Carboxiterapia – Indicações, efeitos colaterais e cuidados

atualizado em

A carboxiterapia é uma técnica muito utilizada para eliminar a celulite, estrias, gordura localizada e também a flacidez da pele. A prática se refere a um  tratamento estético que consiste na injeção de gás carbônico (CO2) sobre a região desejada, ajudando na circulação e oxigenação dos tecidos, fazendo com que a pele forme colágeno e novas fibras elásticas.

Apesar de ser um método não-cirúrgico, essa prática pode causar alguns desconfortos na região aplicada, como dor, ardência e inchaço, e por esse motivo vale a pena se informar sobre todos os efeitos colaterais e contraindicações antes de realizá-lo.    

Como funciona?

Com uma agulha esterilizada, o CO2 é aplicado sob a pele. Após a aplicação é realizada uma massagem com as mãos que ajuda a dispersar o gás e fazê-lo circular. As sessões são realizadas até três vezes por semana com duração média de 30 minutos.

Indicações

A carboxiterapia é indicada para:

  • Celulites;
  • Estrias;
  • Gordura localizada;
  • Flacidez;
  • Olheiras;
  • Cicatrizes;
  • Melhorar a saúde e aparência da pele (elasticidade);
  • Pré e pós-operatório em cirurgias plásticas, para aumento da vascularização no local.

 Carboxiterapia no emagrecimento

mulher com fita métrica

O gás carbônico ajuda a promover a combustão de gordura, pois ao entrar em contato com o tecido adiposo proporciona uma pequena lesão nos adipócitos (células que armazenam gorduras e regulam a temperatura corporal), possibilitando a saída desta gordura que fica livre para ser consumida como fonte de energia.

  Continua Depois da Publicidade  

Carboxiterapia na celulite

A celulite consiste em um problema de circulação sanguínea localizada, onde o corpo não é capaz de produzir uma drenagem correta das células de gordura.

Através da carboxiterapia, o gás carbônico que é injetado na pele, aumenta o fluxo sanguíneo e melhora a circulação, ampliando a oxigenação local, o que possibilita a eliminação de toxinas, proporcionando a quebra das células que armazenam gordura.  E é justamente por meio da redução destas células de gordura que o aspecto da celulite é melhorado. 

 Carboxiterapia na estria

As estrias são cicatrizes formadas devido a um rompimento do colágeno na superfície da pele. Apesar dos cuidados com a pele, nem sempre é fácil evitar o surgimento destas marcas, que são bem comuns na adolescência e na gravidez. 

A injeção de CO2 diretamente na cicatriz, favorece a oxigenação e aumenta a produção de colágeno, suavizando as marcas na região aplicada.

  Continua Depois da Publicidade  

 Carboxiterapia na olheira

carboxiterapia - olheiras

As olheiras são manchas escuras localizadas nas pálpebras e embaixo dos olhos. Neste caso, a carboxiterapia é indicada porque reduz o inchaço, fortalece os vasos sanguíneos e clareia a pele.

Contraindicações

A carboxiterapia é contraindicada para as seguintes pessoas:

  • Indivíduos com infecções, alergias ou doença ativa na região;
  • Grávidas;
  • Obesos;
  • Pessoas com doenças cardíacas ou pulmonar;
  • Câncer;
  • Insuficiência renal ou hepática;
  • Hipertensão arterial severa não controlada;
  • Distúrbios psicológicos.

Efeitos colaterais

A carboxiterapia é um tratamento estético que apresenta poucos riscos, no entanto, como cada pessoa tem um metabolismo próprio, os possíveis efeitos colaterais podem variar em cada indivíduo. 

Apesar de ser um tratamento com alto índice de tolerância, após aplicação da carboxiterapia também podem surgir dores ou inchaços na região aplicada, sensação de ardência e edemas com uma coloração arroxeada.

A dor na carboxiterapia está diretamente ligada a entrada do CO2 que gera um pequeno deslocamento na pele, surgindo assim um possível desconforto. No entanto, esta dor costuma ser passageira.  

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, este tratamento estético quando aplicado incorretamente pode causar embolia pulmonar ou um acidente vascular encefálico, devido à obstrução causada por esse êmbolo, sendo fundamental que seja realizada por um profissional qualificado.

Você faria este procedimento? Já tinha conhecimento dos possíveis efeitos colaterais dele? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

104 comentários em “Carboxiterapia – Indicações, efeitos colaterais e cuidados”

  1. Fiz carbox no abdomen hj e apareceu um caroço na minha barriga do lado direito durante a aplicação. A fisio disse que é lipoma mas estou bastante preocupada. Fiz várias seções no primeiro semestre desse ano e não tive nenhum efeito colateral. E para piorar comecei a sentir dor no local…não sei o que fazer.

    Responder
  2. Foi a quarta sessão de carbox nas olheiras e meu olho direito ficou muito muito muito inchado, não sei mais o que fazer para desinchar, quando vc aperta ele faz um barulhinho como se o gás tivesse lá … alguém ja passou por isso?
    To colocando gelo mas não está adiantando e estou desesperada .

    Responder
  3. Já estou na 3° aplicação de carbox, ainda faltam 15 estou gostando muito porém na última seção, fiz culote, gordura na barriga e estrias na barriga. E isso foi há 8 dias e ainda estou bem dolorida no lado esquerdo, acredito que tenha ficado algum gás por aqui, porém me garantiram que o gás ficaria no corpo somente por 72 horas, agora vou ter que fazer drenagem pra ver se resolve .

    Responder
  4. Olá! Fiz 17 sessões de carboxiterapia 5 anos atrás, na estrias que ficaram da minha gravidez, nos flancos e nadegas. Nas da gravidez tive um resultado muito proveitoso, pois eram recentes, vermelhas, as das nadegas como eram brancas e antigas não tive muito resultado mas também amenizaram. Hoje, estou há 3 meses fazendo aplicação de carbox na barriga para fibroses q ficaram da minha lipo, amenizou tb, mas ainda não conclui o tratamento. Tenho vontade de fazer nas olheiras mas fico receosa por ser tão sensível.

    Responder
  5. eu acabei de fazer a sessão carbox nas coxas abdômen bumbum a parte interna da coxa e bem ardido.fiz tbm nos seios para aumentar a produção do colágeno apesar detestar agulhas e bem suportável segundos de incômodo não fixou hematomas nada. apesar das agulhas estou amando os resultados

    Responder
  6. Num minicurso de carbox tive a oportunidade de fazer uma seção no abdômen. A dor pra mim foi super tranquila e suportável, não fiquei nem com marca de agulha, e somente com essa seção eu senti resultado, a barriga diminuiu e a pele com um ótimo aspecto.

    Responder
  7. Sou fisioterapeuta e trabalho com a carbox e o que tenho a dizer é que os resultados são maravilhosos, apesar de um pouco dolorido; reduz a gordura localizada e melhora de fato a qualidade da pele, porém é aconselhável que a cliente colabore com a educação alimentar e exercícios fisicos

    Responder
    • Tem 1 mês que fiz a carbox no abdômen, estou sentindo uma ardência é um um pouco de dor, isso é normal? Me ajuda Por favor

      Responder
  8. Tive infeção urinária com carboxiterapia. Mais duas amigas, tbem tiveram…. E a filha de minha izinha, ficou internada por conta de.carboxiterapia. Eu cheguei fazer 20 sessões. Nunca mais volto a fazer.

    Responder
  9. Fiz carboxo e tá muito dolorido e peguei no coloinha sobrinha de dois. anos ela é pesada será q fez mal

    Responder
  10. Olá, gostaria de entender se realizar exercícios físicos logo após a sessão de carboxiterapia para redução de gordura localizada traz algum benefício ou malefício ao tratamento ou se é indiferente.

    Responder
    • É importante não deixar de realizar exercícios após a sessão para não deixar que os resultados desapareçam.

      Responder
  11. Estou fazendo carboxiterapia a 3 mêses entre as coxas não estou vendo resultados. Gostaria de saber se engorda ou á pessoa vai enchendo, pq já engordei r4 kilos estou muito triste Vivo de dieta pq sou diabética tipo 2 por favor alguém me respode

    Responder
    • Oi! Realizei duas sessões nas coxas e percebi que ganhei peso tbm. Estou com a alimentação balanceada, bebendo muita água e realizando exercício físico, não deveria estar ganhando peso. Não sei se é alguma reação do organismo, ou é normal. Pretendo conversar com a esteticista na próxima aplicação.

      Responder
  12. Já faz um tempo que fiz a carboxi..
    faço drenagem linfática e recentemente comecei a sentir dores nas coxas na hora da massagem, e comecei a apalpar e sentir que as fibras da minha coxa estavam muito doloridas na região do culote e pontadas finas na região onde foi introduzida a agulha na época..
    agora percebi uma piora, pois as fibras estão muito doloridas ao toque com micro nódulos e latejamento . A textura interna da coxa esta com ondas doloridas . Agora vou fazer uma ressonância pra saber realmente o que está havendo. ?? e qual foi a consequencia real da carboxi.

    Responder
    • Olá, conseguiu ver o que aconteceu com a ressonância ? Estou com dor e ardência no abdômen eu fiz apenas 1 sessão

      Responder
  13. Já fiz umas 20 sessões na barriga. Sou magra, mas tenho uma gordura localizada na altura do estômago que não sai por nada! Realmente, há um desconforto no momento da aplicação e injeção do gás. Arde bastante e, muitas vezes, a fisioterapeuta precisou interromper o procedimento para dar aquela respirada. Nada de mais. Se pegar algum vazinho (não é raro acontecer), vai ficar a mancha roxa que não sai com menos de uma semana. Quanto ao resultado… bem, sou magra e malho. Dá uma sensação que houve uma diminuída na gordura localizada sim, porém, nada extraordinário. Não sei explicar o motivo, mas dá vontade de fazer novamente, por isso fiz 20. Aconselho a criolipólise. Achei mais eficaz.

    Responder
  14. CARBOXTERAPIA, Gostaria de saber se esse tratamento pode causar algum ferimento, ou erupções na pele, queimadura, ou algo agressivo do tipo. Quero iniciar, mas tenho medo. Caso possa ocorrer, quais cuidados devo tomar ? Queria apresentar esse tratamento também para minha esposa. Temos gorduras localizadas na área do abdome.

    Responder
  15. Fiz a primeira sessão hoje na barriga , costas e peito!a agulha eh super fina , quase imperceptível e indolor! O gás incomoda um
    Pouquinho na região de trás das coxas , mas eh suportável! Eu gostei mto e vou fazer as 20 sessões !

    Responder
  16. Olá boa noite!
    Minha primeira e última experiência com carboxterapia. Há três dias fiz na área dos olhos para olheiras. Não bastasse estar com um dos olhos inchados até hoje; senti falta de ar, tonturas várias vezes. Coração acelerado que chegou me acordar pela madrugada; não sei precisar o tempo pq fiz exercícios de respiração para melhorar.

    Responder
    • Oi Marli. Gostaria de saber quando fizeste a carboxi na região dia olhos, quantos duas ficou inchado? E o que te aconselharam fazer? Fiz ontem a noite nos olhos e amanheci com um olho inchado acima da pálpebra.

      Responder
  17. Olá boa noite!
    Minha primeira experiência e última foi há três dias. Fiz na área dos olhos para olheiras. Não bastasse estar com um dos olhos inchados até hoje; senti falta de ar, tonturas várias vezes e coração acelerado que chegou me acordar; por pouco tempo (não sei precisar quanto) pq fiz exercícios de respiração para melhorar.

    Responder
    • Hoje pela manhã, fiz minha primeira sessão de carboxiterapia, e sinceramente estou com medo de fazer as outras 9 restantes, tive uma experiência terrível, fiz no abdômen, nos flancos, nas coxas e quando estava fazendo no braço, senti fortes dores, tontura, falta de ar, passei muito mal e desmaiei, fiquei desacordada por alguns minutos, e senti fortes dores no braço, não conseguia mexê-lo, ficou bastante duro, formigando, dormente. Sai de lá passando muito mal, e ainda estou passando mal, com um forte mal estar, e com muita dor de cabeça, ainda sinto meu corpo doer, onde foram feitos as aplicações e minhas costas, pois a esteticista disse que eu bati na parede quando desmaiei. Não sei se bati com a cabeça, e com as costas, por isso estou com essas dores, só sei que minha experiência foi péssima demais.

      Responder
      • Olá, Sara. Estou impressionada com o seu relato. Você correu sérios riscos. Os responsáveis pela clínica tinham que te-la encaminhado a um hospital. Como está hoje? Fez as outras sessões?

        Responder
      • Boa Tarde ! Sara vc fez ficha de anamnese ? Tem algum problema de saúde ?
        Pq assim o O CO2 é um gás inodoro, incolor e atóxico. É o produto endógeno
        natural do metabolismo das reações oxidavas celulares, produzido
        no organismo diariamente em grandes quantidades e eliminado
        pelos pulmões durante a respiração. Muitas das vezes acontece da técnica utilizada dói muito … O carbox tem alto poder de difusão rapidamente absorvido e eliminado; baixo risco de embolia gasosa fatal Efeito vasodilatador residual. Foi verificado que a técnica de carboxiterapia é considerada um recurso seguro, sem efeitos adversos ou complicações importantes, tanto locais, como sistêmicas, visto que o produto comumente utilizado (CO2) possui cerca de 99,9% de pureza, próprio para uso terapêutico e estético. Em estudos realizados com injeções intravasculares como contraste em angiografia (exame radiográfico dos vasos) ficou constado que o dióxido de carbono não provoca embolia, nem reações adversas (http://www.proffabioborges.com.br/wp-content/uploads/2009/11/carboxiterapia-uma-revisao.pdf).
        O tratamento é eficaz mas se vc tiver algum outro problema e encalhou de fazer o procedimento pode associar com o procedimento . Pode ficar tranquila fazendo os procedimentos em uma clinica segura não terá problema nenhum rs …

        Responder
        • Boa noite meu nome é Alessandra e estou confusa agora, gostaria de tirar algumas dúvidas por favor, fiz uma cirurgia de desobestrução de válvula mitral a 27 anos ,não coloquei nenhuma válvula somente desobstrui, quero fazer esse carbox terapia ,agora estou com receio, alguém pode me ajudar por favor , obrigada

          Responder
        • Boa noite fiz minha primeira sessão na sexta, hoje ainda me sinto dolorida. Pelos relatos vi que é normal, parei de tomar corticoide dia 28/5/19 posso fazer sem problema? E a agulha é uma só pra toda a sessão isso não pode causar infecção?

          Responder
        • Fazem 4 dias que eu fuz no abdomem e at agora no desinchou estou sentindo como um tambor meu otganismo no esta eliminandi o gas oque fazer ? fao ginastica e apos a ginastica sinto piora a barriga incha maus no sei oque fazer quanto temo isso eliminado di meu organismo ???

          Responder
      • Se eu fosse vc, pegaria seu dinheiro de volta… ja pensou todas as vezes acontecer isso? Colega , pensa direitinho. Eu li seu comentário e fiquei assustada! Se cuida ?

        Responder
    • Oieee, estou na minha quinta sessão para gordura localizada e sinto falta de ar e sensação de pressão estranha perto do coração!!! Achei que fosse só comigo!!!

      Responder
    • Fiz ontem na área das olheiras acordei com o olho muito inchado. Não sabia que iria ficar assim. Nossa horrível

      Responder
    • Ola boa noite , li seu relato teferente carbox , acabei de fazer tbm, tive os mesmos sintomas q vc, tive tbm tosse e garganta engasgada estou c receio de continuar c às sessões! Com vc se sente hoje em dia?

      Responder