Mulher caminhando com cachorro

O Segredo Para Peder Peso Conforme Envelhece É Diferente do que Você Pensa

Muitos de nós começamos a engordar à medida que envelhecemos. “Ela não é mais o que costumava ser!”, um amigo ou você mesmo pode dizer qualquer dia enquanto bate na barriga protuberante em tom de brincadeira.

Muitas pessoas culpam o metabolismo lento pelo ganho de peso. Mas, como se vê, o nosso metabolismo não é o verdadeiro culpado pelo peso que parece aumentar a cada década que passa.

Na verdade, o ganho de peso relacionado à idade tem muito mais a ver com nossos padrões de atividade do que com nosso metabolismo, que mal se altera após os 30 anos, segundo o National Institutes of Health.

‘Impulsionar o seu metabolismo’ é um mito

Nosso metabolismo, o termo para o processo de queima de calorias que nossos corpos fazem naturalmente, muda de acordo com as várias atividades que fazemos ao longo do dia.

Infelizmente, a taxa em que digerimos nossas refeições e queimamos a energia não pode ser alterada de forma significativa o suficiente para causar a perda de peso.

Mas, à medida que envelhecemos, também nos tornamos menos ativos, ao mesmo tempo em que mantemos a mesma dieta. Pesquisadores dizem que isso – e não a nossa taxa metabólica – é o verdadeiro culpado pelo peso extra que adquirimos à medida que envelhecemos.

Em vez disso, mexa-se

Para evitar o ganho de peso, é essencial movimentar-se mais regularmente durante o seu dia. Isso pode significar subir as escadas no trabalho em vez de pegar o elevador ou ir à academia algumas vezes por semana – cada pequena mudança no seu dia conta.

De fato, uma nova pesquisa publicada recentemente sugere que, para obter melhor saúde e reduzir o risco de morte por qualquer causa, qualquer tipo de movimento é melhor do que pouco ou nenhum.

Isso significa que qualquer esforço que faça você se mexer e respirar – seja uma aula de kickboxing duas vezes por semana ou uma caminhada de 30 minutos até o trabalho – tem benefícios mensuráveis para seu cérebro e corpo.

Esse estudo, publicado no Journal of American Heart Association, usou dados sobre atividade física e taxas de mortalidade em pesquisas de mais de 4.800 adultos.

Descobriu-se que as pessoas com mais atividade “concentrada” (como uma aula de ginástica) não necessariamente tinham melhores resultados do que as pessoas que faziam a mesma quantidade de exercício em pequenas doses durante o dia (como caminhar até o trabalho ou levar o cachorro para passear).

“A mensagem principal com base nos resultados apresentados é que a atividade física total (ou seja, de qualquer tipo ou duração) fornece benefícios importantes para a saúde”, escreveram os autores do estudo.

Você imaginava que o segredo para perder peso com o passar dos anos era praticar atividades físicas mais vigorosas? Vai passar a mudar seus hábitos mais simples agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,60 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*