Calorias do Coco – Tipos, Porções e Dicas

Especialista:
atualizado em 19/12/2019

Tão improvável quanto passar um dia inteiro na praia sem tomar pelo menos uma água de coco diretamente da fruta, é fazer um doce de abóbora e não colocar coco ralado. Isso sem falar no manjar de coco, sorvete, beijinho, bolo, enfim, são inúmeras as possibilidades com essa fruta tão saborosa e versátil.

E embora o coco seja parte da nossa tradição culinária, muitas pessoas têm evitado o uso da fruta por acreditarem que o coco engorda. Rico em gorduras, o coco não é exatamente uma fruta light, mas dependendo do modo de preparo ele pode sim fazer parte de uma dieta equilibrada para manter o peso e a saúde.

E quais são as calorias do coco? Veja logo abaixo e aproveite para saber também quais são as calorias da fruta em algumas das receitas mais comuns da nossa cozinha.

Benefícios do Coco 

Durante muito tempo se acreditou que o consumo de coco deveria ser evitado devido à grande quantidade de gordura presente na fruta- são cerca de 33 gramas de lipídios em cada porção de 100g de coco seco. Nos últimos tempos, no entanto, diversos estudos têm demonstrado que a gordura presente no coco não somente é benéfica à saúde como pode até ajudar a emagrecer.

Quando maduro, o coco apresenta dois óleos que colaboram para o emagrecimento – o ácido láurico e o monolauril – que possuem digestão rápida e servem de combustível para as células. Eles também têm um papel importante na regulação do funcionamento da tireoide, contribuindo assim para a perda de peso.

As gorduras do coco também contribuem para diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL, o bom colesterol. Por esse motivo, as gorduras do coco são consideradas benéficas ao coração, e podem prevenir problemas cardiovasculares como a arteriosclerose e o infarto.

Já a água de coco é rica em sais minerais que hidratam o organismo e combatem o inchaço, principalmente nos dias que antecedem o período menstrual. Um copo de água de coco logo após a atividade física pode ser uma excelente alternativa aos isotônicos comerciais, que além de altamente processados ainda contêm açúcar em excesso.

Tipos

Além de consumido fresco (quem não gosta de tomar a água de coco gelada e depois comer a polpa da fruta com uma colher?), o coco também pode ser encontrado na forma seca, que é mais utilizada para o preparo de receitas. Veja as calorias do coco de acordo com os tipos de produto:

– Calorias da polpa de coco verde em diferentes porções

A tabela abaixo se refere às calorias da polpa de coco quando ela ainda se encontra bem verde, já que à medida que o coco amadurece o teor de água na fruta diminui, o que aumenta a concentração de gordura.

  • 1 colher: 35 kcal
  • ½ xícara: 95 kcal
  • 1 xícara: 190 kcal
  • 100 g: 175 kcal

– Calorias do coco desidratado

  • 1 colher (10g): 45 kcal
  • ½ xícara: 180 kcal
  • 1 xícara: 360 kcal
  • 100 g: 450 kcal

– Calorias do Coco Ralado com Açúcar

059431P00007241981G

Uma análise rápida nos rótulos de algumas embalagens de coco ralado mostra não somente a presença de coco mas também de açúcar e sal. Como muitas vezes a adição de açúcar não é mencionada na frente da embalagem, vale a pena ficar atento e dar preferência ao coco puro, que além de mais saudável é também menos calórico.

Uma colher de coco ralado com açúcar contém 57 calorias e 5,4 gramas de gordura.

– Calorias do Leite de Coco

download

Utilizado no preparo de diversas receitas regionais, o leite de coco também pode ser um ótimo substituto ao leite de vaca nas dietas com restrição à lactose. Embora saboroso, no entanto, o leite de coco pode ser bastante calórico: são 38 calorias por colher, ou 329 kcal por xícara.

– Calorias da Farinha de Coco

112973712_510

Rica em fibras e em gordura saturada (que como já vimos faz bem ao coração), a farinha de coco é um excelente alimento para quem está precisando perder alguns quilinhos, pois fornece saciedade (são 2,5 gramas de fibra por colher de farinha), não contém glúten e ainda ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Uma colher de farinha de coco contém 54 calorias. Já uma porção de 100g fornece 324 calorias.

– Calorias do Óleo de Coco

oleo-de-coco

Um dos melhores tipos de óleo para a saúde, o óleo de coco pode ser utilizado em saladas e também em frituras (possui um alto ponto de fumaça, o que significa que ele pode ser aquecido a altas temperaturas sem formar compostos tóxicos), e contém 110 kcal por colher.

– Calorias da Água de Coco

Além de ser uma das melhores bebidas hidratantes à nossa disposição, a água de coco fresca é também pouco calórica: são somente 80 calorias por uma unidade média de coco (400 ml de líquido).

– Calorias da Água de Coco em Caixinha

Embora em tese a água de coco em caixinha devesse conter somente o líquido da fruta, não é difícil encontrar no mercado algumas marcas que adicionam açúcar ao produto. Fique atento aos rótulos e dê preferência à água de coco sem conservantes e/ou açúcar.

Um copo de água de coco (equivalente a uma caixinha de 200ml) contém 45 kcal.

– Calorias de receitas à base de coco

Veja as calorias do coco em algumas das formas mais comuns de consumo da fruta:

  • Manjar de coco (fatia): 144 kcal;
  • Cocada (85 g): 219 kcal;
  • Bala de coco (unidade): 40 kcal;
  • Beijinho (unidade): 42 kcal;
  • Bolo de coco simples (fatia de 60g): 220 kcal;
  • Bolo Prestígio (fatia de 95 g): 338 kcal;
  • Picolé de coco (1 palito): 84 kcal;
  • Sorvete de coco (1 bola): 75 kcal;
  • Suco de coco com leite: 258 kcal.

Dicas

  • Não é porque o óleo de coco emagrece que você deve exagerar: uma ou no máximo duas colheres por dia já são mais do que suficientes para obter todos os benefícios do óleo de coco sem atrapalhar a dieta;
  • Comer um pedaço de 20 g de coco fresco pode ajudar a espantar a vontade de comer doces e também manter a saciedade por mais tempo;
  • Substitua parte da farinha de trigo por farinha de coco em suas receitas. Embora o valor calórico seja semelhante, a farinha de coco é muito mais nutritiva e ainda contém mais fibras;
  • Se você não sabe como consumir o óleo de coco, utilize-o no lugar do azeite em saladas ou então no preparo de peixes e carnes grelhadas. Ele pode também ser utilizado para preparar o arroz e feijão ou então ser acrescentado a sucos e iogurtes;
  • Os doces à base de coco são todos muito calóricos pois, além das calorias do coco, ainda são ricos em açúcar, o que significa que seu consumo deve ser feito com muito cuidado por aqueles que estão tentando emagrecer;
  • Como o óleo de coco aumenta a saciedade, dê preferência para utilizá-lo ainda na parte da manhã, pois assim você se sentirá mais saciado e acabará consumindo menos calorias ao longo do dia.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você é um grande consumidor de coco frequentemente em seu dia a dia? Que tipo de produtos citados acima você mais consome? As calorias do coco atrapalham sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (28 votos, média: 3,86 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Calorias do Coco – Tipos, Porções e Dicas”

  1. Eu, atualmente, estou usando o leite de coco natural em infusão com lactobacillus naturais(Kefir) na proporção de meia xícara em jejum. Melhorei muito meu intestino, que estava desregulado e melhorei bastante o meu astral. Sinto-me ótima!