Dieta das Calorias Negativas – Como Funciona, Cardápio e Dicas

Especialista:
atualizado em 24/04/2020

Entenda como funciona a dieta das calorias negativas, veja um cardápio e confira mais dicas e cuidados para você que decidir segui-la.

A dieta das calorias negativas tem se destacado não só pelo termo que pode ser associado à moda da “barriga negativa”, mas também por oferecer benefícios a curto prazo para a boa forma.

O que é?

A dieta das calorias negativas é um plano alimentar que deve ser composto em grande parte por alimentos que contêm poucas calorias, que também são conhecidos por alimentos com calorias negativas.

As poucas calorias ingeridas destes alimentos já são queimadas na digestão dos nutrientes dos próprios alimentos, e daí vem tal alcunha. Vale lembrar que as proteínas utilizam um pouco mais de energia, se comparadas aos carboidratos e gorduras.

Se as refeições forem adequadas em grande parte com esses alimentos que possuem calorias negativas, bons resultados poderão ser notados quanto à perda de peso.

É importante ressaltar que a dieta não deve ser feita apenas com os alimentos de calorias negativas, pois para o metabolismo funcionar e favorecer a perda de peso, também é necessário consumir fontes de proteínas magras e alimentos ricos em gorduras boas.

Como funciona?

Você precisa ter conhecimento sobre a lista de alimentos com calorias negativas. Em sua maior parte, eles são alimentos naturais, saudáveis e nutritivos, que ajudam no controle de densidade calórica e nutricional adequada para o seu metabolismo.

A ideia não é que você controle as suas porções, mas sim que você coma em abundância estes alimentos específicos, mas logicamente sem excessos: apenas as porções adequadas para você se sentir saciado. As refeições podem ser feitas com intervalos de 2 a 3 horas.

Vale lembrar que o consumo de açúcar, bebidas alcoólicas e demais doces deve ser evitado durante a dieta, assim como os alimentos industrializados e cheios de conservantes.

A lista de alimentos abaixo mostra o número de calorias nos alimentos geralmente considerados com “calorias negativas”.

Veja a lista de alguns alimentos com calorias negativas

Alimento Calorias
1 aipo médio 6 calorias
1 xícara de laranja 81 calorias
1 copo de morango 49 calorias
1 xícara de aspargos 27 calorias
100 g de espinafre 23 calorias
1 cenoura média 30 calorias
100 de couve 27 calorias
Porção de alface 5 calorias
1 tomate grande 33 calorias
1 xícara de fatias de pepinos 16 calorias
1 fatia de melancia 46 calorias
1 xícara de couve-flor 25 calorias
1 xícara de maçã picada 65 calorias
1 pimenta 4 calorias
1 xícara de abobrinha 20 calorias

Alimentos folhosos como espinafre, brócolis, repolho e frutas vermelhas podem ser consumidos com abundância na dieta por serem pouquíssimas calorias.

Vamos conferir algumas ideias para compor seu cardápio?

Cardápio da Dieta das Calorias Negativas

– Ideias para café da manhã

  • 1 fatia de pão integral com cream cheese light ou pasta de ricota + 1 fatia de melão;
  • Porção de mingau de aveia com canela e cravo + 1 maçã ou meio mamão;
  • 1 copo de suco verde + meio mamão;
  • 1 torrada integral com pasta de atum.

– Ideias para lanches da manhã e da tarde

  • 1 fatia de abacaxi;
  • 1 copo de iogurte grego;
  • ½ unidade de manga;
  • 1 xícara de chá verde;
  • 1 barra de proteínas.
  • 1 xícara de chá de maçã com canela.
  • 1 taça de salada de frutas.
  • 1 banana picada com 1 colher (de sopa) de chia.

– Ideias para almoço

  • Salada de cenoura com acelga, 2 colheres (de sopa) de arroz integral, 1 filé de peito de frango grelhado (temperado com ervas finas) e porção de salada de legumes cozidos.
  • Porção de saladas verdes, 2 colheres (de sopa) de arroz integral, 1 filé de carne magra grelhada, 1 colher (de sopa) de molho de alho-poró e 3 colheres (de sopa) de cenoura.
  • Salada de folhas verdes, 1 colher (de sopa) de linhaça dourada, 2 colheres (de sopa) de arroz integral e 1 filé de salmão (temperado com cheiro verde e salsinha).
  • Salada de folhas verdes com tomate, 2 colheres (de sopa) de arroz integral, 1 porção de salmão assado e 1 porção de abóbora cozida.

– Ideias para jantar

  • Salada de folhas verdes, 1 porção de peito de frango desfiado (temperado com pimenta do reino e manjericão) e 1 banana assada.
  • Porção de salada de folhas verdes com cenoura, 1 filé de peito de frango grelhado e 1 porção de cenoura cozida no vapor.
  • Salada de folhas verdes com palmito, 1 filé de carne magra grelhada (temperada com alecrim).
  • Salada de folhas verdes com pepino e tomate-cereja, salada de legumes cozidos e 1 porção de atum ralado natural.
  • Sanduíche com recheio de pasta de atum natural (em água).

– Ideias para sobremesa

  • 3 ameixas secas;
  • 1 fatia de abacaxi;
  • 1 laranja.

Dicas

Para aumentar a sensação de saciedade, recomenda-se consumir 1 copo de água antes das refeições, ou algumas frutas ricas em água, como a maçã, uvas, e até mesmo melancia. Assim, você preencherá uma parte de seu estômago, e com porções menores, poderá se sentir saciado até o horário da próxima refeição.

É importante ressaltar que quanto mais água houver no alimento, mais rápido você se sentirá satisfeito, e terá melhor controle sob seu apetite.

Entre as dicas, podemos destacar os 5 principais alimentos que possuem calorias negativas, e são eles:

  1. Aipo;
  2. Alface;
  3. Pepino;
  4. Toranja;
  5. Melancia.

Concluindo

A dieta das calorias negativas pode ser boa para você obter resultados rápidos, já que você estará criando um déficit calórico para perder peso com a adoção de alimentos de calorias negativas.

Lembre-se de que para ter uma orientação e dieta personalizada, busque acompanhamento de um nutricionista ou médico de confiança.

Vídeo:

Você já tinha ouvido falar na dieta das calorias negativas? Acha que conseguiria adotá-la durante o tempo determinado? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 3,67 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário