9 Benefícios da Farinha de Chia – Como Fazer, Como Usar e Receitas

Especialista:
atualizado em 11/03/2020

Grande conhecida de quem se liga em alimentação saudável, a chia foi transformada em farinha – e por sinal continua a fazer ainda mais sucesso. Obtida a partir da moagem das sementes, a farinha de chia carrega todos os benefícios da sementinha dos Andes, com a vantagem de conter um pouco mais de fibras.

Conheça um pouco mais os benefícios da farinha de chia para saúde e boa forma e algumas dicas de receitas saborosas e nutritivas.

Para Que Serve a Farinha de Chia?

Dizem as lendas que os maias consumiam somente um pequeno punhado de sementes de chia e partiam em seguida para a guerra, onde ficavam lutando por dois dias sem consumir mais nada. Daí o nome da semente, que significa força.

E mesmo que você não acredite na lenda, saiba que a farinha de chia é um alimento riquíssimo em nutrientes, que serve para aumentar a saciedade, melhorar a recuperação muscular depois do exercício, diminuir as taxas de colesterol e controlar os níveis de açúcar no sangue.

A farinha de glúten também serve como uma alternativa menos calórica, sem glúten e mais nutritiva à tradicional farinha de trigo.

Propriedades Nutricionais da Farinha de Chia

Confira abaixo a tabela nutricional para uma porção de 15 gramas de farinha de chia crua.

 

Porção de 15g (1 e 1/2 colher de sopa)

Quantidade por porção% VD (*)
Valor energético 79kcal = 332kJ4
Carboidratos6g2
Proteínas2,9g4
Gorduras totais4,8g9
Ácido alfa-linoleico (ômega 3)3g
Ácido alfa- linoleico (ômega 6)0,9g
Fibras5,3g21
Cálcio95mg10
Ferro1,2mg9
Fósforo129mg18
Magnésio50mg19
Manganês0,41mg18
Potássio61mg
Selênio8,3mcg24

Benefícios da Farinha de Chia

Não é à toa que a chia está presente em quase todas receitas saudáveis da moda: a semente é fonte de uma série de nutrientes importantes tanto para a saúde quanto para manter a boa forma.

Confira então quais são os principais nutrientes e benefícios da farinha de chia:

1. É rica em Ômega 3

A farinha de chia é uma das maiores fontes do ácido alfa linolênico que temos à nossa disposição, sendo que esse ácido é exatamente um dos ácidos graxos que são classificados como ômega 3.

Portanto, não é só no salmão e no atum que encontramos a gordura tão benéfica ao coração.

2. Emagrece

A farinha de chia emagrece quando parte de uma dieta hipocalórica, pois ajuda a manter a saciedade com poucas calorias e mantém o intestino funcionando regularmente – algo que não costuma acontecer com dietas, pois a quantidade de alimentos é menor.

Um intestino em bom funcionamento é essencial para a perda de peso, e este é um dos benefícios da farinha de chia, pois assim são eliminadas as toxinas produzidas a partir da alimentação e dos processos metabólicos do corpo.

3. Tem mais cálcio que o leite

Outro nutriente importante da farinha de chia é o cálcio, que está presente em uma concentração cinco vezes maior que no leite de vaca. Além de ser fundamental para a saúde dos ossos, o cálcio também participa da regulação de uma série de hormônios (entre eles a insulina), atua nos processos de queima de gordura e é essencial para a contração muscular.

Estudos sugerem ainda que dietas com alto teor do nutriente estão associadas a maior perda de peso e menos facilidade para engordar.

4. Tem proteínas de alto valor biológico

Quando você consome a farinha de chia, as proteínas são “desmontadas” em pedacinhos menores, os aminoácidos. E é nessa forma que o organismo consegue absorvê-los. Acontece que nem todas as proteínas são bem absorvidas pelo corpo, o que as torna não tão interessantes do ponto de vista de ganho de massa muscular.

Cerca de 15% da farinha de chia é composta por proteínas, sendo que duas colheres do alimento fornecem quase 10% das necessidades diárias de um adulto.

As proteínas são importantes tanto para quem malha quanto para aqueles que estão fazendo dieta, pois acelera a recuperação muscular e retarda a digestão, mantendo a saciedade e facilitando o controle do apetite. Estes são, portanto, mais benefícios da farinha de chia para a boa forma.

5. Fornece fibras que aumentam a saciedade

A fibra é uma excelente fonte de fibras alimentares – são 38 gramas por porção de 100 gramas de farinha de chia. E quanto maior o teor de fibra de um alimento, maior seu potencial de saciedade, já que as fibras absorvem água e retardam a digestão, mantendo a fome longe por mais tempo.

Essa propriedade da chia a torna um dos melhores alimentos para quem está fazendo dieta, pois garante que você não sinta tanta fome ao longo do dia e também melhora o funcionamento do intestino, reduzindo as inflamações e facilitando a eliminação de toxinas.

A chia absorve até 27 vezes o seu peso em água, o que significa que ela irá formar um grande bolo no estômago, o que por sua vez sinalizará ao seu cérebro que você deve parar de comer, pois o estômago está cheio.

6. É rica em antioxidantes

Não são só os vegetais frescos que são ricos em antioxidantes: a farinha de chia também é uma boa fonte de flavonoides, substâncias que combatem os radicais livres. Podemos encontrar na farinha de chia o kaempferol e os ácidos cafeico e clorogênico, potentes antioxidantes que evitam danos à estrutura do DNA das células causados pelos radicais livres.

O consumo de alimentos ricos em antioxidantes é importante na prevenção do envelhecimento precoce e doenças como o câncer, Alzheimer e doenças cardíacas.

7. Tem mais magnésio que a maioria dos outros alimentos

Uma porção de farinha de chia tem a mesma quantidade de magnésio encontrada em 1,5 kg de brócolis e em 200 gramas de nozes, sendo um dos alimentos mais ricos no mineral.

Níveis adequados de magnésio previnem o acúmulo de gordura abdominal, promovem a síntese de proteína nos músculos, melhoram o sono, combatem a diabetes e reduzem as inflamações.

8. Previne o diabetes e doenças do coração

Segundo o Instituto Nacional de Medicina dos Estados Unidos, o consumo de uma dieta com 14 gramas de fibra alimentar a cada 1.000 calorias ingeridas está associada a uma significativa redução no risco de diabetes e doenças do coração.

As fibras e o ômega 3 são responsáveis por benefícios da farinha de chia como a redução do colesterol e o controle da glicose sanguínea, dois dos principais fatores de risco para o diabetes e doenças do sistema cardiovascular.

9. É anti-inflamatória

A farinha de chia tem forte ação inflamatória graças à presença do ômega 3 e dos antioxidantes presentes na semente, que ajudam a combater o acúmulo de gordura e promover uma melhor eliminação de toxinas.

Como Fazer Farinha de Chia

A farinha de chia é semelhante à farinha de linhaça na questão dos óleos essenciais, que ficam rançosos (oxidados) em pouco tempo. Por esse motivo, a dica é preparar somente a quantidade que pretende utilizar em um ou dois dias.

Para aproveitar os benefícios da farinha de chia basta processar as sementes ou pulsar do liquidificador. Caso não vá consumir no mesmo dia, guarde a farinha em um pote hermeticamente fechado.

Como Usar

Para obter todos os benefícios da farinha de chia para a perda de peso é fundamental que você a consuma com bastante água. Mesmo quando estiver fazendo uma receita com farinha de chia, não se esqueça de acrescentar um pouco de líquido aos ingredientes, pois a semente absorve muito líquido.

Uma sugestão é tomar 1 colher de chá de farinha de chia com 1 copo de água mineral antes das refeições. Acrescente a farinha à agua e deixe e aguarde por 30 minutos antes de tomar. Dessa maneira haverá tempo da farinha absorver água e formar um gel, que irá preencher o estômago e ajudá-lo a sentir menos fome na próxima refeição.

Se você não sabe como usar a chia, aqui vão algumas dicas:

  • Polvilhada sobre o cereal ou a salada de frutas;
  • Como complemento ou substitua da farinha de trigo;
  • No preparo de bolos, pães e tortas;
  • Para enriquecer as panquecas e a tapioca;
  • Sobre a salada de folhas;
  • Em sucos naturais e detox;
  • Como alternativa sem glúten à aveia;
  • Misturada ao shake de whey protein;
  • Para engrossar sopas e fazer mingau.

Utilize no máximo 2 colheres de chia por dia, para não exagerar nas calorias e acabar obtendo um efeito contrário ao desejado (ganho de peso).

Receitas com Farinha de Chia  

Confira três receitas saudáveis e nutritivas para acrescentar no seu cardápio:

1. Smoothie com Farinha de Chia

Ingredientes:

  • 1 pote de iogurte grego light;
  • 5 morangos;
  • 1 colher de farinha de chia;
  • 1 colher de chá de mel.

Preparo:

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador e deixe gelar por 1 hora antes de tomar.

2. Bolo Integral com Farinha de Chia

Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha de chia;
  • 2 maçãs picadas (reserve as cascas);
  • 3 ovos;
  • ½ xícara de passas;
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha;
  • 1 ½ xícara de açúcar mascavo;
  • 2/3 xícara de azeite;
  • 1 xícara de farinha integral;
  • 1 xícara de aveia em flocos;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó;
  • 1 colher (sopa) de canela em pó;
  • 1/2 xícara de castanha do Pará picadas;
  • 3/4 xícara de leite desnatado.

Modo de Preparo:

  1. Bata no liquidificador o açúcar mascavo, os ovos, o azeite e as cascas das duas maçãs. Reserve;
  2. Misture em uma vasilha a farinha de chia, a aveia e a farinha de trigo;
  3. Acrescente à mistura de farinhas as castanhas picas, as maçãs, as passas e a canela;
  4. Despeje a mistura do liquidificador sobre a massa e misture bem;
  5. Acrescente o fermento e misture novamente, de maneira bem suave;
  6. Coloque a mistura sobre uma forma untada e leve para assar em forno médio por aproximadamente 40 minutos.

3. Pudim de Farinha de Chia

Ingredientes:

  • 1 copo de leite desnatado;
  • 3 colheres de sopa de farinha de chia;
  • 1 colher de chá de mel;
  • 1 colher de chocolate amargo (ou cacau) em pó.

Preparo:

  1. Misture bem todos os ingredientes e deixe na geladeira de um dia para o outro;
  2. Sirva com frutas ou granola;
  3. Observação: caso prefira o pudim ainda mais cremoso, acrescente à receita ½ banana madura bem amassada.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais: 

Você já conhecia todos esses benefícios da farinha de chia para a boa forma e saída? Já experimentou essa farinha e alguma receita que a utilize? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (19 votos, média: 4,32 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

9 comentários em “9 Benefícios da Farinha de Chia – Como Fazer, Como Usar e Receitas”

  1. olá, boa tarde! já faço uso da chia na comida. Gostaria de saber se pode acrescentar farinha de chia no suco da couve. Obrigado desde de já!

  2. Estou com o colesterol alto e com a barriga um pouco saliente. Estou tomando sinvastatina por recomendação médica. Mas vou fazer estas receitas para complementar a dieta!

  3. Vou começar a usar farinha de chia, para emagrecer, pois não conhecia seus benefícios,e irei tbm fazer essas receitas. E também quero receber receitas com chia.

  4. estou tomando vitaminas com a farinha de chia.evou fazer as receitas que encontrei aqui estou usaando o computador da minha mae neusa