Abacaxi

Abacaxi Faz Mal Para os Rins?

Para algumas pessoas, preocupar-se com a alimentação pode soar um tanto quanto chato, ser papo de gente fitness ou sinônimo de ter que ficar o resto da vida sem comer ou beber os alimentos que mais gosta. Entretanto, isso não é necessariamente verdade.

Importar-se com o que come não serve simplesmente para ficar com o corpo em forma, porém, também é importante para manter a saúde e o bom funcionamento do organismo e dos órgãos que fazem parte dele.

Pense no corpo como um carro que precisa de combustível para funcionar. O organismo requer nutrientes e energia para fazer o seu trabalho corretamente. E esses nutrientes e a energia são obtidos por meio da alimentação. Logo, é questão de sobrevivência preocupar-se em fornecer o que o corpo exige para o seu bom funcionamento.

Por exemplo, será que é verdade que o abacaxi faz mal para os rins? Como esta fruta tão consumida pode afetar a saúde de um dos órgãos mais importantes do organismo?

A importância dos rins

Entretanto, antes de discutirmos se o abacaxi faz mal para os rins, precisamos entender porque o órgão é tão importante para o corpo humano.

Os rins são responsáveis por tarefas como a produção de hormônios, a absorção de minerais, a filtragem do sangue, a produção de urina e a excreção de resíduos como toxinas, excesso de sais e a ureia, que é um resíduo criado pelo metabolismo celular.

Os rins também atuam no equilíbrio do nível de água do organismo e na regulação da pressão arterial, dos glóbulos vermelhos do sangue e de ácido no corpo humano. 

E então, o abacaxi faz mal para os rins?

Os diagnósticos de cálculos renais aumentaram recentemente, em média, 20% por conta principalmente de uma piora na qualidade da alimentação.

E uma das frutas que pode auxiliar o combate à formação dos cálculos renais e pode ser incluída na dieta com esse foco é o abacaxi. Ao lado de outras frutas cítricas como a laranja e o limão, o abacaxi possui um mineral chamado citrato, que é conhecido por dificultar a formação dos cálculos renais.

Entretanto, vale registrar que para quem já sofreu com uma crise de cálculo renal é fundamental seguir todas as orientações passadas pelo médico para prevenir o ressurgimento do problema.

Insuficiência renal

Conforme informou o Kidney Cares, a recomendação para os pacientes que sofrem com a insuficiência renal é que não consumam uma quantidade elevada de abacaxi por conta da presença de potássio na composição da fruta.

Existem 178 mg do mineral em uma porção de uma xícara do alimento em cubos e uma unidade da fruta carrega 543 mg do nutriente.

O problema com o potássio é que ele se acumula no organismo de quem sofre com a insuficiência renal por conta do declínio na função dos rins que a condição traz.

Outra responsabilidade dos rins, além das já listadas acima, é a de manter um equilíbrio saudável de potássio no organismo por meio da eliminação do excesso do mineral no organismo. A insuficiência renal é justamente a causa mais comum que provoca os níveis elevados de potássio no corpo.

Vale a pena registrar que a Fundação Nacional dos Rins (NFK, sigla em inglês) dos Estados Unidos classifica o abacaxi, assim como o suco feito a partir da fruta, como um alimento e uma bebida com baixo teor de potássio.

Entretanto, a instituição alertou para o fato de que comer mais do que uma porção pode transformar um item com teor mais baixo de potássio em algo com uma taxa mais elevada de potássio. Daí a importância de controlar as porções para quem sofre com problemas nos rins.

O Kidney Cares alertou ainda que comer muito abacaxi quando se sofre com a insuficiência renal pode fazer com que os rins carreguem muita pressão e afetar a função renal. Também explicou que os níveis altos de potássio estão associados a problemas no coração e de respiração.

Já se estivermos falando de um caso em que o paciente com insuficiência renal já sofre com taxas elevadas de potássio, o Kidney Cares afirmou que ele deve evitar rigorosamente o consumo do abacaxi.

Não deixe de conversar com o seu médico

Obviamente, não é só o abacaxi que possui potássio em sua composição, diversos outros alimentos trazem o mineral. Portanto, quem sofre com algum tipo de doença renal precisa conversar com o médico para saber como deve ser toda a dieta a partir de então, de modo que o quadro não seja piorado e o tratamento seja beneficiado, além de ouvir e obedecer todas as outras orientações do profissional a respeito do tratamento.

Lembrando que cada pessoa possui um organismo diferente, com diferentes níveis de potássio e particularidades em outras características, portanto, somente o médico qualificado pode fazer uma avaliação precisa e determinar o que o quadro em questão de doença renal requer para ser tratado.

Você já tinha ouvido falar que comer abacaxi faz mal para os rins? Sofre com alguma condição relacionada ao órgão? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Francisca Celia Martins de Oliveira

    Tenho cisto no rim esquerd

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*