Harvard indica que consumir laranjas ajuda no combate à depressão

publicado em

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, o consumo regular de laranjas ajuda no combate à depressão.

O estudo acompanhou mais de 32 mil profissionais de enfermagem – grupo com alta incidência de problemas mentais. “Lidar com a morte é escancarar a finitude do ser humano”, explicou Dorisdaia de Humerez, especialista em Enfermagem Psiquiátrica, ao portal de notícias de Harvard.

Os resultados foram surpreendentes e mostraram que um simples hábito alimentar já faz toda a diferença no bem-estar emocional. Raaj Mehta, principal autor do estudo, aponta a recomendação diária da fruta: “Uma laranja por dia pode reduzir o risco de depressão em 20%”.

A fruta estimula a produção de serotonina e dopamina, neurotransmissores ligados ao bem-estar. Os benefícios estão para além da vitamina C. Em análises de amostras fecais, por exemplo, os cientistas identificaram a bactéria F. prausnitzii como a chave do processo. “Ela é mais abundante em pessoas sem depressão”, pontuou Mehta.

O consumo regular de cítricos aumenta os níveis dessa bactéria benéfica, que, por sua vez, influencia na produção dos conhecidos como “hormônios da felicidade”.

A profissional reforçou também a profunda ligação entre o sistema digestivo e a saúde mental. “Há tantas evidências agora”, comentou Mehta.

Você costuma consumir laranjas? Com qual frequência? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário