Laranja e suco

Calorias da Laranja – Tipos, Porções e Dicas

Doce, suculenta, rica em fibras e cheia de benefícios para a saúde: são muitos os motivos para você incluir a laranja na sua dieta. Conhecida há pelo menos 4 mil anos, a laranja chegou ao Brasil por intermédio dos portugueses, que trouxeram a fruta de origem asiática logo no início da nossa colonização.

O Brasil, aliás, é o maior produtor mundial de laranja hoje, sendo responsável pela produção de quase 30% de toda a fruta consumida no mundo. E ao lado da banana, a laranja é a segunda fruta mais consumida por aqui, seja na forma de sucos ou in natura.

E além de possuir muitos benefícios, a laranja também é pouco calórica, o que faz dela uma excelente fruta para quem precisa eliminar uns quilinhos. Quais são as calorias da laranja, então? É o que veremos a seguir, além de conhecermos um pouco mais sobre as propriedades da laranja e dos diferentes tipos da fruta.

Tipos de Laranja

Existem mais de 600 variedades de laranja espalhadas pelo mundo, e acredita-se que as primeiras de que se tem notícia tiveram origem no sudeste do continente asiático. No Brasil, os principais tipos de laranja são a Laranja Pera, Laranja Bahia, Laranja Natal, Laranja Hamlin, Laranja Lima, Laranja Sanguínea, Laranja Rubi, Laranja Baianinha, Laranja Piralima, Laranja da Terra, Laranja Seleta e Laranja Barão.

Veja as calorias da laranja de acordo com as variedades mais consumidos no país:

– Laranja Pera

Laranja-Pera-OrganicaEssa é provavelmente o tipo de laranja que você encontra exposto em maior quantidade no supermercado. Cerca de 70% da produção nacional de laranja é dessa variedade, que é doce e pode ser consumida tanto ao natural como ser utilizada para o preparo de sucos.

Calorias da laranja pera: 100 gramas da fruta fornece 37 calorias, enquanto 1 laranja média tem 55 calorias.

– Laranja Bahia

laranja bahia

O nome dessa variedade vem de uma mutação genética natural ocorrida há dois séculos no estado da Bahia. Fácil de descascar, não possui sementes e é indicada para o preparo de salada de frutas.

Em algumas regiões, a laranja Bahia é também conhecida como laranja-de-umbigo, devido a uma leve saliência na parte inferior da fruta.

Calorias da laranja Bahia: 45 calorias a cada 100g. 8 gomos de laranja Bahia fornecem 144 calorias.

– Laranja Lima

laranja-limaMenos ácida que os demais tipos de laranja, a lima é excelente para bebês e para ser consumida em gomos. Com sabor doce e muito suculenta, a laranja lima também é indicada para quem sofre com problemas digestivos.

O suco de laranja lima é excelente para se hidratar no verão, e a fruta fresca é pouco calórica, o que a torna uma boa opção para quando bate aquela vontade de comer doces.

Calorias da laranja lima: 69 calorias por fruta ou 40 calorias a cada 100 gramas.

– Laranja Seleta

laranja-seleta

Bastante parecida com a laranja Bahia, a Seleta também apresenta casca amarelo ovo e é pouco ácida. Suculenta, pode ser consumida fresca ou na forma de sucos. Com cultivo reduzido, a Seleta vem perdendo espaço no mercado e tem sido preterida pela laranja Bahia.

Calorias da Laranja Seleta: 1 xícara da fruta (150 g) fornece 68 calorias. 1 fruta média contém 59 calorias.

– Laranja da Terra

laranja da terra

Conhecida em algumas regiões brasileiras como laranja silvestre, laranja de Sevilha ou laranja azeda, a laranja da terra tem coloração amarelo claro e possui sabor bastante ácido. Com polpa suculenta, é indicada para o preparo de doces e compotas.

Calorias da laranja da terra: esta é a laranja mais calórica entre os principais tipos da fruta, com 51 calorias a cada 100 gramas de fruta crua.

– Laranja Barão

laranja bar∆o

Uma das propriedades da laranja barão é o seu alto teor de fibras, que chega a ser de 3,5 gramas em uma fruta de tamanho médio. De formato semelhante à laranja pera, a laranja barão é suculenta e muito utilizada no preparo de sucos.

Calorias da laranja barão: 45 calorias a cada 100 gramas.

Propriedades da Laranja

As quantidades de nutrientes variam de acordo com o tipo de laranja, mas no geral todas elas fornecem boas quantidades de:

  • Fibra solúvel (pectina);
  • Vitamina C (uma unidade média fornece até 70% de nossa necessidade diária);
  • Vitamina B;
  • Potássio;
  • Ácido fólico;
  • Betacaroteno;
  • Cálcio;
  • Fósforo;
  • Potássio;
  • Antioxidantes (a laranja possui mais de 170 fitoquímicos diferentes e outros 60 flavonóides com potencial anti-inflamatório e antioxidante).

