Calorias do Grão-de-Bico – Tipos, Porções e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Auxílio à promoção da saciedade no organismo, ajuda no controle da glicemia, contribuição com a saúde do sistema cardiovascular, favorecimento do processo digestivo, prevenção da prisão de ventre e colaboração com a saúde dos ossos. Todos estes benefícios estão associados ao consumo do grão-de-bico.

A leguminosa é considerada um alimento saudável e é fonte de nutrientes importantes para o funcionamento do organismo, como carboidratos, fibras, proteínas, potássio, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, vitamina E, vitamina K, cálcio, ferro, magnésio, fósforo e zinco.

É possível encontrar o alimento como ingrediente de receitas culinárias como saladas, tortas, patês, bolinhos salgados, massas para pizza, sopas e cremes.

As calorias do grão-de-bico

Conhecer o teor calórico dos alimentos que consumimos é importante para que o controle da dieta seja mantido e evitar que abusos sejam cometidos. Tendo isso em vista, quais são as calorias do grão-de-bico?

Pois bem, é importante saber que a resposta pode variar de acordo com o tipo e o modo de preparo da leguminosa que estamos falando. É justamente por isso que para responder a essa pergunta, preparamos uma lista, que você confere a seguir:

Calorias do grão-de-bico cru 

Ainda cru, o grão-de-bico apresenta aproximadamente 80,1 calorias em uma porção equivalente a uma colher de sopa cheia. Por sua vez, uma xícara de chá da leguminosa é composta por 655,2 calorias.

Enquanto isso, uma porção com 100 g do alimento em sua versão crua contém 364 calorias.

Calorias do grão-de-bico cozido

Quando preparado cozido, uma colher de sopa de grão-de-bico apresenta aproximadamente 36 calorias. Enquanto isso, 100 g da leguminosa cozida trazem 164 calorias, ao mesmo tempo em que uma porção equivalente a uma xícara com 164 g do alimento é composta por cerca de 269 calorias.

Calorias do grão-de-bico enlatado

Por sua vez, a versão enlatada do grão-de-bico oferece aproximadamente 40 calorias ao organismo em uma porção correspondente a uma colher de sopa. Com isso, 100 g do produto possuem em torno de 133 calorias.

Já uma porção equivalente a uma xícara com 240 g da leguminosa enlatada traz cerca de 320 calorias, enquanto uma lata do produto contém 353 calorias.

Calorias da pasta de grão-de-bico

Continuando com as calorias do grão-de-bico, temos a pasta preparada a partir da leguminosa, que também é conhecida pelo nome de homus. Além do grão-de-bico, a receita pode ser feita com ingredientes como alho, tahine, suco de limão, sal e pimenta.

Uma porção de 100 g de homus apresenta 150 calorias. Assim, é possível concluir que uma porção equivalente a uma colher de sopa com 15 g da pasta de grão-de-bico contém 22 calorias.

Ao mesmo tempo, uma porção correspondente a uma xícara com 250 g da pasta feita a partir do alimento fornece 375 calorias.

Calorias da sopa de grão-de-bico

Uma porção de 100 ml de sopa de grão-de-bico contém 95 calorias. Por sua vez, uma colher de sopa com 15 ml do alimento traz 14 calorias. Já uma porção equivalente a uma xícara com 240 ml da receita apresenta 228 calorias.

Receitas com grão-de-bico 

Agora que já conhecemos as calorias do grão-de-bico de acordo com diferentes modos em que ele é apresentado, que tal aprendermos a preparar algumas receitas que levam a leguminosa?

1. Pasta de grão-de-bico

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de grão-de-bico cozido sem casca;
  • 1 dente de alho;
  • 1 colher de sopa de tahine (creme ou pasta de sementes de gergelim);
  • Suco de 1 limão;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta a gosto.

Modo de preparo:

  1. Colocar o grão-de-bico de molho de um dia para o outro;
  2. Então, retirar toda a casca da leguminosa e levar para cozinhar na panela durante 30 minutos;
  3. O próximo passo consiste em colocar o grão-de-bico cozido, o alho, o tahine e o suco de limão no liquidificador e temperar com sal e pimenta a gosto;
  4. Depois, bater bem até adquirir uma pasta homogênea. Servir-se e bom apetite!

2. Salada de grão-de-bico

Ingredientes:

  • 250 g de grão-de-bico;
  • 2 batatas em cubos;
  • 1 cenoura crua e ralada;
  • ½ azeitona verde picada;
  • 2 salsinhas picadas;
  • ¼ de azeite de oliva;
  • ½ limão;
  • Sal a gosto;
  • Água;
  • Pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

  1. Colocar o grão-de-bico na água e deixar de molho durante duas horas;
  2. Escorrer, passar para a panela de pressão, cobrir com água e adicionar um pouquinho de sal;
  3. Tampar a panela e cozinhar no fogo alto até a panela começar a soltar pressão. Então, passar para o fogo brando e cozinhar por mais 15 minutos;
  4. Desligar o fogo, liberar a pressão e checar se o grão-de-bico já cozinhou. Caso os grãos já estejam cozidos, retirá-los da panela com uma escumadeira e passar para uma tigela;
  5. Cozinhar as batatas na água do grão-de-bico até que ela fique macia;
  6. Depois de cozidas, escorrer e misturar com o grão-de-bico. Adicionar a cenoura, azeitona e salsinha na mistura e mexer outra vez;
  7. Misturar o azeite, o suco de limão, o sal e a pimenta até formar um molho. Temperar a mistura do passo acima com o molho e servir.

Vídeo:

Gostou das dicas?

O que você achou do número de calorias do grão-de-bico de acordo com os seus diferentes preparos e formas de consumo? Como você costuma consumir esta leguminosa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Calorias do Grão-de-Bico – Tipos, Porções e Dicas”

  1. Achei o artigo extremamente esclarecedor. Estava marcando o valor do alimento cru ao invés de cozido, que fica mais pesado, claro, pelo acréscimo da água. Adorei as receitas. Muito obrigada