14 benefícios do rabanete – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 22/06/2021

Com um gostinho apimentado, o rabanete é um vegetal apreciado há tempos na culinária mundial. Prova disso é que os gregos e romanos o consumiam com mel e vinagre e que ele é mencionado em livros chineses que datam de 2.700 a.C. Não só o seu gosto é valorizado, mas também todos os benefícios que ele traz para a saúde e a boa forma, que não são poucos, conforme veremos a seguir.

  Continua Depois da Publicidade  

Primeiramente, confira as informações dos macronutrientes por 100 gramas de rabanete, com casca, cozido, drenado, sem óleo e sem sal. No final do artigo você encontrará uma tabela nutricional completa do rabanete, com todos os seus micro e macronutrientes.

ComponentePor 100 g
Calorias14 kcal
Carboidrato total3,00 g
Carboidrato disponível1,20 g
Proteína1,13 g
Gorduras totais0,08 g
Gorduras saturadas0,02 g
Gorduras monoinsaturadas0,01 g
Gorduras polinsaturadas0,04 g
Gorduras trans0,00 g
Fibra alimentar1,81 g
Colesterol0,00 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

14 benefícios do rabanete

Veremos agora como o rabanete pode ajudar a saúde e boa forma. Os benefícios do rabanete são surpreendentes.

rabanetes

1. Tem poder antioxidante e antitumoral

O rabanete possui compostos chamados isotiocianatos (ITCs) que já foram apontados como substâncias eficientes no combate aos radicais livres, que podem causas envelhecimento precoce e até mesmo alguns tipos de câncer.

Uma publicação de 2010 feito no periódico Plant foods for human nutrition destacou um estudo feito com o extrato do vegetal, em que várias partes dele foram testadas, como raízes, caules e folhas.

Observou-se no estudo que os isotiocianatos levaram à interrupção do crescimento e eliminação de células cancerígenas em humanos, pela indução de genes envolvidos na “apoptose”, que é uma forma programada de morte celular.

2. Ajuda na perda de peso

Para quem deseja restringir as calorias de sua dieta para perder peso, o rabanete é uma ótima opção para os cardápios das refeições.Além de ser pobre em calorias, ele fornece diversos nutrientes que o corpo precisa para funcionar adequadamente.

Além disso, o vegetal é fonte de fibras, que promovem a sensação de saciedade ao organismo e ajudam a controlar o apetite e, por consequência, a diminuir a ingestão de calorias.

Ele ainda possui um índice glicêmico considerado baixo, o que significa que sua digestão é mais demorada e que ele não causa picos e quedas bruscas na taxa de glicose no sangue, o que geralmente estimula a fome. Não só isso, mas também essa propriedade é extremamente benéfica para pessoas que sofrem de diabetes, e não devem ter variações bruscas na glicemia.

3. Ajuda no tratamento da icterícia

A icterícia é causada pelo acúmulo de bilirrubina no corpo, uma substância amarelada formada através da morte dos glóbulos vermelhos do sangue e produzida na bile.

  Continua Depois da Publicidade  

Podemos dizer que um dos benefícios do rabanete é ajudar no tratamento da doença por conta de sua ação desintoxicante, que ajuda a purificar o sangue e eliminar toxinas e resíduos desnecessários.

Com isso, ela ajuda a remover a bilirrubina em excesso normalizando os seus níveis, bem como a diminuir a quantidade de glóbulos vermelhos que são afetados. 

4. Auxilia contra problemas urinários

Outro dos benefícios do rabanete é que ele possui efeito diurético, ou seja, estimula a liberação de líquidos pelo organismo, o que é ótima para quem sofre com retenção de líquidos ou dificuldade em urinar.

Ele também ajuda a combater a inflamação e a sensação de queimação que pode surgir na hora de urinar, bem como auxilia na limpeza nos rins e contribui para prevenir o surgimento de infecções nos órgãos e no sistema urinário.

incontinência urinária

5. Promove a saúde cardiovascular

O rabanete possui antocianinas em sua composição, substâncias com ação antioxidante que já foram associadas à diminuição do surgimento de doenças cardiovasculares.

Além disso, o seu consumo está associado a redução da homocisteína, uma substância que aumenta o risco do desenvolvimento de problemas cardiovasculares.

6. Faz bem ao funcionamento do intestino

Por ser rico em fibras, o vegetal favorece os movimentos intestinais e a formação do bolo fecal, o que traz alívio quanto aos sintomas da prisão de ventre.

Além disso, o alimento estimula a produção da bile, um fluido produzido no fígado que participa do processo de digestão de gorduras e absorção de nutrientes, e ajuda a proteger o fígado e a vesícula biliar.

  Continua Depois da Publicidade  

7. Ajuda o sistema respiratório

O rabanete pode ajudar a aliviar a congestão do sistema respiratório, o que reduz problemas como a irritação do nariz, pulmões (bronquite), traqueia em decorrência de alergias, resfriados e infecções. Ele também colabora com a eliminação do excesso de muco e alivia dores na garganta.

Contudo, mais estudos ainda precisam ser conduzidos para confirmar estas propriedades do rabanete.

8. Favorece a normalização da pressão arterial

O alimento é uma das fontes ricas em potássio, um nutriente que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, o que contribui para diminuir a pressão arterial.

O rabanete também é fonte de nitratos, que são convertidos em óxido nítrico no organismo e são responsáveis por dilatar os vasos sanguíneos, contribuindo para redução da pressão arterial e das chances de formação de coágulos sanguíneos.

9. Ajuda a manter uma pele saudável

O vegetal possui um alto teor de água, o que ajuda a manter a hidratação da pele. As vitaminas e minerais presentes no rabanete também fazem bem à saúde da pele, como por exemplo a vitamina C, envolvida na produção de colágeno, tecido de sustentação da pele.

pele bonita

10. É utilizado no tratamento da febre

Um dos benefícios do rabanete está ligado à febre. É que acredita-se que ele consiga baixar a temperatura corporal e aliviar as inflamações que acompanham a febre.

Entretanto, ainda são necessários mais estudos para confirmar esta propriedade do rabanete.

11. Trata mordidas de insetos

O rabanete tem ação antipruriginosa, ou seja, combate a coceira em excesso que pode ser causada por mordidas de insetos. O suco preparado a partir do alimento ainda ajuda a reduzir a dor e o inchaço, e traz suavidade à região do corpo que foi afetada.

12. Bom para o sistema imunológico

Ele é fonte de vitamina C, um nutriente que estimula o sistema imunológico e participa da formação de colágeno na pele.

13. Ajuda a saúde do fígado e da vesícula biliar

O consumo regular de rabanetes pode proteger o fígado e a vesícula biliar contra o aparecimento de problemas, como por exemplo cálculos biliares.

O alimento ainda é visto como fundamental no tratamento da esteatose hepática, uma condição caracterizada pelo acúmulo de gordura dentro das células do fígado e, graças ao seu sabor picante, pode aumentar a secreção da bile.

A bile é um componente líquido produzido no interior do fígado que é responsável pela digestão de gorduras e absorção de nutrientes oriundos dos alimentos consumidos.

Entretanto, mais evidências são necessárias para confirmar a eficácia da utilização do rabanete para essa finalidade.

14. Contribui para o ganho de massa muscular

O rabanete é uma boa opção de vegetal para acompanhar uma refeição que visa o ganho de massa muscular por ser fonte de proteínas, um elemento essencial para a construção e reparação dos músculos.

Além disso, o vegetal também pode ajudar no fornecimento de energia para o treino, por se tratar de uma boa fonte de carboidratos, já que possui um baixo índice glicêmico.

Informações nutricionais

Veja a seguir as informações nutricionais por 100 gramas de rabanete, com casca, cozido, drenado, sem óleo e sem sal.

ComponentePorção de 100 g
Calorias14 kcal
Carboidrato total3,00 g
Carboidrato disponível1,20 g
Proteína1,13 g
Gorduras totais0,08 g
Gorduras saturadas0,02 g
Gorduras monoinsaturadas0,01 g
Gorduras polinsaturadas0,04 g
Gorduras trans0,00 g
Fibra alimentar1,81 g
Colesterol0,00 mg
Cálcio19,6 mg
Ferro0,26 mg
Sódio6,02 mg
Magnésio5,34 mg
Fósforo22,4 mg
Potássio146 mg
Zinco0,14 mg
Cobre0,02 mg
Selênio0,09 mcg
Vitamina A (RE)0,46 mcg
Vitamina A (RAE)0,23 mcg
Tiamina0,04 mg
Riboflavina0,01 mg
Vitamina B60,03 mg
Vitamina B120,00 mcg
Vitamina C3,84 mg
Equivalente de folato13,0 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)
Fontes e referências adicionais

Você já conhecia esses benefícios do rabanete para a boa forma e saúde? Consome com frequência este vegetal em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (201 votos, média 4,17)
Loading...

Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

79 comentários em “14 benefícios do rabanete – Para que serve e propriedades”

  1. realmente fiquei tão amigo do nosso rabanete que todo fim de semana compra vários quilos do mesmo para usar durante toda semana ,e meu filho teve uma doença respiratoria e o médico ,indicou rabanete a vontade

    Responder
  2. Como eu já consumo o rabanete por um tempo quiz saber quais seus beneficios, fiquei satisfeita com o que descobri sobre ele, se já gostava agora que vou consumir com gosto

    Responder
  3. muito bom documentario sobre o rabanete eu n sabia das propriedades quantas vitaminas e beneficios,vou começar comer todos os dias e meu esposo precisa pra saúde.

    Responder
    • corto bastante em rodelas misturo com açafrão em pó e canela em pó com bastante azeite ,e normalmente como junto com uma fatia de pão ,ajuda abaixar minha pressão ,pós já sou idoso ,obrigado

      Responder