A laranja também fornece uma boa quantidade de carboidratos (12 gramas em uma laranja média) e proteínas (0,94 g).

Benefícios da Laranja

A laranja fortalece o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados. Seus antioxidantes também auxiliam na prevenção de diversas doenças, entre elas o câncer. Quando consumida com o bagaço, a laranja contribui para o bom funcionamento do intestino e também ajuda a diminuir o LDL (colesterol ruim), devido à presença das fibras alimentares.

Graças à grande quantidade de cálcio na laranja, a fruta também pode ser consumida regularmente para fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose.

Calorias do Suco de Laranja

O suco de laranja é bastante calórico, pois concentra somente o açúcar da fruta, sem as fibras que foram eliminadas com o bagaço. Além de aumentar a saciedade, as fibras também impedem que a glicose no sangue aumente após o consumo da laranja.

Quando tomamos o suco, no entanto, as fibras não estão lá para desempenhar esse papel, o que em termos práticos pode significar um aumento nas taxas de açúcar do sangue e liberação de mais insulina. E para quem precisa emagrecer, isso pode não ser uma boa ideia, pois a insulina é um dos hormônios que causam o acúmulo de gordura abdominal.

Além disso, um único copo de suco pode conter o equivalente a 4 laranjas, o que significa 142 calorias em 300 ml de suco natural. Você provavelmente não consumiria mais que duas laranjas de uma única vez, mas consome quatro quando toma um único copo da fruta.

Quando falamos de sucos de laranja industrializados, a situação é ainda um pouco pior, pois grande parte deles apresenta adição de açúcar na fórmula. E atualmente ainda é praticamente impossível saber com certeza a quantidade exata de suco da fruta em cada embalagem. Assim, grande parte das calorias do suco de laranja industrializado pode ser proveniente do açúcar utilizado para adoçá-lo, e não da fruta em si.

O néctar de laranja apresenta situação semelhante, sendo ainda mais doce que o suco de laranja tradicional. Veja as calorias de cada um:

  • Suco de laranja integral industrializado (caixinha de 250ml): 133 calorias
  • Néctar de Laranja: 202 calorias por lata (335 ml) ou 111 calorias por copo (200 ml)
  • Suco de Laranja caseiro adoçado: 240 calorias por copo

Calorias da laranja em algumas receitas

Além da fruta fresca e do suco puro, também podemos consumir a laranja de outras formas. Veja as calorias de algumas receitas.

  • Bolo de Laranja: 179 calorias por fatia (50g);
  • Doce de casca de laranja: 235 calorias por xícara (100 gramas);
  • Pudim de laranja: 121 calorias por pedaço pequeno (50 g);
  • Suco de laranja com cenoura (sem açúcar): 135 calorias (copo de 240 ml);
  • Suco de laranja com mamão: 130 calorias (copo de 240 ml);
  • Suco de laranja com couve e gengibre: 120 calorias (copo de 240 ml);
  • Geleia de laranja: 58 calorias por colher;
  • Geleia de laranja diet: 23 calorias por colher.

Dicas

  • Para obter os benefícios da laranja sem prejudicar a dieta, opte pela fruta inteira, com bagaço;
  • Se estiver preparando suco de laranja em casa, tome sem coar e sem adicionar açúcar;
  • Para diminuir as calorias do suco de laranja, acrescente um pouco de água ou gelo no copo para diluí-lo;
  • Utilize uma faca de aço para cortar as laranjas, pois outros metais podem oxidar a vitamina C;
  • Na hora de comprar laranjas, opte pelas mais pesadas (pois contêm mais suco) e mais firmes, que não cedem à pressão dos dedos;
  • Como a vitamina C começa a se oxidar assim que entra em contato com o ar, somente corte a fruta na hora do consumo. A mesma dica vale para o suco de laranja caseiro, que não deve ser mantido em geladeira para não perder a vitamina C;
  • Para um sobremesa light de laranja, descasque a fruta e corte em fatias, acrescentando uma xícara de morangos picados. Esprema outra laranja e junte ao o suco um pouquinho de mel, canela e hortelã a gosto. Despeje essa mistura sobre as frutas picadas e consuma logo após o preparo.

Que tipo de laranja você costuma consumir com mais frequência? Você é daqueles que prefere tomar o suco em vez da fruta por inteiro? Comente abaixo.

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



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Um comentário

  1. Adorei a dica não sabia do suco serviu muito pra mim que estou fazendo dieta

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