Vegetais

10 Melhores Alimentos para Pressão Alta

A pressão alta, também conhecida pelo nome de hipertensão arterial sistêmica (HAS), é uma condição caracterizada por níveis elevados da pressão arterial, que se sustentam de tal maneira. Dados do governo mostram que, nos últimos 20 anos, mais de 30% da população acima de 50 anos do Brasil apresentou a doença.

Já para os brasileiros com idade entre 60 e 69 anos, o índice é de 50%, e para aqueles com idade acima de 75 anos, a taxa fica em 75%. Além disso, os homens costumam apresentar mais a condição do que as mulheres no Brasil: o índice deles é de 38% e o delas fica na casa dos 32%.

Por mais que grande parte dos pacientes hipertensos não apresente sintomas da doença, existem casos em que alguns podem experimentar sinais da condição como dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido e visão turva.

A doença não tem cura, logo seu tratamento serve para controlar o problema. Se não for controlada, a hipertensão pode trazer complicações como acidente vascular cerebral (AVC) ou arritmia cardíaca.

Somente o médico que acompanha o caso individual de cada paciente é que é capaz de determinar qual o melhor tratamento para ele. Isso pode incluir o uso de medicamentos, assim como a manutenção do peso adequado, a prática de atividades físicas regularmente, o abandono do fumo, a moderação do consumo de bebidas alcoólicas e o controle de condições como a diabetes, que é um fator de risco para a pressão alta.

10 dos melhores alimentos para pressão alta

A alimentação também faz parte do tratamento de controle da pressão alta. Evitar alimentos gordurosos e não abusar do consumo de sal na dieta entram no pacote de precauções.

Considerado o grande inimigo da manutenção de níveis saudáveis de pressão arterial, o excesso de sódio na corrente sanguínea atrai água para os vasos sanguíneos, o que resulta em uma elevação no volume total de sangue dentro dos vasos. A consequência disso é o aumento da pressão arterial.

Segundo a Dietary Aproches to Stop Hypertension (Abordagens Dietéticas para Controlar a Hipertensão, tradução livre, DASH, sigla em inglês), a alimentação de quem sofre com a condição também deve incluir comidas ricas em potássio, magnésio e cálcio, além de fontes de proteínas com baixo teor de gordura, grãos integrais e muitas frutas e vegetais.

Assim, ao ser diagnosticado com a doença, o paciente precisa adequar a sua dieta com alimentos para pressão alta. Pensando nisso, hoje trazemos uma lista com alguns dos melhores alimentos para pressão alta. Confira a seguir:

1. Verduras de folhas escuras

Isso inclui alface romana, couve, rúcula, nabiças, couve-galega e espinafre. Por serem ricos em potássio, esses vegetais melhoram a proporção entre o mineral e sódio no organismo, o que permite que o corpo elimine o excesso de potássio por meio da urina.

A recomendação é dar preferência aos verdes frescos ou congelados no lugar dos vegetais enlatados, que costumam possuir adição de sódio.

2. Mirtilo, framboesa e morango

As bagas – especialmente o mirtilo – são ótimos alimentos para hipertesão, pois são ricas em compostos chamados de flavonoides. Uma pesquisa mostrou que ingerir tal substância previne a hipertensão e pode auxiliar a diminuição da pressão arterial alta.

3. Batatas

Outra integrante da lista dos melhores alimentos para pressão alta é a batata. A explicação é que ela é rica em magnésio e potássio, dois nutrientes que ajudam a diminuir a pressão arterial. Além disso, ela possui fibras que fazem bem à saúde, contribuindo com o sistema digestivo e a saciedade do organismo.

4. Beterraba

Uma pesquisa publicada no jornal Hypertension mostrou os efeitos positivos que hipertensos podem obter com o suco da beterraba. Eles descobriram que os nitratos encontrados na bebida preparada a partir do vegetal foram capazes de diminuir a pressão arterial dos participantes do estudo dentro de um período de 24 horas.

5. Leite desnatado

Por ser rico em cálcio e apresentar baixos teores de gordura é que a bebida é recomendada para a alimentação para hipertensos. Isso porque os dois elementos são importantes para uma dieta com foco na redução da pressão arterial.

6. Iogurte natural com pouca ou zero gordura

Para quem não é muito fã do leite, a saída é optar por um iogurte com baixo teor de gordura ou zero gordura, que não seja abundante em açúcar. Além de ser fonte de cálcio, a bebida também é fonte de magnésio e potássio, que auxiliam a dieta para hipertensão.

7. Aveia

Cheia de fibras, com baixo teor de gordura e pouco sódio em sua composição, a aveia é uma ótima pedida para o café da manhã ou lanche da tarde de quem tem pressão alta. Entretanto, é preciso tomar cuidado com os acompanhamentos, evitando ingredientes ricos em açúcar e sódio.

Uma sugestão é combinar a aveia com frutas picadas como morango, amora e/ou framboesa e completar com um pouquinho de mel.

8. Banana

O potássio, como já explicamos acima, contribui com a eliminação do excesso de sódio do organismo. A banana é uma das principais fontes do nutriente e pode ser consumida naqueles intervalos entre as refeições em que a fome bate, por exemplo.

9. Kiwi

Outra fruta que está entre os melhores alimentos para hipertensos é o kiwi. Ele possui 2% do teor de cálcio, 7% da quantia de magnésio e 9% da quantidade de potássio que o organismo humano precisa consumir diariamente.

Que tal preparar uma salada de frutas com kiwi e outros alimentos para pressão alta como a banana, a amora, o morango e a framboesa?

10. Alho

Em vez de temperar os alimentos com sal, que tal utilizar o alho? Pesquisas feitas com seres humanos já mostraram que a suplementação com o ingrediente diminui a pressão alta.

Cuidados

Melhor do que apenas conhecer alguns dos melhores alimentos para pressão alta é checar com o médico como a sua dieta deve funcionar, tendo em vista os aspectos individuais do paciente.

Vale a pena também ter o auxílio de um nutricionista para montar o cardápio, tendo em vista não somente os alimentos para hipertensos que devem estar presentes, mas também como as refeições podem ser adaptadas à rotina da pessoa.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já foi diagnosticado como hipertenso? Quais destes alimentos para pressão alta você consome com mais frequência na dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 3,63 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*