Alicina – Para que serve, benefícios e alimentos

Especialista da área:
atualizado em 13/01/2021

A alicina é uma substância responsável pelo aroma característico do alho, e que pode trazer diversos benefícios para a saúde e a boa forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Além de ser um antibiótico natural, a alicina pode ser usada no tratamento e na prevenção da hipertensão, da diabetes, da diarreia e de muitos outros problemas de saúde.

Neste artigo vamos explorar as propriedades, os benefícios e descobrir como usar a alicina.

Como usar?

A alicina é produzida por uma reação química que ocorre quando o alho é cortado ou picado.

E, de acordo com a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), o ideal é aguardar de cinco a dez minutos antes de ingerir o alho após ser amassado ou cortado.

Isso porque é nesse período que ocorre um aumento na disponibilidade da alicina. Assim, você garante a maior quantidade possível de alicina no alimento.

E existem ainda suplementos de alho em cápsulas, que são ótimos para quem não aprecia o sabor deste alimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, devido aos efeitos do alho ainda estarem sendo estudados, não existe uma dose ideal recomendada, nem de alho, nem de alicina.

Então, o melhor é fazer o consumo regular do alimento, como, por exemplo, um dente de alho por dia, em uma das refeições.

Outras fontes naturais de alicina

A alicina também está presente em outros vegetais do gênero Allium, como a cebola e a cebolinha, embora em menor quantidade. Então, uma forma de aumentar o consumo da alicina é incluir também esses outros alimentos na dieta.

Benefícios da alicina

alho é rico em alicina
O alho é rico em alicina

Efeito antioxidante

A alicina tem um efeito antioxidante, ajudando a evitar os danos causados pelo acúmulo de radicais livres. Assim, o consumo de alicina, seja na forma de alimento ou suplemento, pode ajudar a prevenir e tratar problemas de saúde como:

  • Doenças inflamatórias: O efeito anti-inflamatório do alho e da alicina contribuem para o tratamento de artrites e outras inflamações;
  • Redução dos danos às células: Os radicais livres causam danos às células e, mais especificamente, ao seu DNA. Assim, o consumo de compostos antioxidantes pode ajudar a evitar certos tipos de câncer.

Efeito antimicrobiano

O extrato de alho, rico em alicina, serve como tratamento para diversas infecções, sejam elas causadas por vírus, fungos ou bactérias. Alguns exemplos são:

  • Infecções de pele: Nesses casos se recomenda a aplicação direta de creme, pasta ou óleo contendo alicina nos locais feridos ou infeccionados;
  • Problemas respiratórios: O uso de suplementos de alicina, chás ou xarope de alho ajuda no tratamento de infecções respiratórias. Além disso, o alho tem ação expectorante, sendo um ótimo aliado no tratamento de problemas respiratórios;
  • Infeções urinárias: Outro potencial uso da alicina é contra as bactérias que causam infecções do trato urinário, conforme demonstrado em um estudo brasileiro publicado no periódico Journal of Biotechnology and Biodiversity em 2019. O efeito, inclusive, foi semelhante ao de antibióticos utilizados no tratamento destas infecções.

Protege contra doenças cardiovasculares

A alicina ajuda a proteger o coração e evitar as doenças cardiovasculares através de dois mecanismos:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Redução da pressão arterial, um efeito causado tanto pelo uso de suplementos quanto pela inclusão do alho na alimentação;
  • Diminuição dos níveis de colesterol e do risco de infarto do miocárdio, que é um dos efeitos mais importantes da alicina, e foi demonstrado em uma pesquisa brasileira, feita pela Embrapa.

Dicas e cuidados

O uso de alicina pode causar alguns efeitos colaterais desagradáveis como:

  • Halitose: A alicina, assim como o alho, tem um odor bastante característico, que pode persistir após a ingestão;
  • Odor corporal: Embora seja raro, o aroma do alho pode passar para a pele através do suor;
  • Reações alérgicas: Pessoas alérgicas ao alho podem apresentar também reações alérgicas à suplementos de alicina. Tais reações podem incluir erupções cutâneas, dificuldades para respirar, náuseas, vômitos, urticária e diarreia;
  • Interações medicamentosas: O alho pode interagir com vários medicamentos, como a varfarina e outros anticoagulantes. Então, sempre consulte um profissional de saúde antes de iniciar o uso de alicina;
  • Problemas digestivos: O consumo de alho, principalmente cru, pode irritar o trato gastrointestinal. Se você tem algum problema digestivo, use a alicina com precaução, e nunca tome o suplemento com o estômago vazio.

Receita: chá de alho

chá de alho com gengibre - fonte de alicina
Chá de alho com gengibre

Veja abaixo como preparar um chá de alho e obter os benefícios da alicina. O chá de alho é ótimo para a saúde. Portanto aproveite para conhecer também todos os benefícios do chá de alho.

Ingredientes:

  • 250 ml de água;
  • 2 dentes de alho;
  • Mel (opcional).

Modo de preparo:

  1. Descasque os 2 dentes de alho;
  2. Em seguida, amasse o alho e o coloque em uma xícara. Deixe descansar por 5 a 10 minutos;
  3. Depois ferva cerca de 250 ml de água;
  4. Por fim, adicione água fervente e deixe em infusão por cerca de 10 minutos;
  5. Você pode adoçar com mel, para melhorar o sabor, e ainda aumentar o efeito expectorante.

Você já experimentou tomar suplementos de alicina por conta de algum desses benefícios que a substância promove? Como foram os resultados? Comente abaixo.

Fontes e referências adicionais
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (25 votos, média 4,00)
Loading...

Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

8 comentários em “Alicina – Para que serve, benefícios e alimentos”

  1. Lendo esta incrível reportagem, descobri que tenho alguns problemas crônicos de saúde que podem ser sanados com o uso da alicina. Peço a gentiliza de me indicarem marcas de alicina em extrato e em pasta que estejam disponíveis em farmácias e drogarias do mercado ou, se não for o caso, onde adquirir estes produtos por encomenda. Desde já, muito obrigado.

    Responder
  2. Comendo aqui com pao frances esmagado e comido depois de 10 minutos apos a liberacao da substancia alicina, em 2 dias ja sumiu o cansaco

    Responder
  3. Estou fazendo uso de um dente de alho três vezes ao dia estou sentindo que minha saúde melhorou em 80% em todos os sentidos, melhorei muito na musculatura e na respiração hoje em dia me sinto um homem renovado.
    Obs: sempre nas minha gripes e resfriados eu nunca tinha tido presença de catarro depois que passei usar o alho diariamente coloquei muito catarro para fora isso durou dois meses expectorando.

    Responder
  4. Estava com tosso ha msis de 2 semanas e o antibiótico receitado pelo médico não faz efeito. Comecei a tomar suco de frutas com alho e em 5 dias melhorei consideravelmente. Tem que amassar o alho…colocar um pouco de água e aguardar 20 minutos antes de consumir depois so mistura no suco. 2 x por dia.

    Responder
  5. Fiquei espantada ,com tantos benefícios o alho do nosso dia a dia pode nos proporcionar ! Parabéns pela feliz reportagem!!

    Responder
  6. Sempre me interessei pelo uso do mel orgânico…hoje uso com moderação alho e mel em jejum.

    Responder