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9 Melhores Frutas para Hipertensos – Baixar Pressão Alta

Fazer pequenas mudanças em sua dieta é uma maneira de ajudar a baixar a pressão alta, sendo assim, vale a pena descobrir quais são as frutas para hipertensos que irão te ajudar a cuidar da hipertensão.

A hipertensão ou pressão alta pode levar a graves complicações de saúde e aumentar o risco de doenças cardíacas, derrame a até mesmo morte.

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Trata-se da força que o sangue de uma pessoa exerce contra as paredes dos vasos sanguíneos, e essa pressão depende da resistência desses vasos e da força do coração para trabalhar.

Essa é uma doença que atinge muitas pessoas em todo o mundo, por isso é muito importante saber quais são os sintomas, causas e tratamento da hipertensão e que existem alimentos para pessão alta, sucos e chás que podem melhorar a hipertenção.

Uma pesquisa realizada pela Vigitel (Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) mostrou que 24,7% da população que vive nas capitais brasileiras afirmaram ter diagnóstico de hipertensão.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, estima-se que 75 milhões de americanos tenham pressão alta, e existem muitos fatores de risco que estão fora do controle das pessoas, como idade, sexo, raça e histórico familiar, mas também existem aqueles que você pode controlar.

Entre eles está a prática de exercício físico e manter uma dieta rica em potássio, fibras, magnésio e baixa em sódio.

E uma maneira de fazer isso, é adicionando certas frutas ao seu cardápio que irão te ajudar a baixar a pressão alta.

Conheça agora as 9 frutas para hipertensos.

1. Bananas

As bananas contêm bastante potássio, um mineral que desempenha um papel vital no controle da hipertensão.

De acordo com os resultados de um estudo, uma dose diária de kiwi pode reduzir a pressão arterial em pessoas com níveis levemente elevados.

Os pesquisadores descobriram que comer três kiwis por dia durante 8 semanas resultou em uma redução mais significativa da pressão arterial sistólica e diastólica em comparação com a ingestão de uma maçã por dia durante o mesmo período.

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Os autores suspeitam que as substâncias bioativas nos kiwis tenham causado essa redução na pressão arterial.

Essas frutas também são ricas em vitamina C, o que pode melhorar significativamente as leituras de pressão arterial em pessoas que consumiram cerca de 500 mg da vitamina diariamente durante 8 semanas.

De acordo com o American Heart Association (Associação Americana do Coração), o potássio reduz os efeitos do sódio e alivia a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos.

O recomentado é que os adultos consumam 4.700 miligramas (mg) de potássio por dia.

2. Tomate

Muito confundido com um vegetal, o tomate é uma fruta bastante rica em potássio e por isso muito benéfica para as pessoas que sofrem com hipertensão.

Uma porção de 100 gramas de tomate contém 237 mg de potássio, porém, quando for preparar o tomate, cuidado com o sal, pois se acabar exagerando, poderá acabar com os efeitos do potássio para a pressão alta.

3. Damascos

O damasco é uma ótima fruta para as pessoas que sofrem com hipertensão e desejam baixar a pressão alta.

Isso porque, uma porção de 100 g contém até 259 mg de potássio de acordo com o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

4. Romãs

De acordo com um estudo realizado em 2012, beber 1 xícara de suco de romã todos os dias durante 28 dias pode reduzir a pressão alta a curto prazo.

Os pesquisadores atribuíram esse efeito ao conteúdo antioxidante desta fruta, e por isso hoje ela está entre as frutas para hipertensos.

Se você optar por comprar suco de romã industrializado, verifique a embalagem para ver se não há adição de açúcar.

5. Bagas

Os mirtilos e morangos que são frutas tipo bagas contêm compostos antioxidantes conhecidos como antocianinas, é um tipo de flavonóide.

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Um grande estudo foi realizado com mais de 34.000 pessoas com hipertensão.

Os pesquisadores descobriram que aquelas que consumiam uma maior quantidade de antocianinas, principalmente derivadas de morangos e mirtilos, tiveram uma redução de 8% no risco de pressão alta em comparação com as que consumiam pouca antocianina.

6. Melancia

A melancia contém um aminoácido chamado citrulina que pode te ajudar a controlar a pressão alta.

A citrulina ajuda o corpo a produzir óxido nítrico, um gás que relaxa os vasos sanguíneos e incentiva a flexibilidade das artérias. Esses efeitos ajudam o fluxo sanguíneo podendo diminuir a pressão alta.

Em um estudo, adultos com obesidade e pré-hipertensão ou hipertensão leve que tomaram extrato de melancia mostraram uma pressão arterial reduzida nas artérias braquiais e tornozelos.

A artéria braquial é a principal artéria no braço.

Os pesquisadores também descobriram que os animais que receberam uma dieta rica em melancia tiveram uma melhora na saúde do coração.

Em um estudo, os ratos que beberam uma solução que continha suco de melancia tiveram 50% menos placas em suas artérias do que o grupo de controle.

Os ratos que ingeriram a solução também tiveram 50% menos colesterol de lipoproteína de baixa densidade, o que muitos chamam de colesterol ruim, e mostraram 30% menos ganho de peso do que os animais de controle.

7. Abacates

O abacate oferece diversos benefícios para a saúde, e um deles é que ele é capaz de regular a pressão arterial.

Essas frutas contêm níveis de potássio mais altos do que as bananas. A cada 100 gramas de abacate você irá consumir cerca de 458 mg de potássio.

8. Goiabas

As goiabas são frutas muito benéficas para a saúde e estão entre as frutas para baixar a pressão porque cada 100 gramas de goiaba contêm 417 gramas de potássio além de conter mais vitamina C do que as laranjas.

9. Laranjas

Uma das frutas mais populares, consumidas e amplamente disponíveis é a laranja.

Essa fruta também é rica em potássio. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, uma porção de 100 g da fruta contém 181 mg deste mineral.

Além disso, a laranja é rica em vitamina C que também é benéfico para baixar pressão alta.

Além dessas 9 melhores frutas para hipertensos, o consumo de vegetais de folhas verdes e a prática diária de exercício físico também podem melhorar significativamente os sintomas da hipertensão e diminuir a pressão arterial.

Abandone de vez ou pelo menos evite o consumo de fast foods e comidas industrializadas e processadas e inclua mais frutas em vegetais em sua dieta que assim irá regular a hipertensão.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia as 9 melhores frutas para hipertensos? Pretende incluir algumas na sua dieta? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

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