Caruru: tudo sobre a planta e benefícios para a saúde

Especialista da área:
atualizado em 03/03/2021

O caruru é uma das plantas mais versáteis e é uma ótima aliada para a sua saúde. Esta planta medicinal brasileira possui diversos usos e várias formas de consumir.

  Continua Depois da Publicidade  

A planta também é conhecida como caruru-de-Cuia, Caruru-Roxo, Caruru-de-Mancha, Caruru-de-Porco, Caruru-de-Espinho, Bredo-de-Chifre, Bredo-de-Espinho, Bredo-vermelho ou Bredo.

Descubra os benefícios do caruru e saiba como consumir, conhecendo receitas incríveis para colocar este alimento na sua dieta!

Planta brasileira é rica em nutrientes e pode ser consumida de diversas maneiras

O caruru é uma planta nordestina com fortes propriedades medicinais. Apesar de estar presente em diversas regiões do Brasil, é mais comum na Bahia. O seu nome cientifico é Amaranthus flavus.

As propriedades medicinais da planta estão em suas folhas, o que a torna fácil de consumir.

Você pode consumir em saladas, em molhos, caldos, sopas e muito mais. Além das folhas, os nutricionistas recomendam aproveitar as sementes e os talos do caruru, já que eles contêm um alto valor nutricional.

As sementes da planta ainda podem ser utilizadas para fazer pães. Da mesma forma, você pode utilizar o caruru para preparar refogados, panquecas, bolos e chás.

O chá de caruru, por exemplo é considerado um dos mais ricos e mais saudáveis.

Em suma, o caruru pode ser consumido da maneira que você quiser.

Planta contém propriedades antibacterianas

caruru

Esta planta apresenta diversos benefícios para sua saúde. Por exemplo, o caruru possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.

  Continua Depois da Publicidade  

A planta também é rica em cálcio. Desta forma, ela é indicada para proteger os ossos e os dentes.

Do mesmo modo, o caruru é rico e ferro, potássio, cálcio e vitaminas A e C, bem como algumas vitaminas do complexo B. Sendo assim, muitos especialistas recomendam esta planta como auxílio no tratamento de doenças ou suplemento alimentar.

A planta medicinal ainda estimula a produção de leite em mulheres que estão amamentando, de acordo com alguns especialistas.

Eles ainda recomendam consumir esta planta para aliviar os sintomas de problemas hepáticos e diversas infecções, como por exemplo a infecção de garganta e infecções urinárias.

Isso porque, conforme os cientistas, ele pode ajudar a eliminar toxinas, bem como fungos e bactérias.

O caruru também previne a anemia, já que é uma planta rica em ferro. Da mesma forma, ele melhora o fornecimento de oxigênio para o organismo.

Contraindicações

O caruru é uma planta segura para o consumo. Mas, apesar dos seus benefícios, é importante ter em mente que existem algumas contraindicações para o uso desta planta medicinal.

Por exemplo, os especialistas não recomendam que gestantes o consumam. Da mesma forma, ele pode não ser seguro para lactantes.

  Continua Depois da Publicidade  

Pessoas com problemas cardíacos, de acordo com os médicos, também devem ter atenção na hora de consumir.

Conheça uma receita de chá de cururu deliciosa

Existem diversas maneiras de consumir o caruru. Uma das melhores, no entanto, é em forma de chá. Veja agora como fazer:

Primeiramente, coloque 1 litro de água para cada 100 g da planta. Leve a mistura ao fogo. Deixe a mistura ferver. Assim que ferver, cronometre dez minutos.

Desligue o fogo e abafe por mais alguns minutos. Em seguida, adoce da maneira que preferir.

A dose indicada é de uma xícara duas vezes por dia. Aproveite!

Você já experimentou caruru? O que achou? Conte para a gente nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário