Aula de Hopping Emagrece? Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

A aula de hopping emagrece mesmo? Quais são os maiores benefícios? Vamos explorar essas questões e ver algumas dicas importantes para você ter o máximo de resultados com essa nova forma de entrar em forma.

Você já deve estar acostumado com algumas atividades do dia a dia como subir escadas, esticar o braço para alcançar alguma coisa, pular, dançar em uma balada ou até mesmo algumas atividades físicas como pular corda, fazer step ou pular na cama elástica.

Agora imagine o benefício de todas essas atividades em uma única aula: é disso que se trata a aula de hopping, também chamada de kangoo jump. Muitas pessoas se confundem, pois o nome kangoo jump faz referência às aulas de ginástica e também a um calçado específico que inclusive é utilizado nessas aulas.

O tênis é um acessório diferente do normal, pois vem com uma mola na parte inferior da sola que faz com que o impacto seja reduzido em até 80%. Essa mola acrescenta até 10 cm na sua altura original e permite que você realize atividades de forma mais facilitada e com uma certa dose de equilíbrio, pois é como se você estivesse andando de salto alto.

A impressão inicial quando se coloca um tênis especial desses é que você irá cair e não conseguirá se sustentar, mas é apenas questão de costume, pois é possível não apenas ficar de pé, mas realizar inúmeras atividades e movimentos com ele.

Assim, uma aula de hopping consiste em usar esses calçados em um período de 45 minutos realizando exercícios ou passos sincronizados. Cada movimento dura em média um minuto, sendo repetido várias vezes e há poucos intervalos de descanso, por isso é considerada uma atividade de alta intensidade, que ajuda a emagrecer.

Aula de hopping emagrece?

Toda atividade física que leva em consideração uma movimentação intensa do corpo emagrece, até por isso fazer aulas de dança emagrece, bem como zumba, step e etc, portanto o hopping também emagrece, basicamente por promover um movimento e diversos impactos que potencializam a queima de gordura.

Uma sessão de kangoo jump queima em média 500 a 600 calorias, mas dependendo do caso pode chegar a mil calorias. Obviamente, não basta praticar as atividades, ou seja, deve-se manter uma dieta equilibrada com baixa caloria, sem adição de frituras e gorduras.

Além do emagrecimento, que é gradual, você poderá adquirir músculos mais fortes principalmente das pernas e do bumbum. Se você quiser, além de usar os calçados nas aulas você pode usar para caminhadas ou corridas potencializando os resultados. Diferente de outras atividades de alta intensidade e também benéficas para o emagrecimento como a zumba, numa aula de hopping não há o risco de lesão nos calcanhares. O ideal é começar as aulas com intensidade mais leve até se acostumar e ir aumentando gradualmente.

Vamos conferir agora alguns benefícios da aula de hopping para a sua saúde e boa forma.

1. Previne lesões

Exercícios que usam calçados normais possuem um risco muito maior de lesões nas pernas do que aqueles que usam os tênis especiais como a aula de hopping, pois os chamados “kangoo jumps” possuem um suporte molar na parte inferior.

Na verdade, um estudo mostrou que em 12 semanas mais de 40% dos participantes que usavam calçados normais relataram lesões, como dores nas canelas e tornozelo, já os que usaram os sapatos especiais relataram que não sofreram nenhuma lesão, ferimento ou desconforto. O motivo se deve ao mecanismo da mola, que é projetada para reduzir o impacto nas atividades físicas.

2. Protege as articulações e ossos

A corrida tem uma infinidade de benefícios, mas pode abalar as articulações e os ossos, da mesma forma que outros exercícios como pular ou dançar. O mecanismo de mola no calçado da aula de hopping funciona como uma almofada, oferecendo assim uma melhor proteção para realizar atividades físicas. Um estudo suíço descobriu que usar os sapatos pode reduzir o impacto em até 50% e minimizar o desconforto na coluna vertebral lombar em 20%.

3. Agiliza a recuperação

Fazer aulas de hopping pode fazer com que você se recupere mais rapidamente de uma lesão. A mesma redução do impacto que protege o corpo também pode permitir que você volte a praticar exercícios mais rapidamente após um problema, uma vez que o risco de lesão é bem baixo e pode auxiliar na recuperação. De qualquer maneira, é indicado consultar um profissional de saúde antes de retomar qualquer exercício após uma lesão.

4. Fortalece o sistema cardiovascular

Um estudo de uma universidade descobriu que utilizar os calçados especiais nas atividades que desenvolver pode fazer com que você melhore sua aptidão cardiovascular, uma vez que existe um consumo de oxigênio maior, contribuindo para aumentar a circulação do sangue pelo corpo.

5. Queima calorias

A aula de hopping tem como uma das principais vantagens a perda de peso, você consegue potencializar a queima de calorias durante as atividades. As aulas são semelhantes à zumba, em que você basicamente precisa dançar. Na aula de hopping você deve acompanhar o professor(a) que realiza passos sincronizados para frente, para trás, para o lado, levantando as pernas, pulando e outros movimentos que normalmente já fazem com que você sue bastante e perca calorias e que, com o uso dos sapatos especiais, isso é ainda melhor.

6. Melhora a postura

Se você quer melhorar a sua postura no dia a dia, esses exercícios são super indicados. Isso porque é como se você estivesse usando um salto alto. Quando uma pessoa está de salto, a coluna dela fica mais ereta e ela caminha de forma mais correta, sem curvar o tronco.

Fazendo a aula de hopping você pode criar o costume de se manter sempre com uma boa postura de forma que seja confortável, tornando assim um hábito. Os sapatos de hopping exigem que você tenha uma postura correta e equilíbrio para conseguir realizar os passos. Além do mais, usando as forças para se equilibrar você constroi músculos mais fortes na parte de trás, o que pode ajudar a reduzir dores nas costas e outros desconfortos. Além do mais, andar com uma postura ereta causa a sensação de que você é mais magra do que realmente é!

7. São divertidos!

Além de todos os benefícios, as aulas de kangoo jump também são bastante divertidas, pois você aprende novos passos que inclusive pode usar em coreografias na balada ou para dançar em casa ao som de uma música que gosta. Perder peso fica muito mais fácil quando você está se divertindo e o mais interessante é que são exercícios que podem ser realizados na academia ou em sua própria casa.

Outros benefícios para a saúde da aula de hopping

Esse tipo de atividade traz benefícios para a saúde do coração, reduz as chances de lesões das articulações durante as atividades, o que é comum e constante em atividades que usam tênis normais com amortecimento, e permitem queima de calorias maiores do que muitos outros exercícios de alto impacto e cardiovasculares. Por conta da grande queima de calorias é possível afirmar que a aula de hopping emagrece.

Pessoas de diferentes idade podem praticar a atividade, basta ter uma boa locomoção motora e disposição, sendo que dependendo da idade pode-se criar exercícios específicos para cada grupo de acordo com as especificidades e limite de cada um. Pessoas de mais idade, por exemplo, podem ter atividades aeróbicas mais leves do que pessoas mais novas, assim, o profissional de Educação Física tem a maleabilidade de personalizar suas aulas de acordo com cada turma.

Veja outros benefícios da aula de hopping:

  • Queima até mil calorias por hora;
  • Reduz a celulite;
  • Melhora a postura;
  • Estabelece o equilíbrio;
  • Fortalece os músculos;
  • Aumenta a taxa metabólica;
  • Aumenta a circulação de oxigênio dos tecidos;
  • Promove reparação dos tecidos;
  • Melhora a digestão;
  • Diminui os impactos nas articulações.

Confira algumas perguntas mais frequentes sobre a aula de hopping que passam na cabeça das pessoas que pensam em praticá-la.

1. Quais são os benefícios do uso de Kangoo Jumps?

  • Protege os seus joelhos e articulações (até 80% menos força do impacto, quando movimenta-se);
  • Aumenta a sua resistência;
  • Facilita a perda de peso e ajuda a fortalecer coxas e nádegas;
  • Melhorara a capacidade do sistema cardiovascular;
  • Proporciona uma sensação de euforia.

2. Pode ser usado por qualquer pessoa?

Sim, são ideais para todas as idades (6-90 anos) e todos os níveis de aptidão. Pessoas com problemas de saúde devem consultar um médico para saber sobre possíveis restrições.

3. É difícil aprender a usar esse calçado especial?

Inicialmente você pode sentir certo estranhamento e desconforto. Mas, depois de algum tempo, você se sentirá confortável e seguro. Os saltos são muito estáveis. E podem ser usados para corrida, aeróbica, dança e outros tipos de exercício.

4. Os médicos recomendam a prática da atividade?

Sim, por várias razões que já vimos acima.

5. Pessoas obesas e sedentárias podem usar o Kangoo Jumps?

Claro. Pessoas que estão acima do peso e que não praticam atividades regularmente há algum tempo podem começar a usar por 3 a 5 minutos por sessão repetindo 2 a 3 vezes por dia e aumentando gradualmente para 12 a 15 minutos. Usando regularmente o calçado a taxa metabólica irá se tornar cada vez mais eficiente, resultando em melhorias visíveis no tônus muscular, controle de peso e uma sensação maior de bem-estar. Além disso, a resistência irá aumentar, fazendo com que a pessoa possa se exercitar por mais tempo.

6. Pode-se sentir dores ou desconfortos nos ombros/costas/pés?

Sim, pois o uso do calçado e a prática da aula de hopping fazem com que sua postura seja melhorada, corrigindo os desequilíbrios em sua postura. Esse desconforto é apenas temporário e irá melhorar assim que seu corpo se acostumar a usar o calçado. Por este motivo é ideal que o uso seja gradual, começando com alguns poucos minutos por dia.

7. E se a dor persistir?

Neste caso pode ser que você tenha pés chatos e por isso seja necessário uma palmilha ou suporte especial para ser colocado na sola do tênis. Caso contrário, se você não tiver pés chatos, verifique se a numeração do calçado está correto se não são grandes demais para o seu tamanho ou muito apertados. O ideal é que ele fique justamente um pouco mais apertado para evitar que se solte. Tente ajustar as fivelas e tiras do calçado. Um motivo para o desconforto pode ser também a realização incorreta das atividades, por isso, sempre é indicado a orientação de um profissional de Educação Física.

8. Quão alto é possível pular com os Kangoo Jumps?

A altura de seus saltos depende em grande parte da força das molas de tensão em seu Kangoo Jumps. Você pode comprar molas de tensão e acessórios adicionais para usos mais extremos. É muito importante ressaltar que os saltos do Kangoo não são concebidos para saltar alto, mas sim para fazer exercício aeróbico ou dançar.

9. Quantas vezes devo substituir as molas de tensão do tênis?

Recomenda-se que você substitua suaas molas após cerca de 40 a 60 horas de uso. Você pode estender a vida de seus tênis da aula de hopping limpando a área de junção regularmente, especialmente se você usar o seu Kangoo Jumps ao ar livre, em caminhos com poeira ou areia. Para retirar o pó, use um pincel limpo para retirar pequenos detritos e sujeiras que possam estar presos no calçado.

10. Como se deve limpar o Kangoo Jumps?

Você deve limpar o seu Kangoo Jumps com um detergente suave e uma solução de água morna. Além disso, você deve desmontá-los e limpar cuidadosamente todas as partes, isso vai evitar o desgaste precoce do seu tênis.

Quando os saltos do calçado estiverem secos, você deve lubrificar as fivelas com uma pequena quantidade de lubrificante de silicone. Você pode remover a poeira do seu Kangoo Jumps usando um pincel limpo.

11. Todos os componentes do Kangoo Jumps são substituíveis?

Sim, todos os componentes que compõem seus tênis são substituíveis. Você pode comprar peças de reposição na loja online da marca.

12. A aula de hopping é uma prática segura?

Sim, é ainda mais segura do que outras práticas aeróbicas normais, porque o o calçado protege seus joelhos e articulações e reduz o impacto em até 80%.

13. Posso praticar uma aula de hopping em casa?

Sim, pode, mas o ideal é primeiro ter uma aula inicial na academia, para receber as orientações de um instrutor certificado.

14. A prática tem aprovação dos órgãos oficiais de fitness?

Sim, ele foi aprovado por várias organizações, incluindo a maior do mundo: Aeróbica AFAA e Fitness Association of America.

15. As academias fornecem o material ou é preciso comprar um para uso próprio?

As academias geralmente não fornecem o material devido ao alto custo. Cada um deve obter o seu próprio calçado para iniciar as aulas.

16. Quanto custa um calçado desses?

Em média de R$ 400 a R$ 800.

17. Quais são os principais benefícios da aula de hopping?

Ajuda a emagrecer de forma eficaz, protege as articulações, fortalece a musculatura, aumenta a resistência e traz diversão.

18. Existem estudos científicos sobre os benefícios da prática?

Sim, existem atualmente cinco estudos universitários, todos confirmando os benefícios.

19. Por que a aula de hopping emagrece?

Como os estudos científicos mostram, gasta-se cerca de 20% mais calorias nas aulas de hopping em comparação aos exercícios de sapatos convencionais. O segredo está no sistema linfático: a linfa é o líquido que circula no meio das células, para transportar os resíduos e toxinas, fora do corpo, mantendo-o saudável. A maioria das pessoas não sabe que o corpo contêm cinco vezes mais fluído linfático do que sangue. No entanto, o sistema linfático, que é também o sistema imunitário, não tem uma bomba, como o coração, para manter o seu líquido em movimento. Depende dos movimentos naturais para a circulação. Se não houver a estimulação e movimentação suficiente desses níveis, o excesso de toxina invade o sistema linfático. Em alguns lugares, o fluido linfático, na verdade, se converte em celulite.

O sistema linfático também monitora o metabolismo. É difícil ignorar – à medida que as pessoas envelhecem, parece que se torna cada vez mais difícil emagrecer. Estudos têm demonstrado que a taxa metabólica basal, que é a taxa que o corpo queima calorias, diminui à medida em que o sistema linfático torna-se menos eficiente. Como o sistema melhora, o aumento da transferência de nutrientes e oxigênio para cada célula realmente ajuda a eliminar toxinas do nosso corpo contribuindo para o emagrecimento.

20. Quais partes do corpo são tonificadas com o hopping?

Com Kangoo Jumps, cada parte de seu corpo recebe um treino completo, o que significa que todos os músculos do seu corpo são tonificados simultaneamente durante a prática, porém as coxas e nádegas são as que mais são fortalecidas.

21. Como se pode equilibrar nesses tênis?

Os calçados são estáveis e seguros, pois seus solas são tão largas quanto os de sapatos convencionais. Basta ter um mínimo de equilíbrio para conseguir andar com eles.

22. A atividade deve virar tendência no Brasil?

A tendência está crescendo a um ritmo rápido, pois quem pratica começa a indicar para outras pessoas e assim por diante, ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo.

Você tem vontade de praticar uma aula de hopping para entender como funciona e conferir todos os seus benefícios para a boa forma? Conhece alguma academia que forneça as aulas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário