ANVISA Divulga Lista Preocupante de Alimentos com Maior Nível de Contaminação

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou uma lista com alimentos que eram pra ser saudáveis, como frutas e vegetais que possuem nutrientes importantíssimos ao nosso organismo, mas que em testes exibiram altos níveis de contaminação por agrotóxicos ao ser humano. Para fazer o levantamento, a Anvisa levou em consideração dois pontos:

  1. Teores de resíduos de agrotóxicos acima do permitido;
  2. Presença de agrotóxicos não autorizados para o tipo de alimento.

O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos analisou quase 2.500 amostras de 18 tipos de alimentos nos estados brasileiros. O resultado das análises mostrou que cerca de 1/3 dos vegetais que o brasileiro mais consome apresentaram resíduos de agrotóxicos acima dos níveis aceitáveis.

As frutas e legumes que todos nós pensamos ser os alimentos mais saudáveis possíveis, na verdade podem estar nos fornecendo, ao invés de seus ricos nutrientes, produtos tóxicos que fazem muito mal à nossa saúde.

Os agrotóxicos são utilizados massivamente na agricultura para proteger os cultivos de pragas. Um levantamento de 2010 indica que só naquele ano foram usadas 1 milhão de toneladas de agrotóxicos em plantações no Brasil, o que significa cerca de 5 kg para cada brasileiro, numa conta superficial.

Veja também: O Que São Alimentos Orgânicos Exatamente?

Na lista da Anivsa, uma quantidade assustadora das amostras coletadas de pimentão apresentava contaminação acima do aceitável, como você poderá conferir mais abaixo. Somente a batata não apresentou nenhum lote contaminado.

A agência alerta os consumidores que o consumo prolongado e em quantidades acima dos limites aceitáveis de agrotóxicos pode acarretar problemas de saúde como dores de cabeça, alergias e coceiras, em menores exposições, e até distúrbios do sistema nervoso central, má formação fetal e câncer, quando em maiores quantidades.

Confira a lista de alimentos com o maior nível de contaminação por agrotóxicos no país, em ordem decrescente, e tente, mesmo sabendo do maior custo, procurar a versão orgânica destes alimentos nos mercados ou lojas naturais mais próximas de onde você mora, já que estas não trazem riscos por serem cultivadas sem o uso destas substâncias nocivas à nossa saúde.

  1. Pimentão: 91,8%
  2. Morango: 63,4%
  3. Pepino: 57,4%
  4. Alface: 54,2%
  5. Cenoura: 49,6%
  6. Abacaxi: 32,8%
  7. Beterraba: 32,6
  8. Couve: 31,9%
  9. Mamão: 30,4%
  10. Tomate: 16,3%
  11. Laranja: 12,2%
  12. Maçã: 8,9%
  13. Arroz: 7,4%
  14. Feijão: 6,5%
  15. Repolho: 6,3%
  16. Manga: 4%
  17. Cebola: 3,1%
  18. Batata: 0%

Veja também: Estrogênio Ambiental – Como Evitar o Hormônio Que Engorda

Vale lembrar que lavar o alimento remove apenas os resíduos presentes superficialmente nestes. Muitas destas substâncias são absorvidas pelo alimento. A melhor forma de lavá-los é utilizando uma esponja e detergente neutro, por um minuto, tirar as folhas externas das verduras (que concentram mais agrotóxicos) e descascar as frutas de casca fina, lavando-as em água corrente, pois estas também concentram mais agrotóxicos.

Você tem o costume de consumir bastante esses alimentos mais intoxicados por agrotóxicos? Já experimentou comprar as versões orgânicas destes? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,80 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

1 comentário em “ANVISA Divulga Lista Preocupante de Alimentos com Maior Nível de Contaminação”

  1. Eu estou dando prioridade aos produtos orgânicos. Sabemos que não vale a pena consumir esses produtos, com venenos. O governo federal precisa investir em agricultura orgânica, e assim contribuir para combater o câncer. Inclusive pesquisas afirmam que no Brasil, cada pessoa consume mais de seis litros de veneno por ano,adquirido,através dos alimentos.