Suplemento NO2: O que é, Como Tomar e Dicas

Especialista:
atualizado em 10/12/2015

Já presente naturalmente em nosso corpo, o óxido nítrico é uma substância que pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea e levar mais nutrientes para os músculos.

Para os praticantes de musculação, o suplemento NO2 pode ser sinônimo de mais energia para os treinos e portanto maiores ganhos na academia.

O que é?

O óxido nítrico (Nitric Oxide, em inglês) é um gás utilizado por nosso organismo como meio de comunicação entre nossas 50 trilhões de células. Além disso, o gás também serve para relaxar a parede dos vasos sanguíneos e facilitar a circulação.

Vale esclarecer que, como o gás é sintetizado a partir do aminoácido arginina, o suplemento NO2 não contém óxido nítrico, mas sim arginina.

Para que Serve

bb

O suplemento NO2 tem sido utilizado por fisiculturistas há vários anos por seu efeito na circulação e no pump muscular.

Ao melhorar o fluxo sanguíneo para os músculos, ele permite que você tenha mais energia para fazer seu treino e também mais nutrientes para iniciar a recuperação logo após o final da atividade física.

Muitos frequentadores de academia fazem uso do suplemento NO2 para diminuir a fadiga durante os exercícios e também para encurtar o tempo de recuperação entre os treinos. Uma recuperação mais breve significa que você pode treinar mais vezes na semana, e também com mais intensidade.

Mas não é só para isso que serve o suplemento NO2: ele também pode melhorar o funcionamento cerebral, diminuir a pressão arterial, combater a perda de concentração e memória, melhorar o processo digestivo e diminuir as inflamações.

Suplemento NO2 para musculação

Com dezenas de suplementos para musculação no mercado, fica até difícil saber qual a vantagem de cada um deles.

Entenda quais são alguns dos benefícios do suplemento NO2 para auxiliar no ganho de massa magra:

1. Mais energia durante os treinos

Quando a fadiga bate antes do final da série, os movimentos começam a ficar comprometidos e muitas vezes nem é possível acabar todas as repetições. O motivo é que, à medida em que você faz força para levantar o peso, seus níveis de oxigênio começam a cair bruscamente. E quando isso acontece, o ácido lático começa a se acumular nos músculos, gerando cansaço.

Isso nos faz concluir que, se você conseguir levar mais oxigênio até seus músculos, será possível evitar a formação excessiva de ácido lático e consequentemente a fadiga irá demorar mais para atrapalhá-lo.

Como essa é exatamente uma das propriedades do suplemento NO2, é possível conseguir treinos mais intensos e proveitosos com o uso do produto.

2. Recuperação acelerada

O NO2 pode ser uma opção de suplemento para quem até consegue treinar em alta intensidade sem nenhum problema, mas no dia seguinte acorda literalmente destruído.

Ao relaxar o músculo liso que compõe a parede das artérias, o suplemento eleva a oferta de sangue para os músculos, o que por sua vez garante mais oxigênio e aminoácidos para as fibras iniciarem o processo de recuperação.

Um menor tempo de recuperação significa que você consegue treinar com mais frequência, o que pode indiretamente levar à hipertrofia muscular.

3. Pump Muscular 

pump

Após um longo treino na academia, não há nada mais satisfatório do que ver seus músculos definidos e inchados. Pode-se dizer que esse efeito é ao mesmo tempo a recompensa e a motivação de que você necessita para treinar no dia seguinte.

Além do treino de força, o suplemento NO2 também pode ajudá-lo a conquistar um bom pump muscular, já que o óxido nítrico aumenta ainda mais o fluxo de sangue para os músculos.

Suplemento NO2 para esportes de resistência

running1

Apesar do suplemento NO2 estar mais associado aos praticantes de musculação, quem prefere os exercícios de resistência também pode se beneficiar com o uso do produto.

Isso porque os exercícios aeróbicos necessitam de oxigênio, que chega até os músculos através da circulação sanguínea. Portanto, quanto maior o fluxo de sangue, maior a concentração de oxigênio disponível.

O resultado é que, com menos fadiga, você consegue treinar por mais tempo sem diminuir a intensidade do exercício.

Pesquisas recentes indicam que atletas que fizeram suplementação com NO2 foram capazes de prolongar a duração do exercício em até 16%.

Outros benefícios

O NO2 não serve só para melhorar o desempenho durante os treinos. Confira outros benefícios do suplemento:

  • Dá suporte ao sistema imunológico;
  • Regula a pressão arterial;
  • Dilata as artérias, diminuindo os riscos de problemas cardíacos;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Aumenta a mobilidade gástrica (facilitando a digestão);
  • Estimula a função sexual (aumenta o fluxo de sangue para os órgãos genitais).

Como Tomar

A dose diária exata do suplemento NO2 irá depender da marca do produto, pois cada fabricante costuma recomendar uma quantidade diferente. No geral, a recomendação costuma ser para tomar 3-7 gramas antes do treino.

Para o preparo, dilua o suplemento em 300 ml água fria e tome de 30 a 45 antes de começar a treinar.

Verifique as orientações contidas no rótulo do produto para saber a dosagem específica para o seu suplemento.

Efeitos colaterais e riscos do uso

Embora seja uma substância naturalmente produzida no organismo, o óxido nítrico na forma de suplemento pode trazer riscos à saúde, como:

  • Queda brusca na pressão arterial;
  • Vontade frequente de urinar;
  • Desconforto gastrointestinal (enjoos, dores abdominais e diarreia);
  • Deficiência de zinco;
  • Alteração no balanço eletrolítico (o que pode causar desidratação ou hiper-hidratação);
  • Maior risco de sangramento;
  • Diminuição dos níveis de dopamina;
  • Variações nos níveis de açúcar no sangue.

Pessoas que fazem uso de medicamentos para afinar o sangue, para depressão ou então que aumentem o fluxo de sangue para o coração devem evitar o uso do suplemento NO2.

Dicas 

beet

  • Para melhores resultados, tome o suplemento NO2 antes do treino com o estômago vazio. Assim estará acelerando a absorção e garantindo que o suplemento atue durante os exercícios;
  • Além do suplemento, também é possível aumentar os níveis de NO2 naturalmente através da dieta. Experimente adicionar ao cardápio alimentos ricos em arginina, como as proteínas animais (peru, frango, peixe, carne vermelha magra, laticínios, ovos), as leguminosas (soja, feijão, lentilha) e opções como o chocolate amargo, melancia, beterraba e espinafre;
  • Alguns tipos do suplemento NO2 incluem cafeína em sua formulação, motivo pelo qual você deve evitar o uso do produto no período noturno;
  • Experimente tomar um copo de suco de beterraba ou de espinafre antes do treino para aumentar a energia e a força durante as séries. Em uma pesquisa publicada em setembro de 2015 na revista Circulation: Heart Failure, participantes que tomaram 140ml de suco de beterraba concentrado antes do treino apresentaram um ganho de força de até 13%;
  • Por último, mas não menos importante, evite tomar o suplemento NO2 sem orientação médica, sobretudo se já estiver fazendo uso de outro tipo de suplemento alimentar.

Você já sabia o que é o suplemento NO2? Já experimentou essa suplementação para atingir melhores resultados na academia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 4,09 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

5 comentários em “Suplemento NO2: O que é, Como Tomar e Dicas”

  1. Bom dia,eu tomo remédio para pressão alta e suplemento para aumentar a melatonina, será que tem algum problema suplementar o óxido nítrico?

  2. BOA TD! GOSTARIA MT DE USAR ESSE PRODUTO OXIDO NÍTRICO, PQ EU VI ESSA MATÉRIA NA INTERNET E ME INTERESSEI PELO PRODUTO. MAIS EU USO COMPLEMENTO ÔMEGA 3, CLORETO DE MAGNÉSIO, E ÓLEO DE COCO E É CONTINUO , EU POSSO CONTINUAR USANDO MEUS PRODUTOS DE USO JUNTO COM OXIDO NÍTRICO , Á PROBLEMA DE EFEITO COLATERAL ? OBS; ME INFORMA AONDE COMPRAR O OXIDO NÍTRICO PELA INTERNET , OU POSSO MANIPULAR

    JAIRO RIBEIRO