Body Combat – Como funciona, benefícios e dicas

Especialista da área:
atualizado em 22/07/2021

Devemos reconhecer a dificuldade em escolher uma atividade física que mais nos cative. As lutas e práticas de defesa pessoal têm sido adotadas por diversas pessoas que buscam um alto gasto calórico em pouco tempo. Você vai entender agora como funciona o Body Combat e como ele pode te ajudar a entrar em forma.

  Continua Depois da Publicidade  

O Body Combat é um exercício físico que reúne diversos movimentos de artes marciais. Ele é uma alternativa para quem não se sente atraído pelos exercícios tradicionais e proporciona muitos benefícios ao corpo.

Esta atividade pode, por exemplo, substituir aqueles 30 monótonos minutos na esteira e ser utilizada como estímulo à prática de uma atividade aeróbica que queima calorias de forma intensa. Isso porque uma hora de Body Combat queima aproximadamente 700 calorias.

Esta atividade não só auxilia na queima de gordura, como também melhora algumas capacidades motoras, tais como, a força, a resistência, a coordenação, a flexibilidade e a agilidade.

Como funciona a aula

mulher fazendo aula de body combat

A aula de Body Combat é dividida em 10 fases, cada qual com músicas e ritmos diferentes. A intensidade e agilidade dos movimentos aumentam e os alunos podem assim se sentir cada minuto mais desafiados. As fases são divididas de acordo com os músculos corporais e execuções específicas.

  • Fase 1: Proporciona aquecimento dos membros superiores e inferiores.
  • Fase 2: Chamada de primeiro combate. Exige a realização de movimentos que simulam socos e chutes apenas.
  • Fase 3: Primeiro Power Trainning: Os socos e chutes são simulados com músicas estimulantes de alta intensidade.
  • Fase 4: Segundo combate: Retorna à realização de movimentos de socos e chutes.
  • Fase 5: Segundo Power Trainning: As músicas de alta intensidade estimulam a realização de movimentos de socos e chutes.
  • Fase 6: Terceiro combate: Realização de movimentos de chutes e socos.
  • Fase 7: Exercícios com movimentos característicos de Muai Thay. Simulação de joelhadas e cotoveladas, dentre outros.
  • Fase 8: Terceiro Power Trainning: Realização de movimentos de simulação de socos e chutes com músicas de alta intensidade.
  • Fase 9: Pratica-se abdominais e flexões.
  • Fase 10: Alongamentos e relaxamentos

Benefícios do Body Combat

homem fazendo body combat

Se você busca uma vida saudável, o Body combat pode oferecer inúmeros benefícios. Experimente e veja como funciona.

Gasto calórico

Quem não quer perder calorias em pouco tempo? O Body Combat pode proporcionar isso. Você pode eliminar até 700 calorias em apenas 1 hora de aula, sendo que em aulas muito intensas, você pode chegar a perder até 500 calorias em apenas meia hora.

  Continua Depois da Publicidade  

As aulas são dinâmicas e longe de serem monótonas. Elas são ministradas com músicas motivadoras para que você possa se sentir disposto a simular os golpes e movimentos das artes marciais.

Resistência física

As aulas de Body Combat podem proporcionar melhor resistência e rendimento em outras atividades físicas. Muitas pessoas não tem a vontade e nem o hábito de praticar exercícios aeróbicos, e essa atividade pode ser a alternativa que elas buscam.

Defesa pessoal

A simulação de golpes pode oferecer suporte para defesa pessoal em casos extremos de necessidade. Não devemos focar nas piores hipóteses, mas se sentir seguro diante de situações difíceis pode tornar esses momentos menos angustiantes.

O Body Combat pode oferecer confiança para tomar as atitudes adequadas em momentos de dificuldade que envolvam sua defesa pessoal.

Além de ser importante saber se defender e lidar com sua autoconfiança, as aulas podem auxiliar no aperfeiçoamento da sua agilidade e condicionamento físico.

Diminuição do estresse

mulher fazendo body combat

O ritmo das aulas é intenso e age como ferramenta para diminuir o estresse. Com o controle do estresse, você poderá vivenciar a rotina diária de forma mais leve e saudável.

  Continua Depois da Publicidade  

Impactos na saúde

A prática desses exercícios proporciona o aumento do colesterol bom e o controle do colesterol ruim. A melhoria na qualidade de vida pode ser identificada também pela redução da pressão sanguínea, melhor controle da frequência cardíaca, mais energia para o dia e melhora no humor.

Dicas para evoluir no Body Combat

Todas as dicas são muito bem vindas, quando se trata de exercícios físicos. É importante atentar para as recomendações, pois caso contrário seu rendimento pode ser prejudicado, bem como podem surgir lesões.

Sempre busque conversar com os profissionais. Não se intimide, caso haja alguma dúvida ou suspeita de que as instruções passadas estão incorretas. Os profissionais qualificados não só apresentam os golpes e movimentos a serem realizados, mas justificam as sequências e os objetivos com eles. A dica principal é saber se o instrutor é realmente licenciado e certificado para orientar os alunos.

Não exija demais do seu corpo. Reconheça seus limites e pare antes que possa ser prejudicial à sua saúde. A aula é desafiadora e traz diversos benefícios, mas é fundamental que você saiba reconhecer suas limitações.

Utilize protetores e equipamentos de segurança. É essencial para que você e seus parceiros de treino não se machuquem. Evidentemente que acidentes acontecem e imprevistos podem resultar em pequenos hematomas, então certifique-se de manter a segurança nas aulas. Veja algumas dicas de equipamentos indispensáveis:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Protetor bucal;
  • Luvas;
  • Tops fortes e resistentes (mulheres);
  • Tênis de solado plano;
  • Bandagens e ataduras de lutas nas mãos;
  • Roupas confortáveis.

Você já fez alguma aula de Body Combat? O que você achou? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (60 votos, média 4,27)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

3 comentários em “Body Combat – Como funciona, benefícios e dicas”

  1. É maravilhoso, só fiz em casa mas amei. Não dá vontade de parar, vc se sente tipo uma lutadora profissional, igual filmes kkkk

    Responder