Dicas para amadurecer abacate mais rápido

Especialista da área:
atualizado em 11/04/2021

Quase todo mundo já comprou um abacate que estivesse ainda muito verde e por isso é tão importante saber como fazer a fruta amadurecer mais rápido.

  Continua Depois da Publicidade  

Essa fruta vem sendo cada vez mais consumida, seja pelo seu teor de gorduras boas, seja pela praticidade de incluí-la em receitas.

Por isso, a seguir iremos descobrir formas de acelerar o amadurecimento do abacate, além de descobrir como incluir a fruta no seu dia a dia.

Veja também: 10 alimentos ricos em gorduras boas

Por que o abacate é vendido verde?

Os produtores preferem colher o abacate antes de ele estar totalmente maduro para evitar perdas da fruta durante o transporte, justamente porque ele amadurece mais rápido depois de colhido. Assim, não é raro encontrar os frutos ainda verdes nos mercados e feira.

Mas como fazer para amadurecer abacate mais rápido?

abacates

Apesar do abacate não demorar muito para amadurecer em casa, a maioria das pessoas não tem muita paciência para aguardar o processo.

Mas saiba que é fácil induzir o amadurecimento do fruto, como veremos a seguir:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Deixar o abacate verde na fruteira, perto de outra fruta madura. Acredita-se que essas frutas produzem um gás chamado etileno que contribui para que o abacate amadureça e fique no ponto;
  • Ainda falando do gás etileno, outra recomendação é colocar o abacate dentro de um saquinho de papel pardo, em temperatura ambiente, ou em qualquer outro recipiente que prenda o ar da mesma maneira;
  • Mas se você precisar amadurecer um abacate já cortado, uma recomendação é espalhar suco de limão nas partes da fruta, para evitar que o alimento fique muito marrom e empapado;
  • Não coloque o abacate no micro-ondas, uma vez que isso também pode prejudicar o sabor do alimento, fazer com que a fruta produza um líquido de textura e odor ruins.

Além de seguir essas dicas, é interessante sempre verificar em que ponto de amadurecimento está o abacate, pois esse processo de amadurecimento é mais rápido que o normal.

O que não fazer?

  • Não guarde o abacate na geladeira enquanto o alimento ainda estiver verde, pois isso pode atrasar o seu amadurecimento. Então, faça isso apenas quando a fruta já estiver madura;
  • Não envolva o abacate em jornal e coloque o alimento no forno, pois isso abafa a fruta e pode fazer com que o abacate estrague, deixando de amadurecer, ou que o alimento não tenha o mesmo sabor suave e cremoso que se espera de um abacate maduro.

Como saber se o meu abacate está maduro?

abacates fechados

Além de conhecer as formas de amadurecer o abacate mais rápido, também é necessário saber identificar quando o alimento já se encontra maduro:

  • A casca do abacate deve estar verde-clara, e não muito brilhante;
  • Outro ponto a ser observado é a consistência da casca: O ideal é que não esteja nem mole nem dura demais;
  • E quando for cortado, a consistência abacate maduro deve ser firme, mas sem estar muito dura.

Além disso, o abacate maduro pode estragar rapidamente, e para evitar que isso aconteça, você deve:

  • Consumi-lo logo após aberto, caso contrário, a sua polpa poderá escurecer;
  • Para manter a polpa verde e preservar o alimento durante mais tempo, você deve manter o caroço na fruta, passar limão nela, envolvê-la com plástico-filme, e só então armazená-la dentro da geladeira.

Vídeos

Receitas com abacate

O abacate é uma fruta muito versátil, e pode ser usada em uma série de receitas, desde a famosa guacamole até brigadeiros fit. Por isso, separamos as mais consumidas:

Fontes e referências adicionais

O que você achou dessas dicas para amadurecer abacate mais rápido? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário