterol, ou 884 mg por porção de 100 g, o que corresponde a mais que o dobro do limite diário recomendado ou mais de três vezes o limite para aqueles que sofrem de colesterol alto ou doenças no coração. Comparado ao ovo de galinha, o ovo de pata contém mais que o dobro de colesterol, considerando a mesma quantidade.

Uma dica é ingerir apenas um ovo de pata acompanhado de alimentos que sejam livres de colesterol, como vegetais e frutas. No entanto, se você é sensível ao colesterol alimentar, deve evitar esses ovos.

Tabela nutricional ovo de pata x ovo de galinha

Veja a seguir as informações nutricionais do ovo de pata comparado ao ovo de galinha, por porção de 100 gramas:

NutrienteOvo de pata (100 g)Ovo de galinha (100 g)
Calorias185 kcal143 kcal
Carboidratos1,5 g0,8 g
Proteínas12,8 g12,6 g
Gorduras totais13,8 g19,9 g
Gorduras saturadas3,7 g3,1 g
Gorduras monoinsaturadas6,5 g3,8 g
Gorduras poli-insaturadas1,2 g1,4 g
Gorduras ômega 3102 mg74 mg
Gorduras ômega 6558 mg1148 mg
Fibras0 g0 g
Colesterol884 mg423 mg
Vitamina A674 IU487 IU
Vitamina D0 IU35 IU
Vitamina E1,3 mg1 mg
Vitamina K0,4 mcg0,3 mcg
Tiamina0,2 mg0,1 mg
Riboflavina0,4 mg0,5 mg
Niacina0,2 mg0,1 mg
Vitamina B60,3 mg0,1 mg
Folato80 mcg47 mcg
Vitamina B125,4 mcg1,3 mcg
Ácido Pantotênico1,9 mg1,4 mg
Colina263 mg251 mg
Cálcio64 mg53 mg
Ferro3,8 mg1,8 mg
Magnésio17 mg12 mg
Fósforo220 mg191 mg
Potássio222 mg134 mg
Sódio146 mg140 mg
Zinco1,4 mg1,1 mg
Cobre0,1 mg0,1 mg
Selênio36,4 mcg31,7 mcg
Fonte: NutritionData
Fontes e referências adicionais

Você já tinha conhecimento dos benefícios do ovo de pata para a saúde? Tem o hábito de consumi-lo em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (29 votos, média 3,83)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

18 comentários em “5 benefícios do ovo de pata – Para que serve e propriedades”

  1. Já consumo o ovo de pata mais não sabia que o ovo tinha tanto benefícios para a saúde; me sinto perplexa com com tanta vitamina que tem o ovo.
    Fico feliz por toda essas informações que vem ajudar a conhecermos os alimentos e seus benefícios para a saúde.
    Há um bom tempo já consumo na minha alimentação o ovo de pata.
    Agradecida e satisfeita pelas as informações prestadas;
    Muito obrigada.

    Responder
  2. Gostei muito das sugestões alimentares. Estou com 70 anos e estou tentando bons hábitos alimentares. Qto ao ovo de pata, posso incorporar na minha dieta?

    Responder
  3. Sou carreteiro viajo 15 horas por dia me ajuda o que alimenta salvável vou aderir os ovos de pata e galinha caipira já que no meu quintal tem muito estou começando no ramo mais tenho tendência a engordar pois na estrada só tem junk food alguém pode me passar uma dieta balanceada usando ovo pato e ovos galinha?

    Responder
  4. Eu sempre gostei de comer esse tipo de ovo o ovo de para eu e meu pai usava muito pra fazer gemada.hoje é faço consumo dele cozido .

    Responder
  5. Como ainda temos profissionais ignorantes na área da saúde ainda.
    Ovo não tem colesterol, o que faz aumentar o colesterol é onde o ovo é feito. Se fritar no oléo hidrogenada é claro q vai aumentar colesterol. Isso serve pra qualquer alimento feito no óleo.

    Responder
  6. Quando como ovo de pata, cozido, sinto um pouco de “dor de barriga”, pequeno mal estar. Por quê será?

    Responder
  7. Pra mim foi otimo saber o qto favorece pra saude. Crio patos(as) na minha chácara é não sabia o q fazer além de por pra choca.Agora vou utilizar na alimentação ( com moderação). Por conta do alto teor de colesterol.

    Responder
  8. Eu não tenho nenhum problema de colesterol e consumo ovos de pata porque sei que é bom e saudável

    Responder
  9. ovo de pata
    Parece tabú na nossa sociedade falar disso. Eu sou criador de patos. Devido aos custos elevados para alimentar esta espécie de aves, agora estou pensando em vender não apenas os patos adultos como também os respectivos ovos como uma cadeia de venda.
    Na verdade, os ovo de pata são muito gostoso para quem sabe preparar. E é sempre bom adicionar certas especiarias para aumentar o arroma e paladar. Eu estou gostando. Por isso, este artigo vai ajudar-me como fonte de inspiração para consciencialização de outras pessoas a adoptarem o ovo de pata na sua dieta alimentar, principalmente em prisões, orfanatos ou pessoas com baixo peso.

    Responder
  10. P meu avô eu fiz uma vitamina do ovo da pata com leite condensado e canela bate com biotônico e todo dia toma cedo , meu avô tem 92 anos os nervo delle não era o mesmo depois q tomou a vitamina melhorou 100 %

    Responder
    • Sim,Mais vc não explicou o preparo.Como armazenar.Coloca na geladeira.
      Explica por favor.
      Sei que foi publicada faz tempo mais é muito importante.

      Responder
  11. Eu tive um problema com drogas e na ora h com minha esposa ano co seguia ter relações sexuais com ela aí fui num centro espirita e ne falaram pra tomar uma vez por semana num ovo de PATA com um calece de vinho pérola e canela em pó bater tudo no liquidificador e tomar uma vez por semana e isso iria me desentoxicar e ao mesmo tempo e eu conseguiria ter relações com minha esposa normalmente e dela pra cá voltou todo ao normal graças a deus um remédio natural detalhe pra quem tem colesterol alto como eu uma vez por semana basta ok divino remédio. Só tenho a agradecer .

    Responder