Calorias da Cereja: Tipos, Porções, Dicas e Receitas com Cerejas

Especialista:
atualizado em 05/07/2014

Estas pequenas frutas vermelhas podem ser consumidas tanto na forma crua como junto com sobremesas. Presentes em tonalidade vermelha ou preta, variam no sabor de doce para ácido. As calorias da cereja são baixas. Nativas do território asiático, chegaram à América com a colonização europeia. Hoje em dia, as cerejas são cultivadas em diversas partes do mundo, principalmente no Brasil, na Europa, América do Norte e ao leste da Ásia.

Tipos de cerejas

  • Cereja-dos-passarinhos e cereja Ginga

Ao redor do globo terrestre existem dois tipos de cereja: Cereja-dos-passarinhos e Ginja (ácida). O primeiro tipo é suculento, tem a polpa macia e o gosto doce. Utilizado como sobremesa quando servido seco. Por outro lado, em consequência do sabor ácido, a cereja Ginja representa ingrediente ideal para licores, conservas e compostas, por causa da firmeza presente na polpa. Interessante notar que a madeira das duas cerejeiras se fazem presentes na fabricação de estantes e guarda-roupas.

Calorias da Cereja

Fato curioso, as calorias dos dois tipos de cereja são semelhantes. Uma unidade tem 3,5 Kcal. Ao considerar 10 unidades cruas, que é uma forma popular de consumo no nosso país, então existe 35 Kcal. Em termos práticos a fruta não acarreta altos índices calóricos. Porém, quando há mistura com compostas ou outros tipos de incrementos, de forma provável o valor irá aumentar caloricamente. Neste sentido, necessário tomar cuidado com os acompanhamentos, visto que a fruta crua em si não tem grande quantidade calórica.

Sugestões para Consumir Cereja

A fruta crua é gostosa, mas para certas pessoas as sobremesas com cerejas são ainda melhores. Uma forma de aumentar o poder de calorias está em acrescentar o fruto nas saladas de frutas.

Cereja como recheio aumenta as calorias em níveis consideráveis, principalmente quando presente nas empadas, nos pasteis, bolos, sorvetes e mousses.

Cerejas Doces para Sobremesa

Um modo de fazer um recheio com pouco menos de calorias é usar cerejas junto com requeijão e iogurte natural. Mistura ideal para rechear crepes. Também útil aos bolos e outros alimentos com açúcar, como o caso do arroz-doce, por exemplo. Para estas receitas melhor usar cerejas doces e frescas.

Cerejas Ácidas: Bebidas, Saladas e Carnes

Sem dúvida, um método de aumentar as calorias da cereja é provar junto com pratos de caça, como aves e porcos, ou na salada. Ao fermentar na aguardente se pode obter licor de primeira qualidade, que deve ser apreciado sempre com moderação. Para receitas do gênero o conselho está no uso das cerejas ácidas.

Calorias do Arroz-Doce de Cereja

Nos dias de hoje existem diferentes tipos de arroz-doce compostos com cereja. Na prática, a quantidade de calorias varia de acordo com os ingredientes. Ao considerar uma porção com quatro colheres de sopas de arroz-doce, junto com 10 cerejas puras, que é a média dos copinhos vendidos nos locais em que clientes não sabem como foi feita a composição, há ganho calórico de 305 kcal (270 kcal de arroz-doce + 35 kcal das cerejas).

Calorias do Arroz-Doce com Cereja e Pistache

Quanto maior quantidade de misturas no arroz-doce mais chances da caloria da cereja e do seu prato como um todo subir. Um copo especial com 05 colheres de sopa (337 kcal) junto de 1 colher de sobremesa de geleia de cereja (39 kcal), 10 pistaches (93 kcal) e 100 ml de calda de vinho tinto (30 kcal) representa uma bomba calórica quando consumida em excesso. Chocolate, amendoim e outras frutas vermelhas também são itens famosos por fazerem parte de receitas para arroz-doce especial.

Calorias da Gelatina de Cereja

Entre as formas de comer cereja sem engordar se pode dizer que a gelatina se consagra. Um pequeno pote com 50 gramas tem apenas 61 kcal. Interessante notar que o valor calórico diminui bastante às composições dietéticas: 10 kcal.

Receitas Light com Cereja

     – Arroz Doce Light com Cereja

Uma porção (1 taça de sobremesa) de arroz-doce light com cerejas simboliza dica interessante de doce leve. A receita tem 90 kcal por taça, ao adicionar 15 kcal às cinco cerejas em cada unidade, então há 105 kcal na porção, quantia menor do que a metade de um copo de arroz-doce puro sem ser light (5 colheres de sopa se equivalem em 337 kcal)

Ingredientes: Arroz (1 xícara de chá), cravos (8 unidades), canela, adoçante (6 colheres de sopa), leite desnatado (1/2 litro) e arroz (1 xícara de chá).

Modo de Preparo: Em uma panela colocar água, cravo, adoçante e arroz. Cozinhar até os ingredientes secarem por completo. Na sequência, adicionar leite. Retirar do fogão e colocar diretamente em refratários. Polvilhar com canela.

     – Receita de Composta Dietética com Cereja

Ingredientes: Cerejas picadas (3 xícaras), água e açúcar (1 xícara de chá do tipo refinado ou cristal).

Modo de preparo: Juntar água e cerejas no liquidificador. Após misturar completamente, levar a substância ao fogo baixo. Colocar açúcar aos poucos e mexer até formar o ponto da geleia.

Ainda está com medo das calorias das cerejas? Qual é sua dica de reeeita light para aproveitá-las? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário