Benefícios do Óleo de Amêndoas para saúde, beleza e boa forma

Especialista da área:
atualizado em 02/12/2020

O óleo de amêndoas é muito famoso pelo seu alto poder de hidratação, tanto para a pele quanto para o cabelo. Mas, além disso, ele também ajuda a reduzir inflamações, melhora a saúde cardiovascular e facilita a perda de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Esse produto ainda apresenta outros benefícios para a nossa saúde, pois é bactericida, fungicida, anestésico, antioxidante e diurético. Portanto confira as propriedades do óleo de amêndoas e descubra como usá-lo no seu dia a dia.

Propriedades Nutricionais

O óleo de amêndoas possui nutrientes importantes para a saúde, como as vitaminas E e K, ácidos graxos do tipo ômega 6 e alguns minerais. Cada colher de sopa do óleo fornece 119 calorias, 14 gramas de gordura (das quais apenas 1 g é saturada).

1. É rico em vitamina E 

A vitamina E é um dos mais potentes antioxidantes que existem, o que a torna uma grande aliada no combate os radicais livres (que podem causar doenças e acelerar o envelhecimento). Além disso, é um potente anti-inflamatório.

Por exemplo, para aliviar dores de ouvido, basta aquecer uma colher em água quente, acrescentar duas ou três gotas de óleo de amêndoas e deixar o líquido penetrar lentamente através do canal auditivo.

2. É bom para a saúde cardiovascular e para a diabetes

Além de não ter colesterol, o óleo de amêndoa ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a elevar o nível do colesterol bom (HDL).

Também reduz as inflamações que danificam os vasos sanguíneos, o que faz dele um aliado contra as doenças cardiovasculares, de acordo com um estudo publicado em 2014 no Journal of Research in Medical Sciences.

Além disso, um estudo publicado em 2011 constatou que o consumo de amêndoas no café da manhã diminuiu os níveis de glicose no sangue e aumentou a saciedade, o que particularmente é benéfico para pessoas com diabetes.

3. Melhora a digestão e ajuda a emagrecer

Graças às suas propriedades, o óleo de amêndoas combate a constipação por conta de sua função laxativa, protege o intestino e pode até ajudar a prevenir o câncer de cólon.

Além disso, algumas pesquisas têm indicado que pessoas que consomem amêndoas regularmente (na forma integral ou mesmo como óleo) têm mais facilidade para emagrecer e reduzir medidas.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso ocorre devido a suas propriedades anti-inflamatórias, e também porque ele ajuda a controlar o apetite.

Esse óleo deve entrar na dieta substituindo as gorduras menos saudáveis, mas deve ser utilizado sem exagero para não correr o risco de. Uma colher por dia já é mais do que suficiente para obter todos seus benefícios.

4. É excelente para a pele 

Deixa a pele profundamente hidratada e diminui as marcas causadas pelas estrias e celulites. Além disso, ele pode ser utilizado para hidratar os lábios e remover a maquiagem.

Por ser antisséptico, o óleo de amêndoas é uma boa alternativa para tratar ferimentos e infecções causadas por picadas de insetos, fungos e bactérias.

Outros benefícios do óleo de amêndoas para a pele:

  • Remove impurezas acumuladas nos poros e previne cravos e espinhas;
  • Melhora o aspecto das olheiras;
  • Reduz marcas de expressão;
  • Aumenta a elasticidade da pele, previne rugas e danos causados pela exposição ao sol;

Como usar: limpe a pele e aplique o óleo com movimentos suaves (se preferir, utilize um algodão). Deixe agir por alguns minutos e, se necessário, retire o excesso. Para fazer um esfoliante caseiro, é só misturar um pouco de óleo com açúcar refinado.

5. Trata os cabelos 

O óleo de amêndoas deixa fios fortes e nutridos, favorece o crescimento e reduz a queda capilar. Além disso ajuda os cabelos da seguinte forma:

  • Trata e previne pontas duplas;
  • Aumenta o brilho dos fios;
  • Diminui o volume;
  • Substitui o condicionador.

Trata problemas como caspa e inflamações, para isso é só massagear algumas gotas do óleo no couro cabeludo e deixar agir por 45 minutos. Se preferir um tratamento mais profundo, deixe durante a noite toda.

6. Relaxa a musculatura 

A massagem com óleo de amêndoas reduz as dores musculares e ajuda a recuperar o corpo após exercícios físicos intensos, já que ele ajuda a remover toxinas, reduz a fadiga muscular e melhora da circulação.

  Continua Depois da Publicidade  

Escolha o óleo ideal para suas necessidades

O óleo de amêndoas pode ser obtido por prensagem mecânica ou através do uso de solventes químicos. Embora o primeiro método seja mais natural, o segundo é mais usado, visto que ele garante um rendimento maior e um preço menor.

Se você quiser usar óleo de amêndoas na cozinha, compre um específico para culinária. Pois, dessa forma, você não correrá o risco de ingerir substâncias químicas presentes nos óleos destinados para o uso cosmético.

Como fazer seu próprio óleo de amêndoas 

Você pode fazer seu próprio óleo em casa utilizando apenas um liquidificador. Veja como:

Ingredientes: 
  • 2 xícaras de amêndoas (sem torrar);
  • 1 ou 2 colheres de azeite extra virgem.
Modo de Preparo:
  1. Bata as duas xícaras de amêndoas no liquidificador (comece com uma velocidade mais baixa e vá aumentando aos poucos);
  2. Desligue o liquidificador e raspe as laterais do copo para remover partes não trituradas;
  3. Bata a mistura novamente, repetindo o processo acima quantas vezes for necessário para incorporar todas as amêndoas;
  4. Acrescente o azeite e bata até que uma pasta homogênea seja formada;
  5. Retire a mistura do liquidificador e coloque-a em um vidro com tampa;
  6. Deixe o vidro em temperatura ambiente por duas semanas;
  7. Após este período, drene o óleo do vidro e utilize-o para fins estéticos ou culinários.

Você já experimentou utilizar o óleo de amêndoas de alguma maneira para algum destes objetivos acima? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (30 votos, média 4,40)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

7 comentários em “Benefícios do Óleo de Amêndoas para saúde, beleza e boa forma”

  1. Muito bom seu artigo, foi muito esclarecedor para mim, o seu trabalho acrescenta muito em meus conhecimentos e me ajuda muito a formular melhores conteúdo para meu público.
    Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.

    Responder