Calorias do açaí – Tipos, porções e dicas

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atualizado em 05/10/2021

Nativo da região amazônica, o açaí ganhou muito destaque nos últimos anos, e acabou ficando conhecido como um alimento muito saudável, porém bastante calórico. Enquanto, a ciência vem demonstrando através de diversas pesquisas os inúmeros benefícios do açaí para a saúde, a fama de que essa fruta engorda não é necessariamente verdadeira.

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O açaí é utilizado há décadas pelos povos ribeirinhos da Amazônia, que consomem o fruto de maneira muito nutritiva com farinha de mandioca e peixe. No entanto, essa não é a forma como o restante do país se acostumou a comer o fruto do açaizeiro.

Essa fruta passou a ser congelada e acrescida de xarope de guaraná (praticamente açúcar puro) e foi assim que ela se espalhou pelas lanchonetes e casas de suco naturais do Brasil afora. E vale lembrar que o açaí ganhou ainda a companhia da banana, mel, granola, paçoca, chocolate, leite ninho e até do leite condensado.

Ainda que a banana, a granola e o mel sejam alimentos saudáveis, eles acabam aumentando as calorias do açaí, que por sinal são praticamente as mesmas da banana nanica. Ou seja, de fruto saudável e energético, o açaí pode se transformar em uma bomba calórica que tem o poder de acabar com qualquer dieta dependendo do acompanhamento escolhido e da quantidade consumida.

A boa notícia é que é possível comer açaí sem engordar, e o fruto pode inclusive ajudar a emagrecer se for consumido sem açúcar e sem os tais acompanhamentos. Confira abaixo as calorias do açaí de acordo com os tipos mais consumidos e veja também as dicas para saborear sem remorso uma deliciosa tigela desta fruta.

Açaí engorda?

O fruto de açaí antes de ser processado contém cerca de 65 calorias e 7 gramas de carboidratos a cada 100 g. Ocorre que, quando chega para venda em outras regiões, o açaí já foi transformado em polpa e acrescido de xarope de guaraná e muitas vezes acrescido de banana. Então de 65 kcal, as calorias do açaí saltam para 118 kcal a cada 100 g. Os carboidratos por sua vez chegam a 22 g (a cada 100 g) graças ao xarope de guaraná ou mesmo o xarope de milho utilizado para adoçar a polpa.

Ou seja, na sua forma natural, como é tradicionalmente consumida na região norte, o açaí não engorda, já que é rico em fibras e possui somente o açúcar natural da fruta. Já o açaí batido na tigela (mesmo sem granola, leite condensado ou mel) deve ser consumido com moderação se no rótulo do produto estiverem listados ingredientes como açúcar, xarope de milho ou xarope de guaraná.

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Açaí tem muita gordura?

Apesar do açaí apresentar um alto teor de gordura, elas são em grande parte monoinsaturadas (60%) e poli-insaturadas (13%), os mesmo tipos que estão presentes no abacate e que contribuem para a saúde do coração. Além de auxiliarem na redução dos níveis de LDL (colesterol ruim), as gorduras do açaí também ajudam a aumentar os níveis do HDL, o bom colesterol. O resultado é que o açaí contribui para prevenir doenças cardíacas como aterosclerose (obstrução das artérias) e infarto.

Benefícios do Açaí

Açaí fruto

A polpa de açaí possui uma boa quantidade de proteínas, fibras, lipídios, vitaminas e minerais como o cálcio, potássio, magnésio e as vitaminas C, B1 e B2.

O fruto ainda é rico em antocianinas, pigmentos que conferem ao açaí sua cor arroxeada característica e que possuem uma grande capacidade antioxidante. Estudos sugerem que esses pigmentos flavonoides atuam no combate ao envelhecimento precoce e até mesmo na prevenção de diversos tipos de câncer.

Outros benefícios do açaí:

  • Auxilia na perda de peso: é rico em fibras, que trazem saciedade e melhoram o funcionamento do intestino, contribuindo para eliminar toxinas com potencial inflamatório.
  • Atua como um anti-inflamatório natural: propriedade interessante para quem precisa emagrecer, já que as inflamações estão diretamente associadas ao ganho de peso.
  • Previne cãibras: o açaí é uma excelente fonte de potássio.
  • Fonte de energia: O açaí é uma excelente fonte de energia e é um alimento quase medicinal devido ao seu alto teor de antioxidantes. E ainda por cima não contém glúten.

Calorias do açaí

Além da polpa pura, o açaí também pode ser batido com xarope de guaraná, morango, banana, e ter como acompanhamento a aveia, a granola e o mel. Veja as calorias do açaí em cada um dos modos de consumo mais populares pelo país.

Calorias dos acompanhamentos

açaí com acompanhamentos calóricos

Antes de conhecermos as calorias do açaí na tigela, saiba quais são as calorias dos principais ingredientes que costumam acompanhar a fruta (por colher de sopa):

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  • Leite em pó: 125 kcal;
  • Banana (unidade): 105 kcal;
  • Castanha: 80 kcal;
  • Paçoca: 76 kcal;
  • Calda de chocolate: 65 kcal;
  • Leite condensado: 65 kcal;
  • Mel: 64 kcal;
  • Confete (M&M): 54 kcal;
  • Uva passa: 54 kcal;
  • Sucrilhos: 50 kcal (15 g);
  • Granola: 30 kcal;
  • Aveia: 51 kcal.

Calorias da polpa de açaí pura

Uma tigela pequena com 200 g de açaí sem açúcar e sem xarope de guaraná contém somente 130 calorias, ou o equivalente a 20 calorias por colher de sopa.

Calorias do açaí com xarope de guaraná

Altamente calórico, o xarope de guaraná contém 34 kcal em uma única colher. De 130 calorias por tigela, o açaí batido com o xarope passa para 360 kcal em uma porção de 200 g. Ou 270 kcal em uma taça pequena de 150 g.

Calorias do açaí com banana

É dessa maneira que grande parte dos estabelecimentos comerciais costuma servir a porção de açaí, batido com xarope de guaraná e com banana por cima. Como uma banana de tamanho médio tem aproximadamente 105 calorias, a tigela pequena de 200 g de açaí passa para 465 calorias.

Já uma tigela grande de 300 g de açaí com xarope de guaraná e banana passa para 675 calorias, ou 756 kcal se você resolver acrescentar uma colher de aveia e duas colheres de granola.

Calorias do açaí com morango

açaí com morango

O morango é uma fruta pouco calórica, com somente 32 kcal a cada 100 g, sendo um excelente acompanhamento light para a polpa de açaí. Uma tigela de 200 g de açaí com xarope de guaraná e morango contém 392 calorias. Se preferir acrescentar uma colher de mel à sobremesa, some 64 calorias, o que dará um total de 456 kcal.

Calorias do suco de açaí com água

suco de açaí

Se você utilizar a polpa pura, sem xarope de milho ou guaraná, um copo de suco cremoso de 300 ml feito com uma polpa de 200 g terá 130 calorias. Caso a opção seja pela polpa previamente adoçada (com xarope de guaraná por exemplo), o mesmo volume de suco passará a conter 360 calorias.

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Calorias do suco de açaí com leite

O suco de açaí com leite e sem açúcar contém 251 kcal. Para quem prefere o suco com açúcar, as calorias para um copo de 300 ml passam para 385 kcal.

Lembrando que neste caso a quantidade considerada são duas colheres de sopa de leite em pó integral.

Dicas

  1. Dependendo de onde você reside, será praticamente impossível ter acesso ao fruto do açaí em sua forma natural. A solução nesse caso é recorrer à polpa pura, que pode ser batida com água para formar um delicioso suco, ou então acrescida de morango, uma fruta pouco calórica e de baixo índice glicêmico.
  2. Bater a polpa de açaí pura com um pouco de suco de uva deixa a mistura mais doce e você não terá a necessidade de usar açúcar ou xaropes mais calóricos.
  3. O açaí não precisa necessariamente ser batido com banana ou morango: manga, abacate, kiwi, mamão, maçã e até goiaba são ótimas alternativas nutritivas e muito saudáveis. E ainda por cima funcionam como um adoçante natural.
  4. Além de cortar os acompanhamentos, o segredo para consumir açaí sem engordar está na quantidade: consumir 200 g de açaí por dia em substituição a outra refeição pode ser uma boa maneira de ter uma energia extra para atividades físicas mais intensas sem ter que abandonar a dieta.
  5. A granola é um daqueles alimentos que podem sabotar a dieta sem você perceber: rica em açúcar, uma única colher do cereal equivale a uma maçã inteira, que por sua vez oferece maior poder de saciedade.
  6. A água de coco também é um excelente adoçante natural para o açaí, e ainda tem a vantagem de ser pouco calórica. Apenas tome cuidado com a água de coco na caixinha, pois algumas marcas já vêm com açúcar.
  7. Uma ótima opção para variar o shake pré-treino com whey é trocar a banana de todos os dias por um pouco de polpa de açaí.
  8. Para quem acha o açaí puro muito “sem graça” mas não quer exagerar nas calorias, acrescentar um pouco de iogurte natural e uma colher de café de chia pode ser uma boa alternativa.
  9. Pode parecer estranho à primeira vista, mas bater o açaí com beterraba cozida não somente aumenta o valor nutritivo da receita como também serve como um adoçante natural. Experimente bater algumas fatias da beterraba descascada e gelada com um pouco da polpa pura de açaí.
  10. Se você gosta do seu açaí mais cremoso, experimente congelar a banana antes de batê-la no liquidificador, ou utilizar abacate e mamão, frutas mais consistentes (apenas tome cuidado com as quantidades, pois o abacate é mais calórico. Meio abacate pequeno está de bom tamanho).

Vídeo

Você sabia que as calorias do açaí que estamos acostumados a tomar são muito maiores que as da fruta in natura? Você consegue ter acesso à fruta in natura na sua região? Comente abaixo.

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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19 comentários em “Calorias do açaí – Tipos, porções e dicas”

  1. kkkkkkkkkkkk…..adoro e as pessoas invena moda…aqui no para , belem açai n tem essas frescuras ai n ….e puro ….. kkkk ….. n inventem moda ……

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  2. Sou do interior de Minas. Aqui a gente toma feito sorvete. Eu sempre tomo o de 500ml com paçoça, leite condensado, leite em pó, banana, morango e chantilly. E ainda colocam por cima aqueles biscoitinhos de canudinho recheado. Estou apavorada com as calorias! Nunca imaginei. pelo visto o meu tem mais de 1000 calorias.

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  3. Então aqui em Goiânia-GO tomamos batido com morango ou banana, tem a venda em potes como de sorvete mas acrecido então o guaraná, coloca como cobertura granola, leite condensado, leite em pó.. aqui e uma sobremesa, não usamos farinha. Mas já ouvi muito sobre como e usado no Pará.. bem gostaria de informações só te a frutose, açaí tem alto teor de frutose ou não?

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  4. Acabei de tomar meio litro de açaí com adoçante. Coloco para congelar e tomo como se fosse sorvete. Sem nada. Estou engordando muito?

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  5. Aqui no pará a gente come açaí é com farinha de tapioca!!! Esse negócio de xarope de guarana eu nunk vi, só se for em outras regiões. Aqui a gente joga o açaí purinho na maquina e já vai parando embaixo com a tigela e tomando com um pouco de açúcar e a farinha kkk

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      • Há muitas formas de se comer, mas é sempre bom ficar de olho nas calorias e nos carboidratos. Até porque, muita gente é fã de comer com leite condensado, tornando o Açaí absurdamente mais calórico.

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      • Horror oq? A fruta é típica do Pará e nós paraenses tomamos açaí com farinha de tapioca. Não fala merda sem saber das coisas.

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        • Eu ainda moro no pará no baixo Tocantins e aqui só consumimos com farinha mandioca, nada de açúcar, mas cada um faz o que quer com seu açaí.

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          • Nojento são essas porcarias q colocam no açaí…
            Falando desse jeito com certeza não é do norte, se acham melhor q os outros, quando morrer vai feder igualzinho. Palhaçada
            Cada região tem suas particularidades e nós do norte temos o privilégio de ter essa fruta maravilhosa.
            Conheça primeiro pra depois vim falar e com respeito… Pq nojenta é vc. Que fala besteira.

  6. Vcs tem que pesquisar sobre a unidade caloria e quilocaloria (kcal), está uma lambança suas informações, uma Kcal tem 1000 calorias. Acredito que o texto tá todo errado. Uma banana tem 100 calorias e não 100 kcal que é a mesma coisa de 100.000 calorias.

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    • Allan, boa tarde. Uma banana tem aproximadamente 95kcal. Utilizar com calorias geralmente é um erro muito comum, porém as unidades corretas estão pareadas com kJ, por consequência, kcal.

      Veja o link com informação para frutas do dia-a-dia: http://www.weightlossresources.co.uk/calories/calorie_counter/fruit.htm

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  7. Sim, do pessoal da “Tribo do Açai”, aqui em Natal/RN. A plantação de açaizeiros é deles e fica no Pará.

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