Como eliminar a celulite com drenagem linfática

Especialista:
atualizado em 02/03/2021

Cada vez mais as mulheres tem se preocupado com os cuidados com o corpo, e como eliminar a celulite é uma das maiores dúvidas e preocupações delas.

  Continua Depois da Publicidade  

Conhecida e temida por muitas pessoas, a celulite é principalmente visível nas coxas, joelhos e parte de cima dos braços, podendo ser um grande motivo de vergonha.

No entanto, hoje em dia a é possível encontrar vários métodos capazes de eliminar ou melhorar de forma eficiente a aparência da celulite. Consequentemente, isso pode promover uma sensação de bem-estar com o próprio corpo.

Entre os diversos tratamentos estéticos disponíveis, a drenagem linfática ganha destaque. Isso ocorre porque ela é um tipo especial de massagem para combater a celulite, que pode ajudar a voltar à forma por melhorar a circulação sanguínea.

Como a celulite é formada?

celulite na coxa

A celulite é formada quando células de gordura se acumulam nas camadas subcutâneas da pele, resultando em uma aparência de casca de laranja, o que pode causar desconforto para muitas pessoas.

O sedentarismo, hábitos alimentares não-saudáveis e uma predisposição ao ganho de peso podem contribuir para o corpo desenvolver a celulite.

Uma das maiores causas da formação da celulite é a diminuição da circulação linfática. Quando ocorre uma deficiência de nutrientes necessários para o funcionamento saudável das células da linfa, o funcionamento adequado do sistema linfático fica prejudicado.

Dessa forma, a eliminação de resíduos líquidos e toxinas do corpo é afetada, o que leva à retenção de líquido. Consequentemente, depósitos de gorduras continuam a se formar resultando na celulite.

Portanto, o primeiro passo para eliminar a celulite é colocar a linfa em movimento, o que irá garantir a eliminação de resíduos fluidos do organismo. A drenagem linfática é uma forma de remover a celulite e estimular a circulação linfática.

Manual de terapia de drenagem linfática

mulher fazendo drenagem linfática para eliminar a celulite

Este tipo de massagem, tem como objetivo melhorar a circulação linfática a partir da aplicação de uma pressão específica.

  Continua Depois da Publicidade  

Dessa forma haverá o estímulo dos músculos que irão impulsionar o fluxo linfático pelas veias linfáticas até que a gordura localizada seja drenada do organismo.

Ainda, a drenagem desencadeada por essa massagem elimina depósitos de toxinas e gorduras, reduzindo, portanto, a celulite.

O ideal é que terapeutas treinados realizem esse tipo de massagem, uma vez que eles conhecem bem as técnicas para manter a linfa fluindo. No entanto, a massagem também pode ser feita por você mesmo.

1. Automassagem

Uma automassagem bem simples é capaz de melhorar a circulação linfática. Você pode identificar as áreas afetadas, perceber onde a celulite está se acumulando, especialmente nos joelhos e na parte superior da coxa.

É necessário pressionar essas áreas ao passo que gentilmente irá massagear a pele em movimentos circulares, como você amassaria uma massa de pão.

Isso vai garantir que as células de seu organismo recebam nutrição e retardem o crescimento de depósitos de gordura e materiais residuais que se acumulam entre as células.

A automassagem deve ser realizada durante 15 minutos ao dia. É importante tomar cuidado para não exercer muita pressão pois os vasos linfáticos são finos como filetes, e devem ser massageados delicadamente.

Portanto, para que a massagem seja realizada de forma eficiente a fim de garantir melhores resultados, é aconselhável ir a um massoterapeuta treinado.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Massagem por um terapeuta treinado

Os terapeutas utilizam os dedos em movimentos delicados e ondulantes ao massagear os músculos de seu corpo, aumentando bastante as circulações linfática e sanguínea.

Nesse sentido, terapeutas treinados utilizam a quantidade de pressão exata com as mãos, o que mantém a linfa fluindo. Dessa forma, o tratamento para eliminar a celulite será mais eficiente.

3. Escovação da pele seca

Essa opção também faz maravilhas para o aumento da circulação linfática. Para realizar a escovação você deve pegar uma escova de pele com cerdas macias e escovar o corpo, sempre na direção do coração.

Primeiramente é importante dar mais atenção aos braços e às coxas, que normalmente armazenam mais celulite, e escovar gentilmente, com movimentos para cima.

Desse modo, além de auxiliar os fluxos sanguíneo e linfático, esta é uma forma ideal para remover células de pele mortas e promove a nova formação celular.

Como eliminar a celulite com outros métodos de drenagem linfática

aparelhos anti celulite
Aparelho de sucção para favorecer a circulação e combater a celulite

Aparelhos anticelulite

Diferentes tipos de aparelhos para remover celulite estão disponíveis, os quais operam a partir de diferentes métodos.

Nesse sentido, um dos tipos de aparelho utiliza o poder de sucção, puxando a pele em várias direções, o que favorece a circulação e a drenagem linfática. Além disso, eles produzem muito calor, o que auxilia na quebra dos tecidos gordurosos.

Também há alguns equipados com um certo tipo de massageador, que massageiam as áreas do corpo com celulite, em movimentos circulares de forma a aumentar o fluxo linfático, levando à drenagem de toxinas e materiais residuais.

Pressoterapia

Este tipo de terapia é capaz de estimular a circulação e a drenagem sanguínea a partir da utilização de câmaras infláveis.

Portanto, os braços e as pernas são colocados em câmaras infláveis que, alternativamente, inflam e desinflam, controlando a quantidade de pressão aplicada.

Dessa forma, ao aplicar esse movimento, que é similar à massagem, é possível auxiliar a linfa a circular livremente e, consequentemente, eliminar o acúmulo de gordura indesejada.

Mudanças no estilo de vida que ajudam a eliminar a celulite

mulher saudável bebendo água

Tente fazer a linfa fluir novamente de maneira natural ao fazer modificações em sua dieta e estilo de vida. Fazer exercícios e incluir alimentos mais nutritivos, frutas e vegetais frescos, e diminuir alimentos gordurosos irão te ajudar nesse processo.

Além disso, beba muita água. Se possível, faça uma sauna uma vez por semana. Do mesmo modo, atividade física, respiração profunda, meditação, yoga e acupressura podem auxiliar a linfa a fluir livremente, fortalecendo o sistema imune.

Aparelhos de pressoterapia e anticelulite, embora sejam uma opção, podem falhar em produzir o mesmo efeito da massagem de um terapeuta treinado para a drenagem linfática.

Há limitações no uso desses aparelhos e é recomendável buscar o conselho de um médico antes de utilizar qualquer um deles para a drenagem linfática.

Embora a drenagem linfática seja ideal como forma de acabar com a celulite, tonificar seu corpo e fazê-lo voltar à forma não acontece de uma hora para a outra.

É importante lembrar que esse processo de tratamento da celulite pode ser longo, e requer muita paciência e força de vontade. Além disso, adotar uma rotina saudável é primordial para obter sucesso no seu tratamento.

Você conhece alguém que utilizou a drenagem linfática para eliminar a celulite? Os resultados finais foram como o esperado? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 3,80 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário