Ameixa Seca Engorda ou Emagrece? Calorias e Análise

Especialista:
atualizado em 27/12/2019

As ameixas secas já foram associadas a benefícios como o auxílio da melhoria da prisão de ventre, o fornecimento de antioxidantes ao organismo, a contribuição com a saúde dos ossos e a colaboração com a saúde do coração.

Essa fruta desidratada também apresenta nutrientes importantes para o funcionamento adequado do nosso organismo como carboidratos, fibras, potássio, cobre, manganês, magnésio, fósforo, vitamina A, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B6 e vitamina K.

Mas será que a ameixa seca engorda ou emagrece?

Vamos começar a entender se a ameixa seca engorda ou emagrece conhecendo a quantidade de calorias que podem ser encontradas no alimento.

De acordo com sua composição nutricional, uma porção com 30 g de ameixas secas contém aproximadamente 71,75 calorias.

Se o consumo for limitado a essa porção de 30 g, não temos uma ingestão tão elevada de calorias, não é mesmo? Entretanto, se a pessoa exagerar e comer, por exemplo, 200 g de ameixas secas em uma único dia, ela consumirá aproximadamente 478,5 calorias – um número um tanto quanto elevado, que pode favorecer o acúmulo de calorias no corpo.

Com isso, podemos concluir que, a partir de um ponto de vista calórico, a ameixa seca engorda ou não dependendo da maneira e quantidade pela qual for consumida.

Portanto, para que deseja e/ou necessita emagrecer ou pelo menos não engordar, o jeito mesmo é consumir a ameixa seca com moderação, tomando cuidado para não exagerar nas porções.

As pessoas que comem frutas secas pesam menos?

De acordo com a mestra em nutrição humana Adda Bjarnadottir, algumas pesquisas apontaram que as pessoas que comem frutas secas (a ameixa seca é um tipo de fruta seca) tendem a pesar menos e ingerir mais nutrientes em comparação aos indivíduos que não consomem frutas secas.

Entretanto, a mestra em nutrição humana alertou que esses estudos têm uma natureza observacional. “Então, eles não podem provar que a ameixa seca emagrece, assim como outras frutas secas”, explicou Bjarnadottir.

As frutas secas são ricas em açúcar natural

Foi o que também disse a mestra em nutrição humana Adda Bjarnadottir. Ela afirmou que, como o teor de água é removido de uma fruta seca, ela passa a concentrar todo o açúcar e as calorias em um espaço bem menor.

De acordo com a mestra em nutrição humana, o teor de açúcar natural da ameixa seca é de 38%, enquanto esse teor nas uvas passas é de 59%, nas tâmaras é de 64%-66%, nos damascos é de 53% e nos figos é de 48%.

“Aproximadamente 22% a 51% desse teor de açúcar natural é frutose. Comer muita frutose pode ter efeitos negativos para a saúde. Isso inclui o aumento do risco do ganho de peso, de diabetes do tipo 2 e de doença no coração. Por causa da fruta seca ser rica em açúcar e densa em energia, é fácil comer grandes porções de uma vez, o que pode resultar no excesso da ingestão de açúcar e calorias”, afirmou Bjarnadottir.

A mestra em nutrição humana enfatizou ainda que consumir muitas frutas secas pode contribuir com o aumento de peso.

Pesquisa indicou que o consumo de ameixas secas pode beneficiar a perda de peso

Ainda que o consumo de frutas secas não seja tão recomendado para a perda de peso, uma pesquisa do Instituto de Psicologia, Saúde e Sociedade da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, conduzida em 100 pessoas com sobrepeso e obesidade, que consumiam poucas fibras, indicou que o consumo de ameixa seca dentro de uma dieta de controle de peso pode auxiliar a perda de peso.

Durante o estudo, os participantes foram divididos em dois grupos: um grupo comeu as ameixas secas diariamente (140 g da fruta por dia para as mulheres e 171 g a cada dia para os homens), enquanto o outro foi aconselhado a fazer lanchinhos saudáveis durante o período da perda de peso ativa.

Com esse experimento, os pesquisadores identificaram que os participantes que comeram ameixas secas diariamente dentro de uma dieta de um estilo de vida saudável perderam 2 kg e diminuíram 2,5 cm de cintura, enquanto o pessoal do outro grupo perdeu 1,5 kg e reduziu 1,7 cm de cintura.

A pesquisa também apontou que os participantes que consumiram as ameixas secas tiveram uma perda de peso maior nas últimas quatro semanas do estudo e que depois da oitava semana, eles tiveram um aumento na sensação de saciedade.

Para o professor de psicologia experimental e diretor do Laboratório de Comportamento de Ingestão Humana da Universidade de Liverpool, Jason Halford, ao lado das frutas frescas e dos vegetais, as frutas secas podem ser uma adição conveniente e útil para a dieta, especialmente porque controlar o apetite enquanto faz a dieta pode ser difícil.

Por outro lado: nutricionista não considera as ameixas secas ideais para a perda de peso

Outro contraponto na dúvida se a ameixa seca emagrece ou engorda foi exposto pela nutricionista Erin Coleman.

Para ela, devido ao fato do alimento ser rico em calorias, ele não é ideal para um processo de emagrecimento. Apesar disso, a nutricionista afirmou que a fruta pode aparecer na dieta focada na perda de peso, desde que a porção seja moderada.

Não podemos nos esquecer

Mais importante do que saber se a ameixa seca engorda ou emagrece é compreender que não é um único alimento que promove a elevação ou a diminuição do peso – é toda uma dieta que é uma das grandes responsáveis por isso.

Portanto, se o seu objetivo é emagrecer ou ao menos não engordar, além de consumir as ameixas secas com sabedoria, é fundamental que você siga toda uma alimentação que seja controlada, equilibrada, nutritiva e saudável.

Faça isso com o acompanhamento de um nutricionista que saberá indicar uma dieta adequada para você, que te ajude a alcançar os seus objetivos, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes e a energia que o seu organismo exige para funcionar apropriadamente.

O profissional também poderá te orientar em relação à melhor forma de incluir as ameixas secas nas suas refeições, de modo a aproveitar os benefícios do alimento, porém, sem cometer exageros e prejudicar o regime.

Você já tinha ouvido falar que ameixa seca engorda ou emagrece? Pretende incluir na sua alimentação do dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário