Você não anda conseguindo separar muito tempo do seu dia para se dedicar à prática de atividades físicas?
A boa notícia é que algum tempo já pode ajudar. Um estudo recente apontou que apenas 11 minutos de exercício aeróbico de intensidade moderada à vigorosa já poderiam reduzir o risco de câncer, doença cardiovascular ou morte prematura.
A lista de atividades aeróbicas inclui caminhada, dança, corrida, bicicleta e natação. Geralmente, conseguir conversar, mas não cantar, durante um exercício significa que ele é moderado. Já na atividade de intensidade vigorosa, não é possível manter uma conversa.
O estudo
A pesquisa foi publicada no British Journal of Sports Medicine e foi feita, principalmente, por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Eles avaliaram dados de 196 estudos, o que totalizou mais de 30 milhões de participantes adultos que foram acompanhados durante 10 anos, em média.
O estudo se focou particularmente nos participantes que fizeram o mínimo recomendado de 150 minutos de exercícios por semana ou 22 minutos por dia.
Em comparação aos participantes inativos, os adultos que fizeram 150 minutos de atividade física aeróbica de nível moderado a vigoroso por semana registraram um risco 31% menor de morrer de qualquer causa, um risco 29% mais baixo de morrer de doença cardiovascular e um risco 15% menor de morrer de câncer.
Essa mesma quantidade de exercício foi associada a um risco 27% menor de ter doença cardiovascular e a um risco 12% mais baixo de desenvolver câncer.
Mas, mesmo as pessoas que fizeram apenas metade da quantidade mínima recomendada de exercício tiveram benefícios. Isso porque 75 minutos de atividade de intensidade moderada por semana (em torno de 11 minutos por dia) foi associado a um risco 23% menor de morte precoce.
Manter-se ativo 75 minutos por semana também foi associado a uma redução de 17% de desenvolver doença cardiovascular e de 7% de ter câncer.
As conclusões da pesquisa confirmam a posição da Organização Mundial da Saúde (OMS) que diz que fazer alguma atividade física é melhor do que não fazer nenhuma, mesmo que não se atinja as quantidades recomendadas de exercício.
Para um dos autores do estudo, o Dr. Soren Brage, os 75 minutos de atividade física por dia pode ser um bom começo. Segundo ele, a pessoa pode partir daí e tentar aumentar gradualmente até chegar a toda a quantidade recomendada.
Os autores do estudo não tiveram detalhes sobre os tipos específicos de atividade física que os participantes da pesquisa fizeram. As informações são da CNN.