Abacate Verde Faz Mal?

Sabemos que comer frutas faz muito bem para a saúde. Será que o abacate cai fora desta categoria simplesmente por ser mais calórico? Precisamos esperá-lo amadurecer por completo para consumi-lo? Veja a seguir se abacate verde faz mal ou se está liberado comê-lo desta forma.

Uma xícara de abacate em cubos tem 240 calorias. Como se não bastasse ser uma fonte de gorduras saudáveis para a dieta, o abacate fornece outros nutrientes importantes para o nosso organismo funcionar, como: fibras, potássio, vitamina B6, vitamina B9, vitamina C, vitamina E e vitamina K. A fruta ainda contém pequenas quantidades de magnésio, manganês, cobre, ferro, zinco, fósforo, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3.

Nós podemos comer o abacate in natura, amassado, em saladas ou fazer receitas saudáveis de sucos com abacate, molhos e vitaminas, por exemplo. Vale a pena você conferir em detalhes todos os benefícios do abacate e algumas dicas para amadurecer abacate mais rápido.

Será que o abacate verde faz mal?

Não é todo mundo que consegue identificar quando um abacate está maduro. Com isso, depois de comprá-lo, a pessoa pode acabar abrindo a fruta antes de ela estar totalmente madura. Quando isso acontecer, o que podemos fazer?

Será que precisamos esperar o alimento amadurecer por completo, ou seja, comer o abacate verde faz mal?

O abacate, ainda imaturo, não pode ser consumido por pássaros, cavalos e outros animais doméstico, devido ao fato de ser composto por um ácido graxo derivado conhecido pelo nome de “persin”. No entanto, o que será essa substância tem de tão prejudicial assim?

De acordo com os nutricionistas, ao ser consumido em quantidades suficientes, esse composto pode provocar doenças e até a morte em diversos pássaros e animais mamíferos domésticos; entretanto, o tal ácido graxo não aparenta ser perigoso para seres humanos não-alérgicos.

Entretanto, existe outro entrave para quem preza pelo sabor em suas refeições: o abacate verde tem um gosto terrível.

“Um abacate imaturo tem um sabor um pouco amargo e uma textura firme e dura, que a maioria acha desagradável. Se um abacate estiver extremamente imaturo, o sabor não será agradável, não importando como você prepare o abacate, já que ele será extremamente amargo. Infelizmente, um abacate muito imaturo que foi fatiado deve ser descartado”, descreveu o ex-chef e ex-bartender Christopher Godwin.

Levando toda essa dificuldade com o sabor do abacate verde em consideração, é interesante aperfeiçoar as nossas habilidades de selecionar um abacate.

Como saber identificar se o meu abacate está maduro?

Para evitar abrir o abacate enquanto ele ainda estiver verde ou imaturo, é necessário saber identificar quando o alimento encontra-se maduro, não é mesmo?

Pois bem, um abacate maduro apresenta uma consistência menos firme, cedendo aos toques dos dedos. Um abacate idealmente maduro é aquele que está macio, porém, ao mesmo tempo, consistente.

No mesmo sentido, segundo a Comissão do Abacate da Califórnia, a melhor maneira de analisar se um abacate está maduro é apertar a fruta gentilmente na palma da mão. O abacate pronto para ser consumido se apresentará firme, porém, ao mesmo tempo, cederá a uma pressão gentil, esclareceu a instituição.

Já de acordo com o site Abacates do Brasil, da Associação Brasileira de Produtores de Abacate (ABPA) se um abacate estiver duro, ele ainda está verde; por outro lado, se a fruta ficar amassada ao toque, significa que ela já passou do ponto.

Os estágios de maturação do abacate

Quando falamos a respeito do processo de amadurecimento do abacate, também é importante conhecer os cinco estágios pelos quais a fruta passa até ficar madura.

De acordo com a Comissão do Abacate da Califórnia, são eles:

  1. Estágio 1 (Dura): a fruta encontra-se muito dura e geralmente apresenta uma coloração verde, entretanto, algumas frutas podem ter uma tonalidade mais escura;
  2. Estágio 2 (Pré-condicionada): o alimento estará pronto para o consumo em aproximadamente três dias caso seja mantida em temperatura ambiente;
  3. Estágio 3 (Rompendo): o abacate mais perto de ficar madura; estará pronto para ser consumida se em aproximadamente dois dias se for mantida em temperatura ambiente;
  4. Estágio 4 (Firme): já cede a uma pressão gentil, é boa para ser fatiada e já estará pronta para ser comida no dia seguinte caso for mantida em temperatura ambiente;
  5. Estágio 5 (Finalmente madura!): aqui a fruta já cede facilmente a uma pressão gentil e está boa para todos os tipos de uso.

Portanto, isso tudo não quer dizer necessariamente que comer abacate verde faz mal, mas a verdade é que, por conta do seu próprio sabor, ele é praticamente incomível. Aprenda como escolher um bom abacate maduro e aproveite os benefícios desta fruta.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Referências Adicionais:

Você já ouviu falar que abacate verde faz mal? Consome com frequência essa fruta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário