Benefícios da hidroginástica para boa forma e saúde!

Especialista:
atualizado em 24/09/2020

Boa para queimar calorias, aumentar a resistência muscular e velhice saudável: conheça os benefícios da hidroginástica e como fazer!

A hidroginástica é um exercício aeróbico leve que pode ser adotado por todos, independente da faixa etária. O baixo impacto oferecido e a refrescância da água para os dias mais quentes são apenas os principais motivos para você se sentir tentado a se exercitar nas piscinas.

O público varia de gestantes a idosos, e os benefícios da hidroginástica envolvem o sistema circulatório, força e condicionamento físico, controle de peso, articulações e até mesmo reduz a possibilidade de ocorrência de algumas doenças.

Para que serve a hidroginástica?

Vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios que a hidroginástica pode oferecer à sua saúde, bem estar e boa forma. Descubra para que serve a modalidade:

1. Doenças crônicas

Realizar os exercícios de baixo impacto feitos nas aulas de hidroginástica pode ajudar as pessoas com problemas como artrite, pois favorece a melhor utilização das articulações, sem oferecer risco de agravamento dos sintomas.

2. Saúde mental

A hidroginástica pode melhorar o humor e diminuir a ansiedade. A água morna pode diminuir o estresse, assim melhorando o humor e reduzindo a possibilidade de depressão.

3. Velhice saudável

Os benefícios da hidroginástica podem ser interessantes para reduzir sintomas e reações comuns da pós-menopausa. Não só as mulheres, mas homens da terceira idade também podem desfrutar dessa contribuição dos exercícios, já que podem favorecer à saúde óssea.

4. Suporte à flutuação

Um dos principais benefícios da hidroginástica é que os exercícios fornecem flutuabilidade e suporte para o seu corpo, assim evitando a possibilidade de lesões sobre músculos, ossos e articulações.

5. Aumento da resistência muscular

Se compararmos a densidade da água com a densidade do ar, é possível destacarmos o aumento da resistência muscular. A hidroginástica pode agir sobre a região enfraquecida, contribuindo para que haja um melhor suporte para toda a massa muscular corporal.

6. Maior flexibilidade

O efeito da redução da força gravitacional enquanto estiver sob a água poderá conduzir a uma melhor flexibilidade do corpo. As articulações podem se mover de forma mais fácil através dos movimentos realizados nas aulas, o que torna a hidroginástica ainda mais benéfica para idosos.

7. Saúde cardiovascular

Os exercícios beneficiam a frequência cardíaca, que é mantida a uma taxa inferior se comparados ao ciclismo ou corrida, por exemplo.

8. Queima de calorias

Exercícios físicos são a melhor opção para se livrar dos quilinhos a mais. A hidroginástica é muito eficaz para a perda de peso, pois praticar 1 hora pode reduzir de 450 a 700 calorias. Por que não aproveitar para sair do sedentarismo com a hidroginástica?

9. Bom para a gestação

Os movimentos feitos na piscina favorecem a liberação do hormônio relaxina, que marca presença nas articulações, e ainda pode auxiliar para uma melhor abertura do quadril, o que contribui para uma melhor passagem do bebê no parto.

Além disso, as gestantes ainda podem contar com a diminuição de edemas, que surgem com frequência no terceiro trimestre devido ao aumento do feto, que podem comprometer a circulação do sangue. Aproveite e conheça melhor os benefícios da hidroginástica para gestantes.

10. Auxílio à recuperação

A hidroginástica é a opção perfeita para aqueles que desejam retornar às atividades após a realização de procedimentos cirúrgicos e não querem prejudicar o período de recuperação. As aulas podem auxiliar e fortalecer as articulações de joelhos, coluna e melhorar sua postura.

11. Relaxamento

As atividades feitas na água exigem concentração, calma e controle de respiração. Esses momentos podem proporcionar relaxamento e descanso para sua mente, portanto.

12. Tonificar os músculos

Não pense que os benefícios da hidroginástica tangem apenas as funções cardiorrespiratórias e circulatórias, muito pelo contrário. A hidroginástica pode favorecer a saúde dos músculos e tonificá-los.

