Maca Peruana para Engravidar Funciona? Como Tomar?

Maca Peruana (Lepidium meyenii) é um vegetal crucífero nativo da região dos Andes no Peru e é o único alimento em todo o mundo que pode crescer e prosperar em uma altitude muito alta e com temperaturas severas. Por mais de milênios, os peruanos nativos usaram a raiz da maca como alimento e remédio para promover a fertilidade, resistência, energia, vitalidade e virilidade sexual.

Histórias que falavam sobre o poder da maca para engravidar foram passadas de gerações para gerações, e em 1500, quando a América do Sul foi conquistada pelos espanhóis, e os colonizadores bem como o gado começaram a sofrer com problemas de saúde e infertilidade, que ocorreu devido à alta altitude dos Andes, os peruanos nativos recomendaram que tanto as pessoas como os animais consumissem a maca.

Os resultados foram tão marcantes que muitos dos primeiros registros escritos têm passagens sobre a maca. Há também notas históricas que registram que várias vezes os espanhóis preferiram ser pagos com maca em vez de ouro.

Benefícios da maca peruana

  1. Ajuda no equilíbrio hormonal;
  2. Ajuda a manter a função sexual normal;
  3. Aumenta a resistência, energia e clareza mental;
  4. Ajuda a tireoide.

Como funciona a maca peruana para engravidar

Muitos estudos demonstram que a raiz da maca peruana é uma erva adaptogênica que melhora a fertilidade em homens e mulheres e é considerada muito nutritiva para o sistema endócrino, pois contém 31 minerais e 60 fitonutrientes diferentes, ajudando na saúde das glândulas hipófise, adrenal e tireoide (todas envolvidas no equilíbrio hormonal), tendo a capacidade de afetar os principais hormônios em homens e mulheres.

A ajuda da maca peruana para engravidar tem sido cientificamente pesquisada desde 1961 e foi comprovado que contém compostos específicos chamados glucosinolatos que podem afetar a fertilidade tanto em homens como em mulheres. Estes alcaloides são responsáveis pela capacidade da maca de ajudar a manter o equilíbrio hormonal.

1. Propriedades adaptogênicas

A maca peruana possui propriedades adaptogênicas, o que significa que ela ajuda a fortalecer o corpo para que ele seja capaz de resistir melhor às doenças e ao estresse, ajuda as glândulas suprarrenais e equilibra as funções do corpo.

Para que uma erva seja considerada um adaptógeno, ela deve não ser tóxica, ser inofensiva a qualquer órgão do corpo e capaz de ser ingerida por longos períodos de tempo com segurança. A maca peruana é classificada como adaptogênica.

Em um estudo clínico realizado em camundongos e publicado no Journal of Clinical Food em 2014, o extrato de maca (doses: 250 e 500 mg / Kg) reduziu os níveis de corticosterona (e adrenalina), aumentou os níveis de noradrenalina e dopamina e inibiu as espécies reativas de oxigênio (estresse oxidativo), provando ter um efeito similar ao antidepressivo.

2. Estimula o sistema endócrino

Uma das principais funções da maca peruana é estimular e nutrir o hipotálamo que regula a glândula pituitária, agindo como um tônico para o sistema hormonal. Quando essa glândula funciona bem, todo o sistema endócrino fica equilibrado, pois a glândula pituitária controla a produção hormonal das glândulas suprarrenais, da tireoide e dos órgãos sexuais (no caso dos homens, os testículos, e das mulheres, os ovários).

3. Promove o equilíbrio hormonal

Nas mulheres, tomar maca peruana para engravidar ajuda o corpo a promover níveis equilibrados de estrogênio e progesterona, que quando altos ou baixos na hora errada podem impedir que a mulher engravide ou que consiga mantê-la. O excesso de níveis de estrogênio pode causar níveis de progesterona muito baixos, o que é conhecido como dominância estrogênica.

Tomar maca pode ajudar a equilibrar a proporção de estrogênio para progesterona, o que é essencial para alcançar e manter uma gravidez saudável.

Excesso de estrogênio nos homens pode causar disfunção erétil, falta de libido, baixa contagem de espermatozoides e baixa produção de fluido seminal. Estudos compartilhados pela Universidade de Michigan, EUA, mostraram que homens que consomem maca peruana podem experimentar um aumento da libido e da saúde do esperma.

Em um estudo, a maca foi dada a ratos machos e fêmeas e descobriu-se que as fêmeas apresentavam maturação múltipla do folículo do óvulo (importante para a ovulação) e os machos tiveram significativamente maior produção de espermatozoides e taxas de motilidade.

4. Ajuda a manter uma função sexual normal

Em um pequeno estudo clínico realizado em 2001 no Asian J Andro, nove homens que consumiram entre 1.500 – 3.000 mg de maca gelatinizada por dia durante 4 meses experimentaram um aumento na libido, contagem de espermatozoides, motilidade dos espermatozoides, níveis de DHEA, bem como a diminuição da ansiedade e do estresse, diminuição da pressão arterial, níveis equilibrados de ferro e aumento dos andrógenos adrenais.

Como tomar maca peruana para engravidar

– Em pó

A maca peruana em pó pode ser encontrada em duas formas: o pó puro, que contém apenas raiz de maca crua em pó, ou maca gelatinizada. A gelatinização é um processo completamente vegetariano que remove o amido da maca para assim melhorar a assimilação e torná-la mais concentrada.

A maca gelatinizada é mais fácil de digerir do que apenas o pó e também é mais econômica, já que é mais concentrada.

Em pó, ela pode ser colocada em sucos, vitaminas, smoothies, assados, iogurte, etc., e o seu sabor maltado faz com que ela fique bem misturada com vários alimentos.

– Cápsulas de maca

Em cápsulas, é uma maneira muito conveniente de consumo diário, pois podem ser tomadas a qualquer momento apenas com um pouco de água.

– Extrato de maca peruana

O extrato desta raiz pode ser tomado com água, no suco ou adicionado a vitaminas.

Dosagem

Geralmente, o uso sugerido é de 500-3.000 mg por dia, e para obter os resultados desejados, ela precisa ser tomada regularmente, seja em uma dose única ou ao longo do dia.

Por ser ligeiramente estimulante, o melhor é tomar antes das 15 horas, para que não perturbe o seu sono noturno.

Segurança e efeitos colaterais

A maca peruana é uma erva benéfica que tem sido usada há milhares de anos e consumida todos os dias como alimento e remédio principalmente pelos peruanos. Baseado em sua longa história de uso como alimento, ela parece ser muito segura, e estudos de toxicidade realizados pelo Product Safety Labs, de Nova Jersey, nos Estados Unidos, mostraram que não há absolutamente nenhuma toxicidade e nenhum efeito farmacológico adverso.

Um pequeno número de mulheres sentiu dores de estômago quando consumiu essa raiz sem ser gelatinizada. Além disso, algumas mulheres experimentaram manchas ou mudança em seu ciclo menstrual quando começaram a consumir maca, mas isso é algo normal, é apenas um sinal de que o corpo está começando a equilibrar o sistema hormonal.

Pesquisas e ensaios clínicos mostraram a eficácia da maca peruana para engravidar, no aumento da contagem de espermatozoides, motilidade e disfunções sexuais. Trata-se de uma planta com grande potencial como adaptógeno e parece ser promissora como nutracêutica em relação à prevenção de doenças.

Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar dos benefícios da maca peruana para engravidar? Conhece alguém que tenha tomado e obtido resultado? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (81 votos, média: 3,86 de 5)
Loading...

7 comentários em “Maca Peruana para Engravidar Funciona? Como Tomar?”

  1. Quero engravidar e gostaria de ver outros comentários de mulheres que conseguiram engravidar tomando a maca. Tenho 40 anos e quero muito um filho

Deixe um comentário