8 Coisas Que Você Não Deveria Fazer na Musculação

Especialista:
atualizado em 14/01/2020

De que adianta você conseguir ir cedo para a cama, ter uma boa noite de sono, acordar bem disposto, tomar um belo café da manhã pré-treino, com as devidas quantidades de proteínas, carboidratos de alta qualidade e gorduras saudáveis, e chegar na academia super animado para malhar, se na hora de fazer os exercícios, você cometer uma série de deslizes que tirarão o seu foco e prejudicarão o seu treino?

Tudo terá sido em vão, não é mesmo? Pois bem, para te ajudar a ter certeza de que isso não acontecerá no seu próximo dia na academia, confira essas oito coisas que você não deve fazer durante o seu treino e musculação.

1. Usar o celular

Nos dias de hoje é raro encontrar alguém que não passe boa parte do dia pendurado no celular, seja para fazer ligações, responder mensagens ou usar as redes sociais. Entretanto, se não for um caso de urgência em relação ao trabalho ou um problema de saúde de algum familiar, não há muita utilidade em ficar usando o smartphone ao mesmo tempo em que faz uma série de musculação.

Dividir a atenção do treino com uma postagem no Facebook, um envio de mensagens ou uma ligação faz com que a pessoa não consiga se concentrar completamente no que está fazendo. Isso faz com que a técnica de um exercício possa não ser executada de maneira correta, podendo causar não somente um pior aproveitamento da série como também algum tipo de lesão.

E mesmo que a pessoa resolva ser cuidadosa e pause o treino enquanto usa o aparelho, isso não deixará de trazer problemas como o atraso no uso de um aparelho – vale considerar que outras pessoas também precisam utilizá-lo – e a quebra de ritmo na realização do exercício. 

2. Bater papo

É claro que não tem nada de errado em se fazer amigos na academia, essa pode até ser uma boa forma de compartilhar experiências e motivações em relação aos treinamentos. No entanto, encontrar um amigo enquanto realiza um exercício não pode ser desculpa para interromper o que está fazendo e ficar de papo durante meia hora, falando sobre o capítulo de ontem da novela ou o último jogo do seu time de coração.

Ao fazer isso, além de perder um tempo valioso na academia, você atrapalha a série do amigo e a concentração e o foco também podem ir embora.

Sendo assim, da próxima vez em que ver o seu amigo enquanto estiver malhando, cumprimente-o com um aceno e deixe a conversa mais demorada para depois que os dois já tiverem terminado as suas séries.

3. Ficar aguardando a liberação de um equipamento

10bboaforma

Para não perder tempo, especialmente quem vive uma vida bastante ocupada, o ideal é sempre planejar as séries com antecedência e, de preferência, escolher um horário em que a academia não esteja muito lotada.

É claro que isso não dá total segurança de que não encontrará todos os aparelhos ocupados no local, mas diminui as chances de que isso aconteça. E, nos casos em que isso ocorrer, não vale muito a pena ficar esperando que o aparelho seja desocupado: os minutos parado farão com que o seu corpo esfrie e que você perca o foco e até a motivação.

Então, quando isso acontecer, pergunte (com educação, é claro) para a pessoa que ocupa o equipamento se você não pode utilizá-lo ou verifique se não há outro aparelho em que você possa se exercitar.

4. Não ter alguém para ajudar

Por mais que você já seja super fera nas várias modalidades de levantamento de peso, ter um companheiro para ficar ali do lado e ajudar caso algum problema aconteça ainda é uma precaução necessária.

Isso porque caso você se distraia ou desconcentre e acabe não aguentando algum peso ou faça algum movimento errado, haverá uma pessoa do lado para te auxiliar e você não se machucar. Você pode pedir para que um amigo te acompanhe durante a sua série e quando ele for treinar, ser o acompanhante dele.

5. Ficar divagando durante o treino

10cboaforma

Um exercício físico não deve ser feito apenas com o corpo, a mente também exerce um importante papel em sua execução. Para manter o foco e a concentração, é necessário manter a cabeça e o físico conectados, prestando atenção no que está fazendo.

Mesmo na pausa entre uma série e a outra, é aconselhável não levar a mente para outro lugar e continuar focado, pensando no próximo músculo que será trabalhado.

6. Fazer a técnica de maneira incorreta

Para quem está começando a fazer musculação pode ser mais complicado entender o jeito certo de movimentar os músculos e como utilizar os aparelhos, e é justamente por isso que é importante ter o auxílio de um personal trainer para entender certinho como cada técnica deverá ser executada. Isso evitará que o treino seja mal aproveitado e que aconteça algum tipo de lesão.

Já para os mais experientes, o conselho que fica é nunca achar que sabe tudo e nem fazer as coisas no automático. Se surgir alguma dúvida, pergunte ao instrutor físico e não deixe de prestar atenção e concentrar-se nos movimentos que executa, para não errar e também acabar se machucando ou atrapalhando a série.

7. Exceder o seu limite

10dboaforma

Para ganhar músculos não é necessário ir além dos próprios limites e passar horas e mais horas levantando peso na academia. Até porque além do treino, a alimentação e o descanso, momento em que a recuperação muscular ocorre, também exercem importantes papeis nesse sentido.

Dessa maneira, não ajuda em nada passar mais do que 75 a 90 minutos se exercitando na academia, mesmo para os atletas e fisiculturistas de alto nível. Ultrapassar esse limite fará com que os níveis de testosterona – hormônio ligado ao ganho de massa muscular e diminuição de gordura corporal – no organismo caiam e que aumente a taxa de cortisol – o chamado hormônio do estresse, que quando encontrado em larga escala pode causar perda de massa muscular, aumento de peso e diminuição de testosterona.

8. Comer

Uma refeição completa pré-treino com proteínas, carboidratos e gorduras é importante, mas não é recomendado consumir barrinhas de proteínas ou algum suplemento proteico no decorrer do treino. Quando isso é feito, a digestão promovida pelo organismo fará com que o sangue seja levado para o seu estômago e não para os músculos, atrapalhando assim o seu desempenho. Isso sem contar que comer enquanto se exercita pode causar dores estomacais e inchaço.

Você pode até ingerir substâncias importantes como os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) enquanto malha, mas consuma-os de maneira individual e não com alimentos inteiros.

Você já cometeu ou tem o costume de cometer algum desses erros constantemente na academia? Acha que realmente atrapalha a sua evolução? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário