5 benefícios da jaborandi – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 24/11/2021

Jaborandi é uma planta medicinal que traz muitos benefícios para os cabelos. Não é à toa que ela é usada na indústria cosmética na produção de shampoos e condicionadores. 

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, também é possível encontrar a jaborandi como o princípio ativo de tônicos capilares e de outros produtos para os cabelos. O próprio óleo de jaborandi é indicado para cuidar da saúde dos fios.

Confira então para que serve a jaborandi e quais são os seus benefícios. 

Para que serve

A jaborandi é uma erva rica em pilocarpina, que é uma substância que atua estimulando o crescimento dos fios de cabelo e prevenindo diversos problemas, como por exemplo a quebra e a queda capilar.

A pilocarpina, quando extraída da planta, também pode ser usada para tratar certas condições de saúde como a boca seca, os olhos secos e a diarreia. Já a planta jaborandi é destinada apenas para benefícios estéticos.

Benefícios da jaborandi

planta jaborandi

Conhecida também pelo seu nome científico Pilocarpus microphyllus, a jaborandi tem várias propriedades medicinais. O principal uso da planta é para os cuidados com a pele e os cabelos. 

Assim, veja abaixo os benefícios de usar a jaborandi no seu dia a dia para fins estéticos.

  Continua Depois da Publicidade  

Redução da queda de cabelo

Como a pilocarpina fortalece os fios, o cabelo se torna mais saudável e resistente. Isso significa que a jaborandi ajuda a diminuir a queda capilar e as pontas duplas.

Crescimento dos fios e prevenção de fios brancos

A jaborandi fortalece os cabelos e o couro cabeludo. Dessa forma, ela estimula o crescimento do cabelo, que vai crescer mais forte e menos propenso à quebra.

Além disso, a jaborandi estimula a renovação celular e fornece nutrientes ao couro cabeludo que podem ajudar a retardar o aparecimento de cabelos brancos.

Diminuição da caspa

É possível combater a caspa com o auxílio da jaborandi. A planta tem ação adstringente que ajuda a limpar o couro cabeludo profundamente. Isso ajuda a reduzir a oleosidade, a proteger o couro cabeludo e, consequentemente, a reduzir a caspa. 

Hidratação, maciez e brilho capilar

A jaborandi tem propriedades emolientes que tornam os cabelos macios e umectados, com brilho e hidratação. O efeito umectante garante a retenção de água nos fios, o que preserva a hidratação por mais tempo selando os fios e evitando o ressecamento. Dessa maneira os cabelos ficam com um aspecto muito mais saudável.

Saúde da pele

A jaborandi também é ótima para hidratar a pele. Além disso, ela ajuda a controlar a oleosidade, o que pode ser útil no tratamento da acne. Por fim, a ação emoliente da jaborandi deixa a pele mais elástica e macia.

  Continua Depois da Publicidade  

Tudo isso contribui para a prevenção de rugas e para o tratamento de inflamações na pele.

Como usar

Cuidados com o cabelo

É possível usar a jaborandi na forma de chá, óleo natural ou ainda na composição de produtos para a pele e os cabelos.

Chá de jaborandi 

Apesar de ser preparado como um chá, não é recomendado beber o chá de jaborandi pois ele pode ser tóxico. Assim, você deve preparar a solução para uso externo.

Para isso, use algumas folhas de jaborandi e ferva durante 10 minutos. Em seguida, desligue o fogo, coe a mistura e espere o chá esfriar.

Assim que estiver morno ou frio, você pode aplicar o chá de jaborandi nos fios secos dos cabelos. É recomendado aplicar o chá em toda a extensão do cabelo, inclusive no couro cabeludo, massageando bem. 

Por último, coloque uma touca e deixe a solução agir por 40 minutos. 

  Continua Depois da Publicidade  

Óleo de jaborandi

O óleo de jaborandi deixa os cabelos muito brilhantes. O ideal é usar apenas uma colher de sopa de óleo de jaborandi para não deixar o cabelo com aspecto muito oleoso e pesado.

Aqueça o óleo por alguns segundos no micro-ondas para o cabelo absorver melhor os seus nutrientes, mas cuidado para não esquentar demais e se queimar! Então, massageie o óleo nos cabelos secos desde o couro cabeludo até o comprimento dos fios.

Deixe agir por 2 horas antes de lavar com o shampoo e condicionador de sua preferência. Mas evite aplicar os produtos na raiz dos cabelos nessa primeira lavagem.

Outros usos

Outra forma de usar o óleo de jaborandi nos cabelos é adicionando algumas gotas do óleo no seu shampoo. Dessa forma, você oferece mais nutrientes para as suas madeixas.

Na pele, é importante testar uma pequena quantidade de óleo ou solução de jaborandi antes de espalhar o produto por toda a região. Isso serve para prevenir reações alérgicas ou irritações indesejadas.

Ao usar o jaborandi nos seus cuidados diários, você terá uma pele e cabelos bem nutridos e muito mais bonitos.

  Continua Depois da Publicidade  

Vale ressaltar que apesar da jaborandi ser conhecida por outras propriedades terapêuticas que ajudam no tratamento de problemas de saúde como a bronquite, as cólicas intestinais, a diabetes e o glaucoma, a erva não é usada para esses fins. Nesses casos, é a pilocarpina, extraída da jaborandi, que é usada para a produção de remédios.

Sendo assim, o óleo, o chá e os produtos cosméticos contendo jaborandi só devem ser usados para os cuidados com a pele e os cabelos e nunca usados oralmente.

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia os benefícios do jaborandi? Pretende utilizá-lo nos cabelos e na pele? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário