Abacate Verde Faz Mal?

Especialista da área:
atualizado em 27/12/2019

Sabemos que comer frutas faz muito bem para a saúde. Será que o abacate cai fora desta categoria simplesmente por ser mais calórico? Precisamos esperá-lo amadurecer por completo para consumi-lo? Veja a seguir se abacate verde faz mal ou se está liberado comê-lo desta forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma xícara de abacate em cubos tem 240 calorias. Como se não bastasse ser uma fonte de gorduras saudáveis para a dieta, o abacate fornece outros nutrientes importantes para o nosso organismo funcionar, como: fibras, potássio, vitamina B6, vitamina B9, vitamina C, vitamina E e vitamina K. A fruta ainda contém pequenas quantidades de magnésio, manganês, cobre, ferro, zinco, fósforo, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3.

Nós podemos comer o abacate in natura, amassado, em saladas ou fazer receitas saudáveis de sucos com abacate, molhos e vitaminas, por exemplo. Vale a pena você conferir em detalhes todos os benefícios do abacate e algumas dicas para amadurecer abacate mais rápido.

Será que o abacate verde faz mal?

Não é todo mundo que consegue identificar quando um abacate está maduro. Com isso, depois de comprá-lo, a pessoa pode acabar abrindo a fruta antes de ela estar totalmente madura. Quando isso acontecer, o que podemos fazer?

Será que precisamos esperar o alimento amadurecer por completo, ou seja, comer o abacate verde faz mal?

O abacate, ainda imaturo, não pode ser consumido por pássaros, cavalos e outros animais doméstico, devido ao fato de ser composto por um ácido graxo derivado conhecido pelo nome de “persin”. No entanto, o que será essa substância tem de tão prejudicial assim?

De acordo com os nutricionistas, ao ser consumido em quantidades suficientes, esse composto pode provocar doenças e até a morte em diversos pássaros e animais mamíferos domésticos; entretanto, o tal ácido graxo não aparenta ser perigoso para seres humanos não-alérgicos.

Entretanto, existe outro entrave para quem preza pelo sabor em suas refeições: o abacate verde tem um gosto terrível.

“Um abacate imaturo tem um sabor um pouco amargo e uma textura firme e dura, que a maioria acha desagradável. Se um abacate estiver extremamente imaturo, o sabor não será agradável, não importando como você prepare o abacate, já que ele será extremamente amargo. Infelizmente, um abacate muito imaturo que foi fatiado deve ser descartado”, descreveu o ex-chef e ex-bartender Christopher Godwin.

Levando toda essa dificuldade com o sabor do abacate verde em consideração, é interesante aperfeiçoar as nossas habilidades de selecionar um abacate.

  Continua Depois da Publicidade  

Como saber identificar se o meu abacate está maduro?

Para evitar abrir o abacate enquanto ele ainda estiver verde ou imaturo, é necessário saber identificar quando o alimento encontra-se maduro, não é mesmo?

Pois bem, um abacate maduro apresenta uma consistência menos firme, cedendo aos toques dos dedos. Um abacate idealmente maduro é aquele que está macio, porém, ao mesmo tempo, consistente.

No mesmo sentido, segundo a Comissão do Abacate da Califórnia, a melhor maneira de analisar se um abacate está maduro é apertar a fruta gentilmente na palma da mão. O abacate pronto para ser consumido se apresentará firme, porém, ao mesmo tempo, cederá a uma pressão gentil, esclareceu a instituição.

Já de acordo com o site Abacates do Brasil, da Associação Brasileira de Produtores de Abacate (ABPA) se um abacate estiver duro, ele ainda está verde; por outro lado, se a fruta ficar amassada ao toque, significa que ela já passou do ponto.

Os estágios de maturação do abacate

Quando falamos a respeito do processo de amadurecimento do abacate, também é importante conhecer os cinco estágios pelos quais a fruta passa até ficar madura.

De acordo com a Comissão do Abacate da Califórnia, são eles:

  1. Estágio 1 (Dura): a fruta encontra-se muito dura e geralmente apresenta uma coloração verde, entretanto, algumas frutas podem ter uma tonalidade mais escura;
  2. Estágio 2 (Pré-condicionada): o alimento estará pronto para o consumo em aproximadamente três dias caso seja mantida em temperatura ambiente;
  3. Estágio 3 (Rompendo): o abacate mais perto de ficar madura; estará pronto para ser consumida se em aproximadamente dois dias se for mantida em temperatura ambiente;
  4. Estágio 4 (Firme): já cede a uma pressão gentil, é boa para ser fatiada e já estará pronta para ser comida no dia seguinte caso for mantida em temperatura ambiente;
  5. Estágio 5 (Finalmente madura!): aqui a fruta já cede facilmente a uma pressão gentil e está boa para todos os tipos de uso.

Portanto, isso tudo não quer dizer necessariamente que comer abacate verde faz mal, mas a verdade é que, por conta do seu próprio sabor, ele é praticamente incomível. Aprenda como escolher um bom abacate maduro e aproveite os benefícios desta fruta.

Vídeo:

Gostou das dicas?

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e Referências Adicionais:

Você já ouviu falar que abacate verde faz mal? Consome com frequência essa fruta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média 3,75)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

8 comentários em “Abacate Verde Faz Mal?”

  1. Comprei 2 abacates que com o tempo ficaram macios e até começaram a aparecer alguns pontos escuros. Quando abri, estavam duros e resistentes ao corte com estivessem verdes. Pergunto: posso fazer um sorvete,utilizando ingredientes como leite condensado e creme de leite? Se cozinhar o abacate, a fruta poderá ficar mais fácil de ser digerida e depois fazer o sorvete?

    Responder
  2. Comi abacate verde hoje, mesmo sabendo que estava verde. Não demorou muito, comecei a sentir algo estranho no estômago, um mal estar…como se fosse vomitar. Como sou difícil de vomitar, fui tomando coca cola gelada. E logo meu intestino começou a doer e fazer uns barulhos…em seguida, tive uma quase diarréia.
    Esse foi o motivo de eu procurar na Internet se comer abacate verde faz mal.

    Responder
  3. Meu marido comeu só um pouquinho de abacate verde com leite, agora está com dor de estômago, a fruta e horrível nossa!!!! Verde sem chance

    Responder
  4. Eu achei que estava maduro e comi ele ainda verde, o gosto não estava tão ruim, mas não estava gostoso também, porém, depois de alguns minutos que ingeri, vomitei tudo ? Realmente cheguei a conclusão que faz mal comer abacate verde ?

    Responder
  5. O caramba disse que quanto mais verde e melhor, no caso da banana eu prefiro a verde, tem menos amido. Agora o abacate !!! Eu não sabia que era letal.
    🙁

    Responder
  6. Acabei de abrir e comer um abacate que por fora aparentava estar maduro mas por dentro tava verde e muito amargo! Eu comi mas achei muito ruim o gosto e corri aqui pra ver se faz mal. Tomara que não faça mal algum!

    Responder
    • Foi por isso que cheguei a esse site abri um que parecia maduro, pra tirar estava resistente mas mesmo assim bati com leite e açúcar; não dá pra ingerir muito amargo…

      Responder
  7. Comecei a comer abacate verde, por falta de encontrar abacate maduro, fiquei receosa pois as pessoas falam que é muito amargo, pra minha surpresa não é tão amargo assim como dizem, da pra comer sem problema, claro o abacate maduro é melhor sem dúvida.

    Responder