Beta-Alanina – O Que é, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar

Especialista:
atualizado em 02/08/2020

A beta-alanina é um aminoácido não essencial, que é produzido de maneira natural pelo corpo humano.

Com literalmente centenas de suplementos diferentes disponíveis no mercado fitness, é quase impossível saber qual deles de fato podem nos trazer resultados.

Se você já procurou por muitos suplementos e não tem ideia de qual deles pode realmente ser bom para você, vamos te ajudar e trazer mais informações sobre a beta-alanina.

Você vai entender agora o que é esse suplemento, quais benefícios esperar, se existem efeitos colaterais e como tomar.

O Que é?

Apesar de não auxiliar na construção de músculos, por não participar do processo de síntese de proteínas, ela tem um importante papel na produção de carnosina, uma substância que contribui com a resistência ajudando a evitar a fadiga dos músculos.

Como a beta-alanina é quebrada pelo organismo e suas partes são transformadas em carnosina, a sua ingestão mostra-se vantajosa para a obtenção da carnosina muscular e seus benefícios.

Ela também atua como um componente ergogênico, ou seja, que tem potencial para melhorar o desempenho nas atividades físicas.

Através de pesquisas científicas, podemos citar uma série de possíveis benefícios que a beta-alanina pode trazer como suplemento alimentar para os treinos.

Benefícios da Beta-alanina

Estudos sugerem que a beta-alanina pode ajudar com os seguintes benefícios:

  • Melhora da força muscular;
  • Maior ganho de massa muscular;
  • Otimização do desempenho;
  • Melhora da resistência física;
  • Retarda a fadiga muscular;
  • Ajuda em treinos mais difíceis e mais longos.

Quem pode se beneficiar de beta-alanina?

  • Levantadores de peso e fisiculturistas;
  • Atletas que necessitem de um treino de alta intensidade;
  • Militares;
  • Lutadores de MMA ou treinamento esportivo específico que exigem força e resistência;
  • Corredores, ciclistas, jogadores de futebol;
  • Indivíduos ativos que tenham atingido um alto nível de desempenho e estejam procurando algo para levá-los a um nível mais elevado.

Como ela pode nos ajudar no desempenho do exercício?

Quando nos exercitamos, especialmente quando o exercício é de alta intensidade, nossos corpos acumulam uma grande quantidade de íons de hidrogênio (H +), fazendo com que o pH de nossos músculos diminua (tornam-se mais ácidos). Este processo é quando se sente o músculo “queimar”.

Em poucas palavras, normalmente quando o músculo começa a se tornar ácido, ele diminui sua força e causa fadiga mais rapidamente. Estas limitações impedem de continuar adequadamente seus exercícios, forçando uma parada e prejudicando novos ganhos musculares.

O funcionamento do aminoácido tem como benefício a complementação deste processo, dando mais energia ao músculo para concluir o movimento do exercício.

Ele complementa energeticamente o músculo, permitindo o corpo continuar o exercício, provendo maior ganho muscular e aumentando sua capacidade de contrair o músculo, mantendo um alto nível de desempenho em toda a sua sessão de treino.

Pesquisas mostram que quando fazemos uso da suplementação com beta-alanina por apenas 4 semanas, podemos aumentar a concentração de Beta-alanina no nosso organismo em 42% a 65%.

Em estudos sobre o uso de suplemento de beta-alanina por um período mais longo, que vai de 10 a 12 semanas, as concentrações de Beta-alanina mostram um aumento de até 80%.

Este é um enorme ganho de força e capacidade física, que se traduz na possibilidade de diminuir a fadiga muscular e otimizar os ganhos de massa magra.

O uso de Beta-alanina é seguro?

A resposta para a questão da segurança é um sim no caso de uso por um curto período de tempo. Estudos indicam que o uso de beta-alanina por até 12 semanas não acrescenta risco à saúde do usuário.

Embora ainda não seja impossível dizer que a beta-alanina é 100% segura até que estudos de longo prazo estejam completos, sabemos que até 12 semanas contínuas de suplementação de beta-alanina é seguro.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais que os usuários do suplemento de beta-alanina podem vir a experimentar são ondas de calor, coceira, sensação de formigamento e leve ardência na pele.

Existe ainda o perigo de interação entre a substância e medicamentos usados no tratamento contra doenças do coração e disfunção erétil. Portanto, se você usa remédio para algum desses problemas, é melhor consultar o médico antes de começar a utilizar a beta-alanina.

Como não há muitos registros sobre o que o uso do suplemento pode causar a mulheres grávidas ou que ainda estejam amamentando os seus bebês, crianças e pessoas que sejam portadores de algum problema específico de saúde, a recomendação é que elas não utilizem o produto, por questões de segurança.

Outras fontes de beta-alanina

Além de poder ser obtida através da suplementação alimentar, também é possível conseguir a substância por meio de alguns alimentos como:

  • Carne;
  • Peixe;
  • Aves (especialmente nas carnes brancas, como o peito de frango).

Quanto de Beta-alanina é necessário para causar o aumento de desempenho?

Pesquisas já mostraram que é possível tomar um valor entre 3,2 gramas e 6,4 gramas por dia para aumentar de forma significativa os níveis de carnosina e melhorar o desempenho.

Entretanto, a pesquisa mais recente, agora com 4 a 5 gramas por dia, mostra concentração de carnosina e desempenho comparáveis ​​aos usando 6,4 g por dia. Baseado na pesquisa atual, a recomendação final é de 4 gramas de beta-alanina por dia.

Para garantir os efeitos e a segurança do uso da beta-alanina, não deixe de consultar o seu médico e o preparador físico antes que começar a utilizar o produto.

Você já experimentou a suplementação de Beta-Alanina? Conhece alguém que tenha obtido bons resultados com ela? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (143 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

15 comentários em “Beta-Alanina – O Que é, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar”

  1. As pessoas aqui da minha cidade tomam esse remédio para emagrecimento, ele tem alguma função que ajuda a emagrecer?

  2. Toda vez que tomo com creatina e arginina quase morro de tanto me coçar, posso tomar um antialérgico junto?
    Eu sei que a coceira é da beta alanina.

  3. Usei beta alamina durante 12 semanas na proporçao de 4 gramas ao dia ,e senti uma enorme diferença nos treinos,passando a treinar mais intenso com mais repetiçoes forçadas,tive tambem uma hipertrofia muito boa e visivel fora que minha força aumentou muito dando muito insentivo ao treino e vontade de treinar mais.muito bom mesmo,meus amigos de treino notaram a diferença no mru treino .

  4. Depois de fazer uso da beta alanina por 10 semanas, devo interromper o uso por quanto tempo até voltar a tomar?

  5. Quem deveremos consultar???médico, preparador físico??? E onde fica o nutricionista esportivo então!!! Médicos e educadores físicos não prescrevem dietas!!!embora também façam parte do corpo de profissionais!!!

    • É importante consultar seu médico ou preparador físico quanto a isso, mas é uma ideia interessante tomar apenas nos dias de treino para não sobrecarregar o organismo.