Andar de bicicleta perde barriga?

Especialista da área:
atualizado em 24/09/2021

A barriga é um dos locais onde a gordura mais se acumula e fica mais visível, e como consequência, é a parte do corpo que mais incomoda as pessoas quando estão acima do peso.

  Continua Depois da Publicidade  

A gordura abdominal deve ser eliminada não só por questões estéticas, mas principalmente pela saúde, já que é um dos tipos mais perigosos de gordura no corpo, especialmente se além da gordura subcutânea o indivíduo também tiver gordura visceral (a que fica em volta dos órgãos do seu abdômen).

Caso a pessoa esteja decidida a melhorar a sua aparência e saúde, saiba que andar de bicicleta ajuda a perder a barriga, além de ser um ótimo exercício para quem sofre com problemas de coluna, joelhos ou tornozelos, uma vez que causa baixo impacto nas articulações.

Exercício aeróbico

Casal Andando de Bicicleta

Pedalar é um exercício aeróbico, o que significa que ele trabalha os grandes grupos musculares e faz com que sua respiração e batimentos cardíacos acelerem. Os pulmões trabalham mais para obter oxigênio, aumentando o gasto calórico e queimando gordura para fornecer energia aos músculos.

O coração também bate mais rápido, bombeando mais sangue para levar oxigênio e energia aos músculos. Quando a pessoa sente a respiração e os batimentos cardíacos mais rápidos, ela sabe que está queimando calorias e perdendo peso.

Mas andar de bicicleta perde barriga?

Uma coisa que muitas pessoas ainda não entendem é que para perder barriga, você tem que perder gordura no corpo todo. Então, não são aqueles mil abdominais que o indivíduo faz toda manhã vai deixá-lo sem barriga e com um abdômen sarado, eles apenas tonificam os músculos que estão escondidos sob a camada de gordura que você quer eliminar.

Para realmente perder a barriga, é necessário a prática de um exercício aeróbico que queime calorias e que promova a perda de gordura no corpo todo, como andar de bicicleta por exemplo.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, sé é possível emagrecer quando o número de calorias que se gasta é maior do que a que consome, e é preciso alcançar um déficit (diferença entre o que se consome e o que se perde) de 7700 calorias para perder 1 quilo de gordura. Isso quer dizer que, se a pessoa cria um déficit de 550 calorias por dia, ela perde meio quilo por semana.

Uma pessoa de 70 quilos perde cerca de 270 calorias andando de bicicleta por meia hora, em um ritmo entre 19 e 22 km/h, e cerca de 340 calorias em meia hora andando de bicicleta entre 22 e 25 km/h. Quanto maior o peso, mais calorias a pessoa perde, e o mesmo vale para a intensidade do exercício. Então, percebe-se que andar de bicicleta pode ajudar muito a criar o déficit de calorias necessário para perda de peso, e, consequentemente, perda de barriga.

Além disso, andar de bicicleta tonifica os músculos das pernas, aumentando também a queima de calorias em repouso, já que os músculos queimam mais calorias do que gordura.

Tipos de exercício

Uma vez que restou demonstrado que andar de bicicleta perde barriga, agora se mostra necessário saber quais são os exercícios mais eficazes para queimar calorias e perder peso andando de bike.

Apesar de qualquer exercício ser capaz de fazer com que a pessoa perca calorias, dependendo de como se realiza o exercício, essa perda pode ser maior ou menor.

Aqui estão algumas dicas de como intensificar seu exercício para queimar mais calorias.

  Continua Depois da Publicidade  

Velocidade

Quanto maior a velocidade, mais calorias se gasta. No entanto, é preciso tomar cuidado para não aumentar tanto a velocidade a ponto de perder o controle da bicicleta, e causar um acidente. Comece devagar, aquecendo os músculos, e aumente a velocidade para até cerca de 25 km/h. Com a velocidade maior, usa-se mais os músculos, queima-se mais calorias e perde-se mais peso.

Resistência

Aumentar a resistência do exercício encontrando um terreno inclinado para pedalar pode ser uma ótima opção. Como é preciso forçar mais os músculos para fazer a bicicleta se mover, perde-se mais calorias.

Treino de Intervalo de Alta Intensidade (HIIT)

homem andando de bicicleta

Esse é o tipo de exercício favorito de muitas pessoas, já que ao intercalar períodos de descanso com períodos de exercícios de alta intensidade, é possível queimar calorias mais rapidamente do que mantendo o mesmo ritmo a todo momento.

Por exemplo, deve-se iniciar o exercício com 5 minutos de aquecimento, em seguida aumentar a velocidade por 1 minuto, e depois pedalar com todas as forças por 30 segundos. Após isso, deve-se diminuir o ritmo por 5 minutos para descansar e depois repetir o exercício.

Com o tempo, conforme a pessoa vai se acostumando ao treino intervalado, ela pode começar a aumentar o tempo de alta intensidade e diminuir o tempo de descanso. As explosões de energia do treino de intervalo fazem queimar mais calorias e permitem que seu coração e pulmões trabalhem mais.

Alimentação

Andar de bicicleta ajuda a perder a barriga, mas também é necessário cuidar da alimentação. A alimentação deve ser planejada para tirar o máximo proveito dos exercícios, gerando maior déficit calórico.

  Continua Depois da Publicidade  

É necessário comer muitos vegetais e frutas, fibras e proteínas. Nunca faça exercícios pouco depois das refeições, espere pelo menos uma hora antes de começá-los, e sempre faça um lanche depois dos exercícios, preferencialmente um carboidrato ou proteína (ou uma combinação dos dois), já que isso ajuda a desenvolver a massa muscular.

Andar de bicicleta é uma ótima atividade aeróbica para perder barriga e pode queimar muitas calorias. É um exercício fácil de fazer, e não precisa frequentar uma academia. A maioria das pessoas tem uma bicicleta encostada em algum lugar. É hora de começar a usá-la.

Ficou claro como andar de bicicleta perde barriga? Qual treino você está planejando para começar a andar de bicicleta e entrar em forma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (201 votos, média 4,21)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

104 comentários em “Andar de bicicleta perde barriga?”

  1. Excelentes observações, tenho lido muita matéria sobre o assunto, mas está matéria está muito objetiva e informativa.
    Tenho 57 anos, e farei em janeiro 58 anos, após mudar para o litoral norte paulista, iniciei atividades de bicicleta, pedalando por dia 45km, com subida de serra.
    A matéria me motivou a continuar a atividade.
    Muito obrigado.

    Responder
  2. Legal , já estou andando de bike a 7 meses consegui emagrecer 9 kls diminui um pouco a comida e a cerveja como de tudo com regras , os meus exames tinham dado tudo alterado além do ácido úrico muito alto um sofrimento enorme , agora os exames todos normal agora só manter , bem legal recomendo a todos , apenas no começo tem que ter muita determinação , boa sorte a todos .

    Responder
  3. Comecei a pedalar para controlar minhas taxas de colesterol triglicerídeos diabetes no dia de todo de junho de 20 21 gostaria de saber quantas calorias eu perdi boa noite

    Responder
  4. Sou ana 1.65 97 kg voltei a pedalar vou e volto do trabalho de bike emagreci 2kg em 15dias meu trajeto e de 22km ida e voltaMinha dúvida é bike sem marcha gasta mais calorias ? Quando chove nao pedalo sinto muita falta .

    Responder
    • Irá gastar mais se o esforço físico em relação a uma com marcha for maior. Se você for “na boa”, ou seja, não forçar seus músculos, o gasto será igual.

      Responder