Benefícios do Óleo de Amêndoas – Como Usar Para Saúde, Beleza e Boa Forma!

Especialista:
atualizado em 30/06/2020

Bom para o controle do colesterol, ajuda a prevenir a diabetes e melhora o trânsito intestinal: confira os benefícios do óleo de amêndoas e como usar!

Os inúmeros benefícios do óleo de amêndoas podem ser atribuídos às propriedades quase medicinais das sementes da amendoeira. A amêndoa tem potencial bactericida, fungicida, sedativo, anestésico, antioxidante, anticarcinogênico, diurético e antiespasmódico.

Além de tudo isso, o óleo é um ótimo hidratante natural para a pele e os cabelos devido às gorduras saudáveis presentes na amêndoa. Aplicado diretamente sobre os fios, nutre e fortalece o cabelo quebradiço, e na pele, hidrata o tecido e reduz as marcas de celulite e estrias. Descubra por que o óleo de amêndoas é um dos melhores aliados da saúde, beleza e boa forma.

Benefícios do óleo de amêndoas

1. Ajuda no controle do colesterol

Ao contrário de muitas gorduras que baixam os níveis do colesterol “bom” e do “ruim”, o óleo de amêndoas reduz o colesterol LDL (ruim) sem causar uma diminuição dos teores de HDL (o bom colesterol) no sangue e até ajuda a elevar a concentração de HDL na circulação, propriedade que contribui para um melhor controle das taxas de colesterol total.

2. Rico em vitamina E, combate o envelhecimento

A vitamina E, também conhecida como tocoferol, é um dos mais potentes antioxidantes. Além de proteger o organismo contra o estresse oxidativo causado pelos radicais livres, a vitamina E também reduz processos inflamatórios e combate os danos provocados pelos raios ultravioletas e o envelhecimento natural do corpo. Uma porção de 10 gramas do óleo de amêndoas fornece nada menos que 20% das nossas necessidades diárias de vitamina E.

3. É bom para o coração

De acordo com um estudo publicado em 2014 no Journal of Research in Medical Sciences, o óleo de amêndoas reduz o risco de doenças cardiovasculares devido aos altos níveis de vitamina E (que, como acabamos de ver, reduz as inflamações) e à sua atuação sobre as taxas de colesterol, que também já conhecemos acima.

4. É um antisséptico natural

Dois compostos encontrados no óleo de amêndoas (o cianeto de hidrogênio e o benzaldeído) são tóxicos para bactérias, germes, fungos e vírus. Por este motivo, o óleo de amêndoas pode ser utilizado como bactericida, antiviral e antifúngico.

Assim, é possível aplicar o óleo diretamente sobre a pele para tratar ferimentos e infecções causadas por picadas de insetos, fungos e bactérias.

5. Ajuda a prevenir a diabetes

Pesquisadores da Purdue University, nos Estados Unidos, observaram que voluntários que consumiam amêndoas no café da manhã apresentavam uma menor elevação da glicose no sangue, e foi notado que o óleo foi tão eficiente quanto as próprias amêndoas em promover um aumento na secreção de insulina após a refeição.

Além de prevenir a diabetes, esses benefícios do óleo de amêndoas melhoram o controle do apetite e podem ajudar a reduzir a fome que surge pouco tempo após uma refeição rica em carboidratos.

6. Melhora o trânsito intestinal

A gordura saudável presente nas sementes tem função laxativa e também protetora da parede intestinal. Apenas uma colher por dia do óleo de amêndoas destinado ao consumo humano já é suficiente para combater a constipação e acelerar a passagem dos alimentos pelo sistema digestivo.

7. Pode ser aliado da boa forma

O óleo de amêndoas não emagrece, mas pode ser uma saudável adição ao cardápio de quem está tentando perder peso por conta das propriedades anti-inflamatórias do produto, bem como o efeito que o óleo exerce sobre o apetite. Como possui digestão mais lenta que carboidratos e proteínas, o óleo retarda a digestão e prolonga a saciedade, facilitando o controle da vontade de comer.

Uma colher por dia do alimento já é mais do que suficiente para obter todos os benefícios do óleo de amêndoas sem correr o risco de engordar.

8. Diminui a dor de ouvido

O óleo de amêndoas é um ótimo remédio natural para dor de ouvido. Uma pequena porção do óleo aquecido aplicado diretamente no ouvido ajuda a tratar inflamações e melhora rapidamente as dores causadas pela otite.

9. É excelente para a pele

Este é possivelmente um dos benefícios do óleo de amêndoas mais conhecidos e pesquisados. O alto teor de antioxidantes torna o produto um grande amigo da saúde da pele. Além de diminuir as indesejáveis marcas causadas pelas estrias e pelas celulites, o óleo de amêndoa também hidrata profundamente a pele e trata condições como psoríase e eczema.

Outros benefícios do óleo de amêndoas para a pele:

  • Remove impurezas acumuladas nos poros e previne cravos e espinhas;
  • Melhora o aspecto das olheiras;
  • Reduz marcas de expressão;
  • Aumenta a elasticidade da pele, previne rugas e danos causados pela exposição ao sol;
  • Atenua os sinais de envelhecimento precoce;
  • Quando combinado com um pouco de açúcar refinado, forma um excelente esfoliante caseiro.

O óleo de amêndoas também pode ser utilizado para hidratar os lábios e remover a maquiagem.

10. Trata os cabelos

O óleo de amêndoa é tão benéfico para os cabelos como é para a pele. Os ácidos graxos da amêndoa amaciam, fortalecem e nutrem profundamente os fios, favorecendo o crescimento e reduzindo a queda capilar.

Aplicado diretamente sobre o couro cabeludo, o óleo hidrata o tecido e trata problemas como caspa e inflamações. Demais aplicações do óleo de amêndoas para o cabelo:

  • Tratar e prevenir pontas duplas;
  • Aumentar o brilho dos fios;
  • Diminuir o volume;
  • Substituto natural para condicionadores (deve ser utilizado com moderação nas pontas, a fim de evitar o aspecto oleoso).

11. Relaxa a musculatura

A massagem com óleo de amêndoas reduz as dores musculares e ajuda a recuperar o corpo após treinos extenuantes de musculação ou corrida. Entre os benefícios da massagem com o óleo, estão a remoção das toxinas, a redução da fadiga muscular e a melhora da circulação nos membros afetados.

Como fazer seu próprio óleo de amêndoas

Ingredientes:

  • 2 xícaras de amêndoas (sem torrar);
  • 1 ou 2 colheres de azeite extra virgem.

Modo de Preparo:

  • Bata as duas xícaras de amêndoas no liquidificador (comece com uma velocidade mais baixa e vá aumentando aos poucos);
  • Desligue o liquidificador e raspe as laterais do copo, a fim de remover partes não trituradas;
  • Bata a mistura novamente, repetindo o processo acima quantas vezes for necessário para incorporar todas as amêndoas;
  • Acrescente o azeite e deixe misturar até que uma pasta homogênea seja formada;
  • Retire a mistura do liquidificador e acondicione-a em um vidro com tampa;
  • Deixe o vidro em temperatura ambiente por aproximadamente duas semanas;
  • Após este período, drene o óleo do vidro;
  • Pronto! O óleo já pode ser utilizado para fins culinários, ou, se preferir, estéticos.

Como usar: aproveite os benefícios do óleo de amêndoas corretamente!

Há basicamente duas maneiras de se obter o óleo de amêndoas: por prensagem mecânica ou através do uso de solventes químicos.

Embora o primeiro procedimento seja evidentemente o mais “natural”, é o método químico que acabou sendo o mais empregado para comercialização do produto, porque com ele o rendimento é maior e consequentemente o preço acaba sendo mais acessível para o consumidor final.

A maior parte do óleo de amêndoas à venda é destinada para uso cosmético, e muitas vezes contém resquícios de substâncias químicas que impedem seu consumo como alimento.

Para utilizar o óleo de amêndoa na cozinha, procure versões próprias para esse fim, e em hipótese alguma use o óleo de massagem ou do cabelo para consumo alimentar.

Para usar para fins estéticos, limpe a pele e aplique o óleo com movimentos suaves (se preferir, utilize um algodão). Deixe agir por alguns minutos e, se necessário, retire o excesso.

Para tratar o couro cabeludo, massageie algumas gotas do óleo no local e deixe agir por 45 minutos. Se preferir um tratamento mais profundo, deixe durante a noite toda.

Quando usar o óleo para dores no ouvido, aqueça levemente uma colher em água quente, acrescente duas ou três gotas de óleo de amêndoas e deixe o líquido penetrar lentamente através do canal auditivo.

Para uma massagem que ajude a aliviar dores musculares, a dica é aplicar algumas gotas do óleo levemente aquecido sobre as áreas mais doloridas e fazer movimentos que auxiliem na eliminação dos famosos nós (ou nódulos, que são pontos de maior tensão) musculares. Para melhores resultados, mergulhe uma toalha em água quente, torça bem e em seguida cubra a área recém-massageada com o óleo de amêndoas.

Você já experimentou utilizar o óleo de amêndoas de alguma maneira para algum destes propósitos acima? Agora que conhece seus benefícios, pretende aderi-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (29 votos, média: 4,38 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

7 comentários em “Benefícios do Óleo de Amêndoas – Como Usar Para Saúde, Beleza e Boa Forma!”

  1. Muito bom seu artigo, foi muito esclarecedor para mim, o seu trabalho acrescenta muito em meus conhecimentos e me ajuda muito a formular melhores conteúdo para meu público.
    Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.