Carboxiterapia – Indicações, efeitos colaterais e cuidados

atualizado em

A carboxiterapia é uma técnica muito utilizada para eliminar a celulite, estrias, gordura localizada e também a flacidez da pele. A prática se refere a um  tratamento estético que consiste na injeção de gás carbônico (CO2) sobre a região desejada, ajudando na circulação e oxigenação dos tecidos, fazendo com que a pele forme colágeno e novas fibras elásticas.

Apesar de ser um método não-cirúrgico, essa prática pode causar alguns desconfortos na região aplicada, como dor, ardência e inchaço, e por esse motivo vale a pena se informar sobre todos os efeitos colaterais e contraindicações antes de realizá-lo.    

Como funciona?

Com uma agulha esterilizada, o CO2 é aplicado sob a pele. Após a aplicação é realizada uma massagem com as mãos que ajuda a dispersar o gás e fazê-lo circular. As sessões são realizadas até três vezes por semana com duração média de 30 minutos.

Indicações

A carboxiterapia é indicada para:

  • Celulites;
  • Estrias;
  • Gordura localizada;
  • Flacidez;
  • Olheiras;
  • Cicatrizes;
  • Melhorar a saúde e aparência da pele (elasticidade);
  • Pré e pós-operatório em cirurgias plásticas, para aumento da vascularização no local.

 Carboxiterapia no emagrecimento

mulher com fita métrica

O gás carbônico ajuda a promover a combustão de gordura, pois ao entrar em contato com o tecido adiposo proporciona uma pequena lesão nos adipócitos (células que armazenam gorduras e regulam a temperatura corporal), possibilitando a saída desta gordura que fica livre para ser consumida como fonte de energia.

  Continua Depois da Publicidade  

Carboxiterapia na celulite

A celulite consiste em um problema de circulação sanguínea localizada, onde o corpo não é capaz de produzir uma drenagem correta das células de gordura.

Através da carboxiterapia, o gás carbônico que é injetado na pele, aumenta o fluxo sanguíneo e melhora a circulação, ampliando a oxigenação local, o que possibilita a eliminação de toxinas, proporcionando a quebra das células que armazenam gordura.  E é justamente por meio da redução destas células de gordura que o aspecto da celulite é melhorado. 

 Carboxiterapia na estria

As estrias são cicatrizes formadas devido a um rompimento do colágeno na superfície da pele. Apesar dos cuidados com a pele, nem sempre é fácil evitar o surgimento destas marcas, que são bem comuns na adolescência e na gravidez. 

A injeção de CO2 diretamente na cicatriz, favorece a oxigenação e aumenta a produção de colágeno, suavizando as marcas na região aplicada.

  Continua Depois da Publicidade  

 Carboxiterapia na olheira

carboxiterapia - olheiras

As olheiras são manchas escuras localizadas nas pálpebras e embaixo dos olhos. Neste caso, a carboxiterapia é indicada porque reduz o inchaço, fortalece os vasos sanguíneos e clareia a pele.

Contraindicações

A carboxiterapia é contraindicada para as seguintes pessoas:

  • Indivíduos com infecções, alergias ou doença ativa na região;
  • Grávidas;
  • Obesos;
  • Pessoas com doenças cardíacas ou pulmonar;
  • Câncer;
  • Insuficiência renal ou hepática;
  • Hipertensão arterial severa não controlada;
  • Distúrbios psicológicos.

Efeitos colaterais

A carboxiterapia é um tratamento estético que apresenta poucos riscos, no entanto, como cada pessoa tem um metabolismo próprio, os possíveis efeitos colaterais podem variar em cada indivíduo. 

Apesar de ser um tratamento com alto índice de tolerância, após aplicação da carboxiterapia também podem surgir dores ou inchaços na região aplicada, sensação de ardência e edemas com uma coloração arroxeada.

A dor na carboxiterapia está diretamente ligada a entrada do CO2 que gera um pequeno deslocamento na pele, surgindo assim um possível desconforto. No entanto, esta dor costuma ser passageira.  

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, este tratamento estético quando aplicado incorretamente pode causar embolia pulmonar ou um acidente vascular encefálico, devido à obstrução causada por esse êmbolo, sendo fundamental que seja realizada por um profissional qualificado.

Você faria este procedimento? Já tinha conhecimento dos possíveis efeitos colaterais dele? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

104 comentários em “Carboxiterapia – Indicações, efeitos colaterais e cuidados”

  1. Olá! Fiz carbox na área dos olhos e o olho direito está muito inchado. É normal? Quantos dias de previsão de inchaço? Preciso procurar um medico? Tem algum risco de não voltar ao normal ou eu ter algum problema de saúde?

    Responder
    • Ola faço 2 aplicacoes semanal e hj estou me sentindo estranha falta de ar e minha barriga esta roxa e tabm com uma bola na regiao da aplicacao bem dura sera q devo fazer apenas 1 por semana pois a minha proxima aplicacao esta marcada pra quarta e sexta sera apenas um dia de intervalo

      Responder
    • Amanda, aconteceu comigo. Fiz ontem disseram que em algumas horas desinchava mas já está há 24h inchado. O que fez, o que aconteceu no seu caso? Obrigada .

      Responder
  2. Eu tive minha primeira experiência com carbox a 1 dia atrás.
    Achei que realmente doeu, em algumas áreas mais que outras, mas é uma dor suportável. A agulha é quase imperceptível, porem o gás é o que realmente incômoda.
    Graças a Deus eu não tive nenhuma reação.
    Ficou alguns pontos roxos dps da sessão, porem hoje já esta mais claro. Pretendo fazer mais sessões.

    Responder
  3. Não recomendo pra ninguém a carboxiterapia, não tem como saber se o gás eh verdadeiro ou falso, ou seja, barato e de segunda . Tive necrose com varias bolinhas em toda minha coxa, com dores diárias, inclusive meus linfonodo incharam, na virilha, e foi constatado q foi uma reaçao a inflamação após a carboxiterapia . Ou seja houve necrose da gordura, e fiquei cheia de fibroses. Varias ondas profundas . Nossa. Graças a Deus estou bem , mas tem q pensar muito antes sem introduzir algo no corpo.

    Responder
  4. Nossa, jamais faria na região dos olhos. Na região abdominal já dói muito, fico uns três dias com dor, que irradia até as costas…só vou terminar as sessões que estão pagas, mas nunca mais pretendo fazer…

    Responder
  5. ola,fiz ano passado o carbox em 3 areas, e realmente doe,mas tive otimos resultados visiveis no abdomen e coxas,
    meninas desde de qdo não existe algum tratamento estetico para celulite e gordura localizada que não doe?
    simplesmente procure a melhor clinica e profissional
    inclusive para quem quiser indico uma super proficional que entende e estudou muito sobre o carbox,
    bjo a todas

    Responder
  6. Tenho uma carboxterapia para fazer hj a tarde na clínica de emagrecimento Magrass, em Pelotas. Nunca fiz esse procedimento antes. Tenho taquicardia sinusal. Tem algum risco de eu fazer esse procedimento? Tomo propranolol de 40mg diariamente.
    Devo ou não fazer? O q me aconselham?

    Responder
    • Estou na terceira sessão, tem uma dor razoável, ficou inchado um dos olhos, porém no dia seguinte já começou desinchar, estou amando o resultado minhas olheiras já estão melhorando, não vou precisar fazer bochetomia pois já diminuiu muito as bochechas.
      Eu ia fazer cirurgia nas pálpebras, porém com o resultado obtido já não irei fazer mais.
      Qualquer procedimento doe, porém vale muito, pelos resultados obtidos.
      Minha experiência está sendo maravilhosa.

      Responder
  7. Eu fiz várias sessões já ,sempre faço, dói um pouco sim a dor é bem chata,mais os resultados,são muito bons!!!
    Vale a pena!!!

    Responder
  8. Estou na quinta sessão de carbox para estrias, nunca havia ocorrido bolhas de sangue na minha pele até a última sessão e doeu muito. Isso é normal? O que pode ser?

    Responder
  9. Eu fiz não senti nada apenas com alguns roxos no local que depois saiu. Cheguei a perder 4kg é diminui 10cm de abdômen.

    Responder
  10. Olá! Fiz carbox há um mês e o local onde tive as “picadinhas” está vermelho e inchado, como se fosse uma espinha ou uma picadinha de bicho… O que pode ser isso? Nunca tive alergia de agulha, estou muito preocupada, conversei com a profissional responsável e ela me disse que a carbox nunca havia feito isso antes em nenhuma outra cliente e que ela não sabia o que era, mas iria passar, acontece que não vejo melhora, me ajudem por favorrrr!!!!!!

    Responder
  11. Eu estou na segunda sessão de carbox e depois de 9 horas senti muita coceira pelo corpo e garganta apertada não sei o que fazer me disseram que não tem efeitos colaterais mas eu senti acho que vou parar.

    Responder
  12. Bem gostaria de relatar aqui a minha indignação com a carboxterapia, sou uma mulher falsa magra tinha bumbum bem grande redondo lindos, inventei de fazer está marca pq tinha um pouco de celulite e resultado fiquei com um lado do meu bumbum quase sem gordura em apenas 7 sessõesapos 2 meses o lado direito começou a secar e sumir fiquei quase sem bumbum agora estou gastando horrores com pamp e massagem modeladora academia e sem contar que hoje fico com muitas faltas de ar malhar hoje é um problema terrível coração acelera demais e já fiz eletro cardiograma nao acusa nada porem sei que isso foi tudo culpa da carbox estou agora em uma dieta para ganhar peso e gastar com uma lipoescultura para ver se consigo recuperar o bumbum de antes. Fica aqui a minha indignação e aviso para as mulheres que querem fazer.

    Responder
  13. Estou fazendo carboxiterapia aliada à aplicação de enzimas, a carboxi não costumo sentir tanto na aplicação, somente um leve desconforto das furadas da agulha e do gás, suportável!
    As enzimas ardem muito na aplicação e no outro dia fico muito dolorida e inchada…
    Estou na quarta aplicação, tem dia que vejo resultados, tem dia que me vejo inchada…espero ver resultados pq doi muito!

    Responder
    • Olá, nunca fiz carbox mas enzimas sim. Garanto que assim que acabar as aplicações vc vai amar, pois o inchaço some em poucos dias após a última sessão e vc verá então os resultados. Boa sorte!

      Responder
    • Pr mim também foi horrível
      Estou cheio de caroços no bumbum
      Ficou pior
      É enganação
      Dinheiro jogado fora
      E sem contar que vc tem pagar
      Dobrado pra consertar
      Se arrependimento matasse eu estava morta
      Pode ser também a pessoa que não sabe fazer o procedimento

      Responder
  14. Nossa, eu já estava pra marcar carboxiterapia e graças a Deus eu resolvi dar uma pesquisada e já desisti! Lendo os comentários aqui, deu pra ficar com medo e nem vou me arriscar!

    Responder
  15. Tenho bronquite e uma clinica de estetica se recusou fazer o C02 Gas em mim algue sabe me explicar melhor porq ela nao falou muito so apenas que eu nao podia correr esse risco.

    Responder
  16. Boa noite meu nome é Márcia eu fiz três sessões de Anidro pois na hora não senti nada mas desde da última sessão estou me sentindo muito mal tem horas que estou com muitas dores pelo corpo preciso de ajuda

    Responder
  17. Boa tarde! Sou fisioterapeuta e trabalho com a carboxiterapia!
    A carboxiterapia é um tratamento com gás carbônico medicinal, o CO2.
    O CO2 “é um gás que produzimos no nosso pulmão e eliminamos através da expiração”, ele não causa embolia pulmonar, não causa infecção urinária! O CO2 é prejudicial para quem tem alguma patologia que seja contraindicado! Existe também uma quantidade máxima que deve ser injetado por sessão! Do contrário, em um paciente saudável não existem riscos, é claro se fizer com um profissional capacitado, que siga as normas! Todo tratamento de estética deve ter a participação do paciente no dia a dia, com uma alimentação saudável E controle da quantidade juntamente com a atividade física necessária para cada organismo!
    Antes de fazer um tratamento estético, deve ser feito uma avaliação de qualidade, assim o profissional irá dizer qual o tratamento ideal para conseguir alcançar seu objetivo de acordo com o seu estado de saúde e seus cuidados diários!

    Nunca vi ou li, ou fiquei sabendo que alguém saudável faleceu ou ficou em algum estado grave por conta da carboxiterapia! Pode ter complicações sim, caso o paciente tiver alguma patologia que seja contraindicação e este ocultar informações relevantes para o profissional, ou não houver uma avaliação antes!

    Uma dica para os profissinais: Não atendam pacientes que utilizam anabolizantes, pois existem vários fatores em que o paciente pode passar mal no seu consultório e depois culpar você e seu tratamento!

    Que cada um tenha responsabilidade pelos seus atos!

    Responder
    • Fiz quinta-feira e desde o dia que fiz, fortes dores de cabeça e dores e ardência abdominais, sem falar que fiquei com um roxo bem grande na barriga. Não sei o que faço, a estética entrou em pausa para o Natal. Acho que preciso ir em um médico. Não recomendo a ninguém

      Responder
    • Comecei a passar uma pomada que chama hirudoid para melhorar o roxo e o caroço sumiu em 5 dias. Já fiz mais 3 sessões depois e não aconteceu mais nada. A barriga começou a diminuir. Estou feliz com os resultados. Espero ter ajudado.

      Responder