Blogueira Fitness Mirim Causa Polêmica na Internet

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Já faz tempo que perfis de blogueiras fitness no Instagram não são mais novidade. Entretanto, na primeira semana de fevereiro, o perfil de uma delas chamou a atenção e gerou bastante polêmica na internet. É que se tratava de uma garotinha de 9 anos (@annaclaramansur_fitness) de idade que se definia da seguinte maneira: “A primeira blogueira fitness infantil. Aos 09 anos, vivo uma vida saudável com treino e alimentação”.

Moradora de Goiânia – GO e filha da empresária Mileny Mansur e do personal trainer Wesley Mansur, Anna Clara Mansur registrava no perfil seu dia a dia de malhação e alimentação esportiva, com vídeos e fotos de exercícios usando roupas de ginástica, fazendo agachamentos, abdominais e segurando pesos leves.

 annaO perfil de Anna Clara no Instagram

O burburinho se deu por conta de possíveis riscos ao crescimento que a rotina fitness poderia causar, pelo fato da menina frequentar um espaço típico de pessoas maiores de idade e participar de um mundo adulto, mesmo sendo tão nova.

Em entrevista ao site O Globo, o pediatra Daniel Becker explicou que, apesar de ser necessário que as crianças pratiquem atividades físicas, a academia não é o local ideal para que os exercícios sejam realizados. “Criança tem que fazer exercício, sim. Na pracinha, na rua, brincando de pique-pega. Tem que ser um ambiente lúdico e com outras crianças. A academia não é esse espaço. Para além desta questão de queimar etapas, a criança tem na extremidade dos ossos, placas de crescimento. Quando colocado muito peso, essas placas não se desenvolvem e atrapalham o crescimento”, explicou o médico.

Ainda de acordo com O Globo, o pediatra chamou a atenção para a importância de tomar cuidado em relação ao exibicionismo em uma idade tão baixa: “Não é brincadeira, (exposição na internet) é exibicionismo. Uma entrega acrítica ao modismo da academia. O esporte é o meio social em que se deve pensar a formação de uma criança, mas não a academia. Somente a partir dos 13 anos é que se pode pensar nesse tipo de exercício. Modismos e consumismo estão chegando às crianças”, finalizou Becker.

O outro lado

Por sua vez, a mãe da menina, Mileny Mansur considerou “uma hipocrisia o que estão fazendo com ela”, em conversa com o site BuzzFeed Brasil. A empresária também ressaltou que o marido e pai de Anna Clara é personal trainer – a quem a menina chama de “paisonal” – e é ele quem cria e supervisiona os treinamentos da garota.

anna-familiaAnna Clara ao lado do pai Wesley, o irmão e a mãe Mileny

Questionada quanto ao perigo de sua filha se tornar uma pessoa obcecada quanto ao corpo perfeito, Mileny não descartou a possibilidade, afirmou que caso isso acontecesse conversaria com a filha, mas explicou que no momento não é isso o que acontece: “Por enquanto, ela faz porque se diverte”.

Ao BuzzFeed Brasil, a mãe também explicou que a menina fazia balé e natação, mas que ao ver pai trabalhando e Mileny fazendo treino funcional, se interessou pelo exercício. “Vendo o pai trabalhar e me vendo treinar, começou a pedir para fazer treino funcional também. Ela treina com o pai, em um horário só dela, na academia”, completou.

anna2Registro do treinamento da menina com o pai

Ela ainda revelou que a goianinha pratica atividades físicas desde os dois anos de idade. Algo que, como informou o BuzzFeed, é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, como forma de combate à obesidade (o que sem sombra de dúvidas não é o caso da menina) e por promover benefícios como melhora do desenvolvimento motor, promoção do crescimento, construção de ossos e músculos fortes e a manutenção do peso adequado, por exemplo.

Sobre a alimentação da família, contou que eles costumam evitar frituras e comer arroz integral, mas que não proíbe Anna Clara de comer nada.

O debate sobre os “marombeiros mirim” parece que ainda vai longe. Isso porque se o médico ouvido pelo O Globo se posicionou contra o treinamento da menina, o pediatra, hebiatra – médico de adolescentes – e médico do esporte, Getúlio Bernardo Morato Filho, entrevistado pelo BuzzFeed Brasil, não se mostrou contrário a rotina fitness da garotinha:

“O excesso de atividade física pode ser prejudicial, mas não parece ser o caso pelo relato dos pais, que informaram que a criança treina duas vezes por semana (e poderia treinar até mais que isso) com pesos adequados para a idade dela”, afirmou o médico.

Perfil foi bloqueado no Instagram

Não fosse apenas a polêmica por conta de sua rotina fitness sendo tão nova, a menina ainda não poderia ter uma conta no Instagram, já que a idade mínima exigida pelos termos de uso rede social é de 13 anos.

O acesso da garota ao perfil chegou a ser bloqueado, mas a mãe de Anna Clara, Mileny Mansur criou outra conta para a menina (@musinhafitness) e começou uma campanha para recuperar o número de seguidores que ela tinha, que já ultrapassava os 22 mil.

anna-perfil-novoO novo perfil de Anna Clara no Instagram

E você? Concorda com uma rotina de treinamento para uma criança de apenas 9 anos e com o exibicionismo na rede social, ou acha que não há nenhum problema em relação a isso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,20 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário