Comer alho cru faz mal ou bem? Emagrece?

Especialista:
atualizado em 21/01/2021

O alho é um alimento versátil e que pode ser utilizado de diversas maneiras na cozinha. Dá para temperar o feijão ou carne com ele, preparar um patê de alho para comer com um pãozinho ou uma torradinha no café da manhã ou ainda fazer uma sopa com o ingrediente.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas será que comer alho cru faz bem?

Esse alimento é fonte de vários nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6, vitamina B9, vitamina C, vitamina E cálcio, ferro e magnésio.

Devido ao seu alto valor nutricional ele ajuda a diminuir os níveis de colesterol, a reduzir a pressão arterial, possui ação antioxidante e também age como um antibiótico. Saiba todos os benefícios do alho para a saúde e boa forma.

Comer alho cru faz mal?

alho

Porém, mesmo o alho trazendo muitos benefícios para a saúde, comer o alho cru, para muitas pessoas, pode não ser a melhor forma de consumi-lo. Isso porque mastigar o dente de alho pode causar azia, náusea, dor abdominal e vômito.

O alho cru ainda pode causar uma sensação de queimação na boca, mau hálito, diarreia, odor corporal e inchaço. A probabilidade de que esses sintomas sejam observados aumenta conforme a quantidade ingerida do alimento.

Além disso, crianças, mulheres grávidas ou lactantes devem ter um cuidado redobrado com o consumo deste alimento. Também devem evitar o alho:

  • Pessoas que sofrem com distúrbios hemorrágicos, já que ele pode aumentar o risco de sangramento;
  • Quem tem pressão baixa, visto que ele ajuda a diminuir a pressão arterial;
  • Pessoas que sofrem com problemas digestivos ou estomacais, pois ele pode irritar o trato gastrointestinal.

Em caso de cirurgia, recomenda-se interromper o consumo de qualquer forma de alho duas semanas antes da data marcada para o procedimento, pois esse alimento pode interferir na coagulação e na pressão arterial.

Pessoas que tomam medicamentos diluidores do sangue, pílulas anticoncepcionais, ciclosporina, remédios para HIV/Aids ou anti-inflamatórios não esteroides devem conversar com o médico antes de começar a consumir o alho cru.

Comer alho cru todos os dias faz mal? 

De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, uma pessoa saudável pode consumir até quatro dentes de alho a cada dia, sendo que o ideal é que a soma do peso dos 4 dentes de alho não ultrapasse 4 gramas.

  Continua Depois da Publicidade  

Comer alho cru faz bem? 

Se, em alguns casos, é bem verdade que comer alho cru faz mal, como acabamos de observar, também existem as situações em que a ingestão desse alimento cru pode trazer benefícios.

Entretanto, é importante ter em mente que ele não deve ser consumido em quantidades elevadas.

Assista ao vídeo abaixo que trata dos benefícios do alho ou se preferir, continue lendo para saber suas propriedades.

Benefícios do alho cru

Quando um dente de alho é mastigado, um composto naturalmente encontrado no alimento chamado alicina é liberado, e essa substância traz uma série de benefícios para a saúde.

Protege o sistema cardiovascular

Segundo um estudo feito em animais e publicado em 2016 no Oxidative medicine and cellular longevity, a alicina ajuda a combater a hipertensão, o estresse oxidativo, melhorando a saúde e o funcionamento do sistema cardiovascular.

Outros estudos atestaram a propriedade do alho na prevenção de doenças cardiovasculares como derrames, arterosclerose, e até mesmo na melhora da função renal.

Além disso, o consumo de alho cru, ou em forma de cápsulas, pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, já que ele possui propriedades antissépticas e antifúngicas, contribuindo assim para a prevenção e tratamento de tosses, resfriados e infecções.

Melhora os níveis de testosterona

Foi comprovado também, através de estudo feito em animais e publicado no The Journal of Nutritrion em 2001, que o alho pode elevar os níveis de testosterona, devido a atuação da alicina, que ajuda a aumentar os níveis desse hormônio, ao mesmo tempo em que reduz as taxas de cortisol.

  Continua Depois da Publicidade  

A testosterona é um hormônio que é importante para quem quer aumentar a massa magra e diminuir a gordura corporal, já que está associada à ação de transformação da gordura acumulada em fonte de energia.

Já o cortisol, que também é conhecido como o hormônio do estresse, ajuda a regular a produção de energia por parte do corpo e, quando suas taxas estão muito elevadas, promove o acúmulo de gordura.

Quando comer o alho cru? 

Consumir até quatro dentes de alho pela manhã, logo antes do café da manhã, pode trazer uma série de benefícios á saúde, já mencionados anteriormente.

Por outro lado, o consumo de alho antes de dormir pode prejudicar o estômago, já que esse alimento é um estimulante do trato gastrointestinal.

Além disso, as propriedades picantes do alho aumentam o a secreção de suco gástrico, o que pode atrapalhar a qualidade do sono.

O hábito de comer alho cru antes de dormir também pode causar azia, especialmente em pessoas que têm o estômago sensível ou que sofrem de refluxo.

No entanto, segundo a Encyclopedia of Old Medicine, o alho também ajuda a secar as membranas mucosas e a abrir as vias respiratórias, o que, teoricamente, pode diminuir o ronco.

Entretanto, o alho não precisa ser consumido necessariamente antes de dormir, mesmo por quem quer diminuir o ronco. Neste caso é possível ingeri-lo durante as refeições do dia ou por meio de suplementos de manhã ou na hora do almoço.

Confira no vídeo abaixo se o alho ajuda a emagrecer.

Tabela Nutricional

Confira as propriedades nutricionais por 100 g de alho cru.

ComponentesValor por 100 g
Calorias121 cal
Carboidratos totais25,8 g
Proteína5,7 g
Fibra alimentar3,19 g
Cálcio13,7 g
Ferro0,81 g
Sódio5,43 g
Magnésio21,5 g
Fósforo150 g
Potássio541 g
Zinco0,83 g
Cobre0,15 g
Selênio2,24 g
Vitamina E0,98 g
Tiamina0,19 g
Vitamina B60,45 g
Vitamina C24,8 g
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

Gostou das dicas?

Fontes e Referências adicionais
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (67 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

44 comentários em “Comer alho cru faz mal ou bem? Emagrece?”

  1. ola boa noite, bem eu tenho abito de comer alho cru em jejum dede 1987 quando comecei a praticar musculação aos 38 anos e ate hoje ainda faço essa pratica aos 71 anos e me sinto bem como um dente de alho de 4gm pesado em balança pela manha picado apos 10 minutos de descanso para ativar a alicina se eu postar uma foto minha atual vocês não vão acreditar que tenho 71 anos meu cardiologista que o diga e o meu geriatra sempre fazendo comparaçoes com outros idosos, bem eu acho que de tudo ai postado tem sentido como qualquer coisa em demasia pode trazer problemas a saude remedio ou ate mesmo o alho ok bem obrigado por postarem essas informações que são de grande utilidade publicas.

  2. Eu comecei a ingerir um dente de alho cru todas as manhãs, mas depois de certo comecei a ficar nervosa e com taquicardia. Agoravou usar com muita cautela. Sinto que o meu coração está acelerado.

  3. Cheguei a comer diariamente (engolir com água, após esmagado)4 dentes de alho grande, durante uns 2 meses. Parei por que percebi meus tornozelos inchados, e senti meus batimentos cardíacos alterados. De vez em quando o coração parecia que iria parar.

  4. Tinha colesterol muito alto sentiame mal com a medicação comecei usar um bom dente demanhã enjejum cortado ao meio para ser mais fàcil a engulir com um copo d’àgua outro ao meio dia antes das refeições e misturado tambèm nas refeições estou me sentindo bem nunca mais tomei medicação para o colesterol e sinto muitos beneficios deste tratamento natural que è o alho

  5. Eu não faço uso sistemático desta iguaria como aqui descrito, mas aprecio demais. Estou ciente da controvérsia em torno do uso do alho, contudo penso que vale a pena usá-lo pela manhã.