Ainda pouco conhecida, a farinha da casca de maracujá tem atraído cada vez mais a atenção das pessoas, já que além de ser uma excelente fonte de fibras, ela traz diversos benefícios para a saúde.
Além disso, sua preparação é simples, e ela pode inclusive ser feita em casa.
Então, vamos conhecer um pouco mais sobre a farinha da casca de maracujá, suas propriedades e quais os benefícios que ela pode trazer para a saúde e a boa forma.
Um artigo brasileiro, publicado no periódico Ciência Rural em 2014, estudou as propriedades nutricionais da casca do maracujá, e encontrou dois tipos principais de substâncias:
O consumo de somente duas colheres de farinha de maracujá já é suficiente para obter os principais benefícios do alimento. Portanto saiba quais são eles a seguir
Os principais antioxidantes presentes na farinha da casca de maracujá são os polifenóis e os carotenoides.
Esses compostos são responsáveis por combater os danos causados pelos radicais livres, e assim ajudam a tratar e prevenir alguns problemas de saúde, como:
Inicialmente o uso da farinha de casca de maracujá era voltado para pessoas que precisavam controlar a glicemia. Mas com o tempo ela começou a ganhar mais visibilidade, graças a sua atuação no emagrecimento.
Isso é decorrente da sua alta concentração de fibras, como a pectina, um tipo de fibra solúvel que ao entrar em contato com líquidos no estômago forma uma espécie de gel e retarda o esvaziamento gástrico e promove a sensação de saciedade.
Além disso, quando chega no intestino, a farinha de maracujá dificulta a absorção de carboidratos e gorduras, evitando o aumento da glicose, colesterol e triglicerídeos na corrente sanguínea.
E ao controlar a glicose sanguínea, a farinha da casca do maracujá impede a liberação de uma quantidade excessiva de insulina, hormônio que, entre outras ações, acaba levando a um maior acúmulo de gorduras.
A fibra da casca do maracujá, especialmente a pectina, diminui a velocidade de absorção de carboidratos, e assim impede a ocorrência de picos de glicemia.
Desta forma, o consumo da farinha de maracujá é uma ótima estratégia para prevenir e mesmo ajudar no tratamento da diabetes tipo 2 e quadros de resistência à insulina.
As fibras alimentares também regulam a absorção de gorduras e colesterol, da mesma forma como fazem com os açúcares.
Por isso, o consumo regular de fibras, principalmente das solúveis, auxilia no controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.
Esse é o benefício mais conhecido das fibras alimentares: a melhora do funcionamento intestinal.
Isso acontece porque as fibras, principalmente as insolúveis, ajudam a aumentar a hidratação e o volume das fezes, evitando assim quadros como a constipação.
Entretanto, é importante lembrar que o consumo de fibras deve sempre ser acompanhado de uma boa hidratação, caso contrário, elas podem causar a constipação.
Você pode encontrar a farinha de maracujá na seção de produtos diet dos supermercados, ou então em casas de produtos naturais. Mas, se preferir, você pode fazer a farinha em casa.
Ingredientes:
Modo de Preparo:
Para usufruir dos benefícios da farinha de casca de maracujá, basta incluir duas colheres de sopa em sua dieta, seja em sucos, vitaminas, tapioca ou mesmo diluída em água.
Confira abaixo algumas receitas leves e saudáveis, e dessa forma aproveitar os benefícios da farinha da casca do maracujá:
Ingredientes:
Modo de preparo:
Ingredientes:
Preparo:
Ingredientes:
Modo de Preparo:
Veja a seguir um vídeo sobre a farinha da casca de maracujá!
Gostou das dicas?
Veja Todos Comentários
Boa tarde estou gestante posso usar dessa farinha do maracujá pra abaixar minha glicemia e como faço.
Eu faço vitamina com frutas
EU JÁ USO FARINHA DE MARACUJÁ. SOU PRÉ-DIABÉTICA E MINHA GLICOSE ABAIXOU UM POUCO.
Para não perder os beneficios da casca de maracuja Ela deve ser seca no Sol;porque no forno perde os beneficios.
Vou esperiementar afazer a farinha e passarei.a usala poisminha glicose esta muito alta
Estou com a glicose alta , colesterol alta,e só hipertença e peso mas de100 quilo vou usar o pó de maracujá
Queria saber se quem tem pressão alta ou doença nos rins mas não em estado avançado pode consumir a farinha de maracujá ?tenho nefrite crônica a 11 anos
gte uma sugestao um kilo da farinha do maracja está em torna de 22 reais, vale muito a pena o investimento e vai poupar muito trabalho, pq é dificil pra fazer corretamente, d pra usar o mes todo e é otimo eu digo pq uso.
Comprei farinha de casca de maracujá no supermercado e achei o gosto amargo, não combina com nada e gruda muito no céu da boca! Não sei como usar. Alguém tem uma dica prática?
Toda vez que consumo a farinha na vitamina , me da uma diarréia muito forte, porque isso acontece? Estou precisando abaixar a minha glicose urgente. A farinha também me da muitos gases, barriga inchada e não consigo fazer nada, só fico deitada de tanta dor. O que eu faço?
Ouvi dizer que tem de tirar apele amarela da casca antes de torrar. Porque tem de tirar a casca amarela? Não pode tirar a poupa e depois torrar a casca junto com a pele amarela e depois bater no liquidificador e depois peneirar?
Atenciosamente,
José Roberto Barbosa.