Lipo a Laser Funciona? Antes e Depois, Preço e Detalhes

Especialista:
atualizado em 10/09/2019

Enquanto algumas pessoas optam por cuidar da boa forma e ir atrás do corpo dos sonhos exclusivamente de maneira natural e investem no cuidado com a alimentação e na prática de exercícios físicos, outras não se importam em recorrer a métodos cirúrgicos e submetem-se a procedimentos como a lipoaspiração para se ver livres das indesejáveis gordurinhas que sobram.

No entanto, algo que não podemos ignorar é que quando falamos de qualquer tipo de cirurgia, por menor ou mais simples que ela seja, estamos falando também de um procedimento invasivo. E antes de se submeter a uma operação, é necessário conhecer detalhes sobre ela. É por isso que hoje nós vamos falar um pouco sobre a lipoaspiração a laser.

Será que a lipo a laser funciona? Quanto custa o procedimento? Como será o antes e depois da cirurgia? Confira isso e outras informações a seguir:

Como é feita a operação

Primeiramente, vamos descobrir o que efetivamente e como a lipo a laser funciona e é feita.

Tudo começa com a aplicação no laser sob a parte mais profunda da gordura. Isso é feito com o intuito de destruir as paredes das células de gordura, para que a gordura liquidificada vaze e as células se desfaçam, preparando-as para a remoção.

Nessa camada mais profunda também encontram-se vasos sanguíneos que são coagulados pelo laser, para que não haja tantos hematomas após a realização da operação.

Na sequência, o laser é aplicado sob a camada mais superficial, que fica logo abaixo da pele, apenas com o objetivo de aquecer as suas células, fazendo com que elas sejam estimuladas a produzir mais colágeno e elastina, o que melhorará a qualidade da pele no pós-operatório.

Em seguida, finalmente, é feita a remoção dos fragmentos de gordura com o auxílio de cânulas.

Há ainda a possibilidade da realização de outra técnica, em que são feitos os dois primeiros passos que mostramos acima, mas não acontece a remoção da gordura. Em vez disso, ela é absorvida pelo corpo. Esse tipo de procedimento é executado quando é preciso retirar camadas finas de gordura de regiões como o pescoço ou o rosto ou quando a cirurgia é feita apenas para dar maior firmeza à pele.

O tempo de duração de uma lipoaspiração a laser pode variar entre uma a quatro horas, dependendo da área tratada e da quantidade de gordura retirada. É imprescindível que a operação sempre seja realizada por um cirurgião plástico certificado.

Depois da operação, a recomendação é que o paciente fique de repouso de três a cinco dias. Após 15 dias, ele provavelmente já estará apto a seguir com suas atividades normais. O médico pode prescrever medicamentos analgésicos ou antibióticos para evitar infecções e as dores e manchas que surgem no corpo após a lipoaspiração tendem a desaparecer dentro de duas semanas.

Ao término da cirurgia também há a necessidade de realizar sessões de drenagem linfática para retirar o excesso de líquido do corpo.

Lipo a laser funciona mesmo? 

Ok, deu para ter uma noção de como essa operação é realizada. Mas como tem certeza de que a lipo a laser funciona de verdade?

Fato é que pelo menos em curto prazo, realmente podemos afirmar com certeza que a lipo a laser funciona, já que depois da remoção da gordura em determinada área é perceptível a diferença em relação à diminuição de gordura. O resultado final é observado em três a cinco meses após a sua realização.

Entretanto, esse efeito não é permanente se o paciente seguir uma alimentação desequilibrada e tiver uma vida sedentária.

Mesmo que outras células de gordura não se desenvolvam na região após a remoção que acontece na operação, já que seu número só aumenta até a adolescência, as que restaram podem ter o seu tamanho aumentado, caso a pessoa não tenha hábitos saudáveis, e o resultado final será bastante prejudicado.

Sendo assim, para continuar com o corpo dos sonhos, obtido por meio da lipo a laser, ainda será necessário mudar o estilo de vida e passar a praticar atividades físicas, assim como aderir a uma alimentação saudável.

Além disso, é importante registrar que o procedimento não reduz as marcas causadas por celulite ou relacionadas à elasticidade da pele.

Outras questões importantes são as vantagens dessa operação em relação aos outros tipos de lipoaspiração: ao deixar os fragmentos de gordura que serão retirados em estado líquido, a remoção não acontecerá de modo tão invasivo para o organismo, haverá menos dor e inchaço e os hematomas do pós-operatório também serão menores.

Fotos Antes e depois 

Para você ver como a lipo a laser realmente surte efeito, confira na sequência algumas imagens de antes e depois da operação: 

10aboaforma

10bboaforma

10cboaforma

10dboaforma 

Quanto custa? 

O preço de uma cirurgia dessa varia de acordo com a quantidade de gordura corporal que o paciente deseja remover. Quanto maior for, mais alto também será o valor.

Esse custo costuma ser 10% maior do que uma lipoaspiração comum, cujo preço varia entre R$ 1,5 mil e 6 mil, dependendo da região em que o procedimento é feito.

Quem pode fazer a lipo a laser? 

Esse tipo de cirurgia é indicado para pessoas que tenham excesso de gordura em uma região específica do corpo em quantidade leve a moderada e/ou quem sofra com a flacidez da pele. Também é preciso ter mais de 18 anos de idade e possuir uma boa saúde.

As regiões do corpo em que a operação pode ser realizada são o abdômen, as coxas, os joelhos, os braços, a papada, a região dorsal, o pescoço, o rosto e o peito – no caso de homens que sofram com o excesso de mamas.

É preciso ressaltar aqui que a Food and Drug Administration (Administração de Alimentos e Drogas, tradução livre, órgão de saúde dos Estados Unidos) afirma que a lipoaspiração a laser não pode ser considerada um procedimento de controle de peso e quem se submete a ele não pode estar 30% acima do seu peso ideal.

Pessoas obesas, hipertensas, diabéticas, mulheres grávidas e que estejam amamentando o filho também não estão autorizadas a submeter-se a esse tipo de cirurgia estética.

Efeitos colaterais e orientações 

Qualquer tipo de cirurgia traz riscos e consequências a quem se submete a ela, tendo em vista que toda operação invade o organismo de alguma maneira. A lipo a laser funciona da mesma forma, e também pode trazer alguns efeitos colaterais, principalmente quando a esterilização dos materiais utilizados na operação não é feita de modo apropriado.

Entre esses efeitos podemos destacar queimaduras na pele, suadeira, infecção, sangramento, aparecimento de hematomas, alergia, danos à pele ou aos tecidos que a contornam, necrose (morte) da pele, perfuração de um órgão interno, aparência murcha na pele e desequilíbrio dos fluidos corporais.

Além disso, a mudança de silhueta que esse tipo de procedimento resulta pode não ser tão agradável quanto se espera, tornando o corpo assimétrico. Quando isso ocorre, outra cirurgia pode ser necessária para solucionar o problema.

Para diminuir os riscos de sofrer com um desses efeitos colaterais, antes de decidir fazer uma lipo a laser, faça uma pesquisa sobre os antecedentes do cirurgião que você escolheu para te atender, certifique-se que seus trabalhos foram eficazes e seguros e que o profissional possui registro no Conselho Federal de Medicina (CFM) e se é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Também tenha certeza de que há segurança no local em que a sua cirurgia será realizada, especialmente em relação à higiene e esterilização dos equipamentos utilizados.

Outra orientação passada pelos médicos é que os pacientes que tiverem passado por uma lipo a laser não pratiquem atividades físicas intensas até um mês após a cirurgia.

Você tem vontade de fazer uma lipo a laser para eliminar as gorduras localizadas? Não tem força de vontade para conseguir isso com dieta e exercícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (107 votos, média: 3,91 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

31 comentários em “Lipo a Laser Funciona? Antes e Depois, Preço e Detalhes”

  1. Gostaria de saber mais sobre a lipo nos braços. Quero fazer! Por favor Entrem em contato comigo [conteúdo editado]. Obrigado.

  2. Tenho força de vontade, tenho uma alimentação saudável, prático Atividade física, estou com peso ideal. Entretanto, tento acúmulo de gordura no abdômen.