Carboxiterapia para olheiras funciona? Resultados e riscos

Especialista da área:
atualizado em 23/04/2021

A aplicação de carboxiterapia para olheiras é um tratamento estético que vem ganhando cada vez mais adeptos, embora muitos não saibam realmente como ela funciona ou mesmo se dá resultados.

  Continua Depois da Publicidade  

A promessa do tratamento é acabar com olheiras, estrias, celulite e cicatrizes através da estimulação da circulação e da produção de colágeno, que contribuem para a melhora da aparência da pele.

Então, a seguir vamos conhecer com mais detalhes como funciona a carboxiterapia, como ela age nas olheiras e também os seus efeitos colaterais.

O que é a carboxiterapia?

A carboxiterapia é um procedimento não cirúrgico realizado por meio da aplicação de dióxido de carbono logo abaixo da superfície da pele por meio de uma agulha muito fina.

Esse gás é invisível e inodoro, e é um dos componentes do ar que respiramos. Assim, não há preocupação com a sua toxicidade.

O que são olheiras?

Chamamos de olheiras as marcas escuras que aparecem ao redor dos olhos, principalmente abaixo da pálpebra inferior.

Elas são causadas pelo acúmulo de melanina (pigmento escuro da pele) e da dilatação de diversos vasos sanguíneos na pele ao redor dos olhos, e podem surgir em pessoas de diferentes idades, sexo e etnia. 

  Continua Depois da Publicidade  

Mas existem alguns fatores que podem aumentar a chance de desenvolvê-las, como:

  • Sono e cansaço;
  • Genética;
  • Inflamação na pele, causada por alergias, por exemplo;
  • Inchaço na região dos olhos;
  • Excesso de vasos sanguíneos no local;
  • Envelhecimento da pele, que leva a uma maior flacidez.

Como é feita a carboxiterapia para olheiras?

Apesar de ser muito usada para o tratamento de gordura localizada, as sessões de carboxiterapia também podem ajudar a clarear as olheiras.

Durante o procedimento, o dióxido de carbono é injetado logo abaixo da pele, ao lado do olho, fazendo com que a região fique inchada, parecendo um balão, em um método que aparenta ser bastante doloroso.

Entretanto, sites de clínicas e spas afirmam que o tratamento não é doloroso, e que os pacientes sentem apenas um pequeno formigamento conforme o gás é injetado.

Além disso, depois que o dióxido de carbono é aplicado na pele, ele é naturalmente absorvido pelo organismo e não existe a necessidade de que ele seja removido.

O tratamento precisa de, pelo menos, quatro a seis sessões para trabalhar nas olheiras. E algumas clínicas recomendam de seis a oito procedimentos.

  Continua Depois da Publicidade  

Veja também: Skincare – Rotina de cuidados com a pele e dicas

carboxiterapia antes
carboxiterapia depois

Mas a carboxiterapia para olheiras funciona?

O tratamento funciona supostamente por meio do aumento do fluxo sanguíneo na área em que o gás é aplicado, melhorando a oxigenação e a aparência da pele.

Outro efeito da terapia é o estímulo da formação de colágeno e novas fibras elásticas, que contribuem para uma maior tonificação da pele ao redor dos olhos. Assim, a aparência de “olho fundo”, tão comum em quem tem olheiras, pode ser amenizada.

Outro efeito é o clareamento da região, uma vez que a maior oxigenação reduz o tom azulado dos micro vasos sanguíneos.

carboxiterapia para olheiras

Efeitos colaterais da carboxiterapia para olheiras

O procedimento provoca poucos efeitos colaterais, sendo os principais:

  • Inchaço;
  • Vermelhidão;
  • Hematomas;
  • Dores, embora não em todas as pessoas. 

Dicas e cuidados

O tratamento das olheiras é bastante difícil, e existe uma série de outros procedimentos que são realizados para tentar amenizar o problema, como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Uso de cremes e agentes clareadores;
  • Peelings químicos;
  • Métodos invasivos como a terapia com o plasma rico em plaquetas (PRP);
  • Preenchimento cutâneo com injeções de ácido hialurônico;
  • Entretanto, nenhum deles é 100% eficaz, inclusive a carboxiterapia.

Mas, apesar de os resultados da carboxiterapia serem visíveis, ainda faltam estudos que comprovem que a injeção de gás realmente atua na melhora das olheiras.

Além disso, para reduzir o risco de complicações, o tratamento deve ser indicado por um dermatologista, além de realizado somente por um cirurgião plástico.

Veja também: Como tirar olheiras naturalmente – Dicas de tratamento caseiro

O preço da carboxiterapia para olheiras

O preço de cada sessão de carboxiterapia pode variar de R$ 50 a R$ 200, de acordo com a região e a clínica onde o tratamento for realizado.

Mas é importante sempre pesquisar sobre o estabelecimento e o profissional escolhidos, para garantir que o atendimento seja o melhor possível.

Você conhece alguém que tenha feito e aprovado os resultados da carboxiterapia para olheiras? Tem curiosidade de experimentar esse tratamento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (91 votos, média 3,75)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

29 comentários em “Carboxiterapia para olheiras funciona? Resultados e riscos”

  1. Eu acabei de fazer e não sei porque, mas estou com inchaço e hematoma horrível na região, muito preocupada com a situação.

    Responder