13. Interação social

Contrariando muitas afirmativas, a hidroginástica não é praticada apenas por idosos. As aulas consistem em exercícios individuais, em duplas, ou grupais, o que favorece as relações sociais. A interação pode reduzir desconfortos resultantes da timidez.

Saiba como fazer!

Hidroginástica

A atividade pode fazer parte de um estilo de vida saudável, mas apenas praticá-la não é suficiente: é preciso seguir uma dieta balanceada, dormir bem, controlar o estresse, abster-se de álcool e cigarro.

A modalidade pode ajudar problemas de saúde, mas não pode tomar o lugar de um tratamento já indicado pelo médico.

Além disso, o ideal é fazer a hidroginástica em uma academia de confiança, tendo as suas aulas acompanhadas por um educador físico qualificado.

Caso tenha algum problema preexistente de saúde, consulte o médico antes de iniciar a hidroginástica e informe o professor a respeito da sua condição.

Você tinha noção de todos esses benefícios da hidroginástica para a saúde e boa forma? Já tentou praticá-la em algum momento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (164 votos, média: 4,09 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

15 comentários em “Benefícios da hidroginástica para boa forma e saúde!”

  1. faz uns 2 meses que faço hidroginastica,nossa ate minha auto estima mudou,frequento até 3 vezes por semanaestou gostando muito pois tenho muitos problemas de saúde.

  2. Bom dia!!! Eu tenho nervo ciático e na mesma perna fiz uma cirurgia em 2009 retirei a safena e tenho mais dores lombar no quadril idroginastica seria bom para mim pois não poço frenquentar academia.

  3. Descobri a idrogjnastica a 3 anos e estou amando sentia muitas dores nos ombros e braços hoje não tenho mais nada! E além do mais as pessoas estão no elogiando muito ,pois estou com as pernas firme e torneadas amo fazer,faço todos os dias bjs

  4. Bom dia! Sou soro positivo, so tenho vírus não a aids.. Já faço tratamento com o médico. . Nesse período a 4 meses faço tratamento para tuberculose. … Já comelhoras completas…. posso fazer Hidro ginastica?

  5. Bom dia tenho a síndrome do túnel túnel carpo fazer hidromassagem é recomendável nesse caso?pois qualquer movimento q faço com od bracos ja doem um bucado

  6. Já fiz hidroginástica algum tempo e me sinto muito bem, atualmente estou parada por falta de coragem mesmo. Inclusive é um santo remédio para o stress, bem estar, muito ótimo para a saúde e perda de peso. A minha pergunta é: tenho problema nos joelhos, e quando faço alguns exercício no outro dia e certo sentir dor. Tem algum conselho pra mim.

  7. Tenho 46 anos e vivo na ilha de São Miguel-Açores. Faço hidroginástica há 3 anos e adoro. Faça chuva ou faça sol, não perco por nada as aulas. Para além de beneficios a nível fisico, também é benefica para a saúde mental, pois proporciona momentos de boa disposição, aliada ao convivio 3 vezes por semana. O grupo é composto por várias faixas etárias, cada uma cumpre os exercicios, consoante o seu ritmo. Aconselho a sua prática.

  8. BOA TARDE, eu já fiz alguns anos atrás ,e foi muito bom pra mim que tenho problemas respiratórios e estou acima do peso

  9. Boa tarde,
    Adorei seu vídeo e por isso resolvi pedir ajuda, comecei a praticar a três dias a Hidroginástica e estou amando tudo isso, percebi que perdi muito tempo por medo e timidez. mas tenho algumas duvidas .
    Meu peso é 56 k atualmente, altura 1,55 tenho 51 anos.
    Comecei a praticar por causa da minha autoestima.
    1- Posso fazer todos os dias a Hidro.?
    2-Quero enrijecer os glúteos, pernas e perder a barriguinha,
    Você pode me orientar ?
    Desde já obrigada.

    • Fiz essa mesma pergunta ao médico da minha mae e ele disse que para começar basta 2 dias na semana e depois que pegar jeito para o exercício, aumentar para 3 vezes na semana, pois cansa mais que fazer exercícios fora D’agua e demais para idade acima de 50 anos faz mal…

  10. A hidroginástica é uma atividade física completa. Traz uma ampla gama de benefícios para a saúde, sob todos os aspectos.