Pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard (Harvard School of Public Health – HSPH), nos Estados Unidos, descobriram que consumir uma porção de 28 g de iogurte pode diminuir em 18% o risco de diabetes do tipo 2.
Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram resultados de estudos de longo prazo realizados anteriormente com mais de 100 mil profissionais da área da saúde dos Estados Unidos e pesquisas feitas até março do ano de 2013 que investigaram a relação entre diabetes do tipo 2 e alimentos derivados do leite.
Um dos autores do estudo, Frank Hu, que também é professor de nutrição e epidemiologia, disse à publicação Forbes que a forma como o iogurte funciona como redutor do risco de diabetes ainda não foi definida. “Uma hipótese é que os probióticos no iogurte podem ajudar a melhorar a sensibilidade a insulina e a reduzir inflamações, mas ela ainda precisa ser testada”, explicou.
O professor também alertou que a descoberta foi feita somente em relação ao consumo de iogurte e que o mesmo não vale para outros produtos derivados do leite.
Não é qualquer tipo de iogurte
A médica Sue Decotiis explicou que os benefícios do iogurte se aplicam ao grego ou natural, que sejam ricos em proteína e com pouco teor de carboidratos e açúcar. “Você precisa olhar no rótulo e ter certeza que o iogurte tem poucos carboidratos e muita proteína. Os carboidratos devem estar em menos de 10 g”, disse.