De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, o consumo regular de laranjas ajuda no combate à depressão.

O estudo acompanhou mais de 32 mil profissionais de enfermagem – grupo com alta incidência de problemas mentais. “Lidar com a morte é escancarar a finitude do ser humano”, explicou Dorisdaia de Humerez, especialista em Enfermagem Psiquiátrica, ao portal de notícias de Harvard.
Os resultados foram surpreendentes e mostraram que um simples hábito alimentar já faz toda a diferença no bem-estar emocional. Raaj Mehta, principal autor do estudo, aponta a recomendação diária da fruta: “Uma laranja por dia pode reduzir o risco de depressão em 20%”.
A fruta estimula a produção de serotonina e dopamina, neurotransmissores ligados ao bem-estar. Os benefícios estão para além da vitamina C. Em análises de amostras fecais, por exemplo, os cientistas identificaram a bactéria F. prausnitzii como a chave do processo. “Ela é mais abundante em pessoas sem depressão”, pontuou Mehta.
O consumo regular de cítricos aumenta os níveis dessa bactéria benéfica, que, por sua vez, influencia na produção dos conhecidos como “hormônios da felicidade”.
A profissional reforçou também a profunda ligação entre o sistema digestivo e a saúde mental. “Há tantas evidências agora”, comentou Mehta.








