Taxa de Metabolismo Basal – O Que é e Como Calcular

Você certamente já deve ter ouvido falar do metabolismo, que corresponde ao conjunto de reações bioquímicas e hormonais que permitem que os órgãos e células presentes no organismo humano funcionem de maneira adequada. Em outras palavras, ele compreende todas as funções que o nosso corpo exerce, como digestão, respiração, reparação das células, produção de energia, construção e manutenção de tecidos, batimentos do coração e funções cerebrais, de modo que nós continuemos vivos.

O ritmo de trabalho do metabolismo varia de pessoa para pessoa, de acordo com fatores como idade, sexo e peso. Além disso, o segredo para ter um metabolismo saudável – e por consequência um corpo também saudável – é a alimentação saudável.

Ok, talvez tudo isso não tenha sido novidade para você, mas se te perguntássemos a respeito do metabolismo basal, você saberia responder o que é? Você sabe como calcular a taxa de metabolismo basal? Então continue lendo para descobrir as respostas para esses questionamentos.

O metabolismo basal 

O metabolismo basal se refere à quantidade mínima de energia que o corpo humano necessita ter à sua disposição enquanto está em repouso para que consiga sobreviver, ou seja, equivale ao número de calorias que são gastas durante o sono e ao valor mínimo de calorias que cada um deve ingerir durante o dia. Vale ressaltar que o termo não se aplica à quantidade de energia que o corpo gasta quando já está acordado.

Essa taxa mínima energética é necessária ao organismo para que ele consiga exercer funções vitais que não são interrompidas durante o sono como a respiração e o bombeamento de sangue. Pensando especificamente no metabolismo, essa quantia básica de energia é fundamental para que ele receba a quantidade adequada de fluidos que o regulam.

A taxa de metabolismo basal 

Assim como acontece com o metabolismo, o metabolismo basal varia de um indivíduo para outro. Entre alguns aspectos que definem a taxa de metabolismo basal, índice que revela a quantidade de energia que cada pessoa gasta enquanto dorme, encontram-se idade, sexo, fatores genéticos, peso, altura e tipo e frequência de atividade física.

Esse valor ainda muda conforme o percentual de gordura e músculos que a pessoa possui em seu corpo: os músculos queimam três vezes mais energia do que a gordura, logo a taxa de metabolismo basal de uma pessoa com um percentual baixo de gordura será maior do que aqueles que possuem uma porcentagem alta da composição.

Além disso, doenças são outro aspecto que influenciam a taxa de metabolismo basal. Por exemplo, quando alguém está com febre, a cada 0,5º C que a condição aumenta em sua temperatura, o índice aumenta em 7%. Já quando o indivíduo sofre com a produção inadequada de hormônios por parte da glândula tireoide, essa taxa decresce de 30 a 40%.

Como calcular a taxa de metabolismo basal 

Para obter o cálculo estimado do valor da taxa de metabolismo basal é preciso utilizar uma fórmula que leva em consideração fatores como idade, peso, altura e sexo.

Quem deseja calcular o índice de um homem é preciso seguir a seguinte equação: 66 + (13,7 x Peso) + (5,0 x Altura em cm) – (6,8 x Idade). Tendo isso como base, podemos concluir que um homem de 35 anos, com 175 cm de altura e 70 quilos possui uma taxa de metabolismo basal de aproximadamente 1700 calorias por dia.

Já para saber a quantidade de calorias referentes a uma mulher, a fórmula que deve ser aplicada é um pouco diferente: 665 + (9,6 x Peso) + (1,8 x Altura em cm) – (4,7 x Idade). Isso indica que, por exemplo, uma mulher de 24 anos, 1,70 de altura e 70 quilos apresenta uma taxa de metabolismo basal de cerca de 1530 calorias diárias.

Esses dados indicam que o homem que usamos para exemplificar a fórmula precisa consumir 1700 calorias diariamente e a mulher deve ingerir 1530 calorias.

As maneiras de cálculo que vimos acima fazem parte do método da equação Harris-Benedict que foi elaborado no ano de 1919. Há ainda uma outra forma de descobrir a taxa de metabolismo basal, que além dos dados pedidos pela fórmula Harris-Benedict, leva em consideração também o gasto calórico que a pessoa tem durante sua prática diária de atividade física.

Para descobrir esse valor é necessário adicionar o número da taxa de metabolismo basal obtido na equação Harris-Benedict com o tempo gasto no exercício físico multiplicado pelo número de calorias gastas por minuto.

Com isso, temos a seguinte fórmula: Harris-Benedict + (Tempo x Calorias por minuto).

Por exemplo, vamos supor que o homem que citamos acima corra 20 minutos por dia e tenha um gasto calórico de 296 a cada sessão de corrida. Podemos concluir que sua taxa de metabolismo basal é de aproximadamente 1996 calorias por dia (1700 + 296 = 1996).

Já se formos aplicar a segunda fórmula utilizando o caso da mulher e supormos que ela corre 30 minutos por dia, gastando 444 calorias por treino, seu índice subirá para em torno de 1974 (1530 + 444 – 1974).

O segundo cálculo nos fornece um valor mais aproximado do real, entretanto, ele pode ser mais complicado de ser aplicado, visto que nem sempre é possível definir o gasto calórico exato em uma atividade física. Isso porque o número varia de acordo com o peso do indivíduo, a intensidade do treinamento e a velocidade em que ele é feito.

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Gostou das dicas?

Você consegue identificar a sua taxa de metabolismo basal através desta fórmula acima? Acredita que precisa mudar seus hábitos de dieta e exercícios para melhorá-la? Comente abaixo!

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36 comentários em “Taxa de Metabolismo Basal – O Que é e Como Calcular”

  1. Fiz o cálculo e deu 1.252,3 kcal…só que eu acho que são muitas calorias para uma pessoa baixinha e velhinha como eu….1,55m (antes eu tinha 1,58…quase 1,60m…fui diminuindo de tamanho e aumentando de largura…)tenho 59 anos pesando 61,1kg. e engordando praticamente 1kg por dia! Segui a regra de calcular e deu esse resultado.

  2. o esquema é passar num nutricionista esportivo e desenrolar com ele, é até melhor pq ele msm ja passa tudo certinho, com mais detalhes e mais calma

  3. Olá eu meu nome é Sandra tenho 38 anos, 1,70 de altura e peso 86 kilos, não consegui fazer a conta pois não entendi

  4. Olá, não consigo perder peso. Tenho 51 anos, 1,54 e peso 62 quilos. Faço esteira todos os dias numa perda calórica de 400 cal. Consumo no máximo 1000 cal diárias. Qual está sendo meu problema?

  5. Boa tarde, calcule para mim por favor.
    Homem 1.98 126 kg caminhada de 20 minutos e musculação de 1 hora +ou – 5 vezes por semana e trabalho com esforço físico de moderado a pesado

  6. Me ajuda mulher de 16 anos 1,57 58kg jogo vôlei de 3hr de segunda e sexta e jogo futsal terça e quinta e sábado 3hr

  7. Bom dia alguém pode me ajudar neste cálculo. Meu nome e Helena. Tenho 47 anos. Peso 93,600 altura 1,72
    Faço exercícios físicos todos os dias. Segunda quarta e sexta faço crosfit. Das 19:00 as 20:00 horas.Terça e quinta e sábado faço hit e ABS de manhã das 7:00 as 8:00 da manha. Meia hora o hit que e intensidade ea noite faço circuito.das 19:00 as 20:00 horas. Sou bruta monte. Faz um ano que impaquei no 93 e não saio mais. Meu metabolismo e quase morrendo. E acabei descobrindo que e tipo cortisol. Mais preciso de ajuda para o cálculo basal. Obrigado

  8. Boa tarde!
    Tenho 20 anos, peso 100 kg e tenho 168 cm.

    Caminho 30 minutos 6 dias por semana (3 ou 4 km a subir e a descer) mas preciso de emagrecer 10 Kg em 4 meses. Normalmente não como exagerado nem porcarias e mesmo assim não consigo emagrecer. o que fazer ?

  9. Eu já fiz, achei falho.
    Teve uma época que eu comia cerca 1000 calorias por dia, estava entrando em um quadro de transtorno alimentar já, pois eu desmaiava com frequência e eu pesava 56 kg na época (tenho 1,74 de altura). O TMB diz que para eu manter 56 kg eu teria que ingerir 1900 calorias, isso sendo sedentária. Comendo uma quantia calórica saudável diariamente, entre 1800 e 2000 calorias, nunca chego a pesar menos de 62 kg. Ou seja, cada organismo tem uma necessidade calórica própria, não dá para calcular assim.

  10. Boa Noite tenho 128 Milos , 44 anos , 1.76 altura. Caminho 1hora e 20 todos os dias. Vcs podem calcular pra mim que não consegui

  11. tenho 160 altura peso 106k e faço esteira 20minutos e musculaçao tres vezes na semana e mas 20 minutos no final da musculaçao de bicicleta por gentileza me diz como faz esse calculo nao consigo .

  12. Não concordo com esta fórmula de 1919. Observem que ela não leva em consideração a massa muscular. Sabemos que o indivíduo com maior massa magra tem um metabolismo maior em comparação com o que tem pouca massa magra.

  13. Também preciso de ajuda, sou mulher, tenho 50 anos, atura 1.60, peso 67.9,caminho 1 hora três vezes por semana.

  14. Me ajudem a fazer esse cálculo eu não consigo por favor. Eu tenho 20 anos peso 58 kl e tenho 1,67 de altura . Quero ganhar massa, tem como alguém calcular pra mim?

  15. por favor peço ajuda, pois encontrei valores diferentes: 1079 – 1591 – 1608 nao entendi onde errei,
    tambem fui calcular com a atividade fisica e me perdi. tenho 34 anos peso 85kg e tenho 1,65 de altura.

    muito obrigada a quem me ajudar.

  16. Também não estou conseguindo fazer, alguém pode me ajudar? Eu tenho 21 anos, peso 56kg, 1,65 de altura e faço musculação 3x na semana.

  17. Olá. O resultado da formula de homens esta errada. O correto é 1.662 kcal/dia.

    Fabio, não é correto, pois NUNCA a quantidade kcal para o TMB deverá ser menor. Essa quantidade é somente para manter seus órgãos vitais funcionando.
    Se você deseja emagrecer deverá fazer uma reeducação alimentar e praticar pelo menos uma caminhada todos os dias. É sempre bom passar em um médico, nutricionista e fazer o acompanhamento da sua saúde.

    • Me ajudem a fazer esse cálculo eu não consigo por favor. Eu tenho 24 anos peso 127 kl e tenho 1,67 de altura . Quero perder peso estou fazendo caminhada de uma hora seis vezes por semana. CalculEm pra mim por gentileza.

          • Faço 6 vezes por semana!! descanso 1 dia apenas, faço hits, corridas, treinos rápidos e intensos!!!

        • MT gente falando que não e isso que não e aquilo ..
          Geeeeeente e só uma ideia , essa conta não e exata vc tem que pegar e ir fazendo testes com seu corpo pra saber o certo em qual o seu corpo se adapta..

        • Poxa tava querendo saber da minha,mas é complicado esse cálculo.
          Poderia me ajudar por favor?
          Sinto que meu metabolismo é muito acelerado,pois se eu não consumir no café da manhã muitas calorias,sinto mal antes do almoço.
          Faço pilates pela manhã e uso escadas diariamente.
          Fiz exames e deramnormalis,porém estou pendendo peso depois que tirei pão, açucar branco e arroz branco.
          Tenho uma vida corrida.
          Só que não quero emagrecer assim!
          Tenho 53 anos
          Altura 1m64
          Estava com 61 quando comecei perdendo
          Hoje com 57

  18. Está correto dizer que quem quer emagrecer deve manter o numero de calorias consumidas menor que a taxa de metabolismo basal + atividade física?

    • Está correto sim Fábio. Quando a sua ingestão calórica diária fica abaixo da TMB+AF, seu corpo irá buscar essas “calorias que faltam” nas reservas energéticas (geralmente lipídicas) existentes no organismo. Tem-se então o emagrecimento.

    • Ah, faltou um detalhe. Além da TMB+AF vc deve considerar tb a Taxa Ocupacional, que em média equivale a 20% da TMB. A TMB, como a Karina explicou, leva em conta somente as calorias necessárias pro funcionamento do organismo, meio que em situação de repouso. A taxa ocupacional complementa a TMB com as calorias gastas nas suas atividades básicas do dia-a-dia (locomoção, trabalho, etc).

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