Água de alho para pressão alta funciona?

Especialista da área:
atualizado em 27/05/2021

Ao ouvirmos a respeito de um remédio caseiro como a água de alho para pressão alta precisamos ser cautelosos. Afinal, um quadro de hipertensão sem controle pode causar uma série de complicações graves.

  Continua Depois da Publicidade  

Por exemplo, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC), aneurisma, insuficiência do coração, síndrome metabólica, dificuldade de memória ou compreensão e demência.

Outras complicações da pressão alta não tratada incluem: enfraquecimento e estreitamento de vasos sanguíneos nos rins, que evita que o órgão funcione apropriadamente, e o espessamento, estreitamento ou rompimento de vasos sanguíneos nos olhos, que pode gerar perda de visão.

O uso da água de alho para pressão alta

Água de alho para pressão alta

Conforme informações do site WebMD, o alho é classificado como possivelmente eficiente para ajudar a lidar com a condição.

Entretanto, ajudar a lidar não é o mesmo que dizer que a água de alho para pressão alta pode curar ou substituir qualquer tratamento médico para a doença.

Um artigo da revista What Doctors Know sugeriu consumir o alho regularmente para auxiliar a amenizar a pressão alta. A explicação é que ao amassar o alho, há a liberação da substância alicina, conhecida por ajudar a reduzir a pressão arterial um pouco.

No entanto, após cortar e amassar o dente de alho, você deve deixar que ele descanse durante 15 minutos, para que ocorra a liberação da alicina.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, deve-se cozinhar com o alho em temperaturas baixas, para obter o máximo benefício, já que uma temperatura alta destrói as suas propriedades vantajosas.

“A alicina é um composto altamente instável e reativo do alho. O alho fresco ou desidratado pode fornecer a maior quantia de alicina. O potencial da alicina diminui com a idade ou o tratamento térmico do alho”, explicou a nutricionista Jamie Yacoub.

Pesquisadores dizem que por conta da instabilidade da alicina, formas de alho diferentes do alho fresco ou desidratado, como o envelhecido ou cozido, podem ter menos potencial de formação de alicina. A instabilidade da alicina também é uma razão pela qual ela pura não está disponível como suplemento.

Mas calma: a água de alho para pressão alta não é milagrosa

Antes de coroar o alho como o rei da luta contra a pressão alta, calma. Isso porque os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos afirmam que o alho aparenta reduzir apenas modestamente a pressão arterial.

“As pesquisas disponíveis sobre alho e pressão arterial incluem um relatório publicado na BMC Cardiovascular Disorders em 2008.”

“Cientistas analisaram 11 experimentos clínicos e identificaram que o alho foi superior ao placebo (substância neutra, sem efeitos) na redução da pressão arterial em pessoas com hipertensão”, afirmou a especialista em nutrição Cathy Wong.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, Wong citou uma publicação do mesmo ano, feita no Annals of Pharmacotherapy. Nela, pesquisadores revisaram outros 10 experimentos clínicos sobre o alho para a pressão arterial.

Eles concluíram que o uso do alimento teve relação com uma diminuição na pressão dos pacientes com pressão sistólica alta.

“Entretanto, o uso de alho não estava associado à redução da pressão arterial nos participantes do estudo sem pressão sistólica alta”, completou a especialista em nutrição.

Ela esclareceu que a pressão sistólica refere-se ao número de cima em uma leitura de pressão arterial. Enquanto isso, a pressão diastólica representa o número de baixo.

Há ainda um experimento clínico mais recente – publicado no European Journal of Clinical Nutrition em 2013.

  Continua Depois da Publicidade  

Conforme Wong, a equipe administrou extrato de alho (em doses diárias de 240 mg, 480 mg ou 960 mg) ou placebo ao longo de 12 semanas para 79 pacientes com pressão sistólica alta descontrolada.

“Ao término do período de tratamento, aqueles que tomaram 480 mg ou 960 mg de extrato de alho diariamente mostraram uma redução significativa na pressão sistólica”.

“Entretanto, aqueles que receberam 240 mg de extrato de alho não experimentaram uma diminuição significativa na pressão sistólica”, acrescentou Wong.

Por outro lado

Cuidados com a água de alho para pressão alta

Não sabemos se a quantidade ou a forma de uso do alho, responsáveis por aparentemente trazer esses benefícios de redução da pressão, são as mesmas que encontramos em uma receita de água de alho para pressão alta.

Até porque a água de alho não foi citada pelas fontes acima como uma maneira de usar o alimento para auxiliar a baixar a pressão alta.

Ao mesmo tempo, a ingestão oral do alho, principalmente em sua versão crua, pode provocar algumas reações adversas. Entenda como comer alho cru pode fazer mal.

“Enquanto aumentar a sua ingestão de alho pode melhorar a sua saúde e proteger contra a pressão arterial, os suplementos de alho não devem ser usados como um substituto do tratamento padrão para a hipertensão”, alertou Wong.

Não use água de alho para pressão alta sem consultar o médico

Se você está considerando o uso do alho no tratamento da pressão alta, certifique-se de consultar o seu médico antes de começar o seu regime de suplementos.

A nutricionista Jamie Yacoub advertiu que o paciente deve consultar o médico antes de fazer mudanças na dieta. Isso porque consumir o alho em excesso pode prejudicar a saúde, principalmente para as pessoas que usam certos remédios.

Isso é recomendado também quando o uso do alimento é feito por meio da água de alho para pressão alta. Tudo para garantir que a pressão não fique descontrolada, já que a hipertensão é um doença séria, que pode trazer graves prejuízos se não for tratada corretamente.

Mesmo quando o médico autorizar o uso da água de alho para pressão alta ou de outra forma do alimento, o paciente deve ingerir a quantidade que o profissional indicar.

Além disso, é essencial continuar a seguir todas as outras orientações de tratamento para controlar a pressão. Geralmente, isso inclui medicamentos e mudanças no estilo de vida. Trocar o tratamento apenas pela água de alho para pressão alta pode ser muito perigoso.

Finalmente, lembre-se que este artigo serve unicamente para informar e jamais deve substituir as orientações profissionais e qualificadas do médico.

Vídeo

Ficou curioso para saber o que mais a água de alho pode fazer? Então, não perca o vídeo abaixo: a nossa nutricionista fala justamente sobre isso!

Fontes e referências adicionais

Você gosta de cozinhar com o alho? Então, conte como usa o ingrediente nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário