Caminhar todos os dias reduz risco de 13 canceres, indica estudo de Oxford 

publicado em

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, aponta que caminhar todos os dias pode diminuir significativamente o risco de desenvolver 13 tipos de câncer. A análise foi publicada no British Journal of Sports Medicine e considerou os dados de cerca de 85 mil adultos, que foram acompanhados durante aproximadamente seis anos.

Os participantes usaram sensores de pulso para medir toda a atividade física praticada durante sete dias, com monitoramento posterior ao longo dos anos da incidência de câncer. Ao todo, 2.633 indivíduos foram diagnosticados com a doença no período avaliado, o que corresponde a cerca de 3% dos participantes.

Foi notado que aqueles que caminhavam, pelo menos, 7 mil passos por dia apresentaram uma redução de 11% no risco geral de câncer, em comparação com indivíduos que alcançavam 5 mil passos ou menos. Os voluntários que atingiram 9 mil passos diários mostraram risco de 16% menor de desenvolver tumores.

A quantidade é mais significativa do que a intensidade em si

A ligação entre a atividade física e o câncer foi analisada com o apoio de modelos de aprendizado de máquina, que classificaram os níveis de movimento em quatro categorias: comportamento sedentário, atividade leve, atividade moderada a vigorosa e total de passos por dia.

A pesquisa mostrou que, tanto a atividade leve quanto a moderada ou vigorosa foram associadas à redução do risco, com destaque para o efeito positivo da substituição de uma hora diária de sedentarismo por qualquer uma dessas formas de movimento para cortar o risco.

O ritmo da caminhada, ou seja, a intensidade dos passos, não demonstrou associação significativa com a incidência de câncer. O fator determinante foi a quantidade total de passos acumulados diariamente.

Canceres que tiveram redução com caminhada

A investigação focou em tumores já associados ao sedentarismo, como os canceres de esôfago, fígado, pulmão, rim, estomago, endométrio, leucemia mieloide, mieloma, intestino, reto, cabeça, pescoço, bexiga e mama.

Entre os homens, os tipos mais diagnosticados foram os de cólon, reto e pulmão. Entre as mulheres, por sua vez, os de pulmão, cólon, endométrio e mama lideraram as estatísticas.

A associação protetiva da atividade física foi mais intensa em seis tipos específicos: cânceres gástrico, de bexiga, de fígado, de endométrio, de pulmão e de cabeça e pescoço.

Nesses casos, os níveis mais altos de movimento tiveram uma relação direta com a redução mais significativa no risco de incidência. Nos demais, a atividade colaborou como um hábito saudável, juntamente com uma dieta equilibrada.

O impacto da substituição dos comportamentos sedentários por outras formas de movimento também foi avaliada. Os dados sugerem que trocar uma hora sentada por caminhada leve ou moderada reduz o risco de desenvolver câncer, ainda que discretamente.

Especificamente, a atividade leve esteve ligada à redução de 6% no risco, enquanto a moderada e vigorosa reduziu esse risco em 13%.

No entanto, trocar a atividade leve por outra mais intensa não trouxe benefícios adicionais. Isso reforça a ideia de que a movimentação constante, mesmo em ritmos mais suaves, é suficiente para gerar efeitos protetores contra o câncer.

“A quantidade total de movimento diário é mais importante do que a intensidade”, escreveram os autores do estudo. A análise reforça que pequenos ajustes na rotina — como caminhar mais e sentar menos — podem ter impacto relevante na saúde a longo prazo.

A caminhada é uma atividade de baixo impacto e pode ser praticada por praticamente qualquer pessoa. Ela auxilia na promoção da qualidade de vida e saúde. Melhora a circulação sanguínea, auxilia o controle do peso corporal, fortalece o sistema cardiovascular e promove a saúde mental.

A recomendação é praticar a atividade de três a cinco vezes por semana, pelo período de 30 a 60 minutos.

Você costuma caminhar todos os dias? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário