Prato de salmão

Cardápio Para Dieta de 1300 Calorias Por Dia

Quando uma pessoa deseja e/ou necessita perder peso, uma das estratégias que pode ser utilizada por ela é a diminuição da quantidade de calorias que são consumidas ao longo de cada dia. 

E neste sentido, um dos programas alimentares que pode ser adotado é a chamada dieta de 1300 calorias por dia. Como o próprio nome já entrega, a ideia aqui consiste justamente em consumir somente 1300 calorias diariamente.

Para quem costuma seguir uma dieta de 2500 calorias, a redução é de 1200 calorias por dia, enquanto no caso de uma pessoa que está acostumada a ingerir 2000 calorias diariamente a diminuição é de 700 calorias a cada dia. 

Antes de conhecermos as sugestões de cardápio, os cuidados

Abaixo, vamos apresentar algumas sugestões de cardápio para a dieta de 1300 calorias, entretanto, antes de tudo, precisamos conhecer alguns cuidados que devem ser tomados antes de dar início a uma dieta deste tipo.

Em primeiro lugar, você deve fazer uma avaliação médica e com um nutricionista para se certificar de que o método é realmente o mais indicado para o seu caso e que não trará problemas para a sua saúde. Uma diminuição calórica diária de 700 a 1300 calorias não é um valor baixo e necessita ser feita de maneira cuidadosa para que não traga problemas.

É necessário que os profissionais de saúde definam por quanto tempo a pessoa pode seguir essa dieta, quantas refeições por dia ela terá, como fará após o término do programa para manter de maneira saudável os resultados obtidos e como será a composição nutricional da dieta.

Isso é importante porque além de emagrecer, o método deve garantir a saúde de quem o segue, de modo que a pessoa obtenha e energia e os nutrientes que o seu organismo necessita para funcionar apropriadamente. 

Uma dieta de calorias muito baixas é aquele em que o consumo diário fica entre 800 e 1500 calorias. Ou seja, a dieta das 1300 calorias entra nessa categoria.

Esse tipo de plano alimentar não deve ser seguido por mulheres que estejam grávidas ou em processo de amamentação de seus bebês, crianças ou adolescentes (a não que elas estejam em algum tipo de tratamento específico e se for indicado pelo médico) e, em alguns casos, pessoas com mais de 50 anos de idade.

As dietas de calorias muito baixas podem trazer ainda efeitos colaterais como fadiga prisão de ventre, náusea, diarreia e cálculo biliar, além de tornar mais difícil a nutrição e a saciedade do corpo.

Portanto, só siga a dieta de 1300 calorias por dia se o seu médico e nutricionista permitirem e recomendarem, certo?

Opções de cardápio para a dieta de 1300 calorias por dia

A seguir, vamos conferir algumas sugestões de cardápio para este método alimentar. Porém, antes de optar por um deles, mostre ao seu nutricionista e confirme se o cardápio em questão é realmente bom para você. 

Isso é importante porque cada pessoa tem um organismo com funcionamento e necessidades diferentes. Logo, enquanto um cardápio pode funcionar para alguém, ele pode não ser o melhor para você.

Assim, a composição de cada cardápio da dieta de 1300 calorias por dia pode – e deve – variar de acordo com as necessidades e preferências de cada pessoa.

Opção 1

  • Café da manhã: 1 laranja grande e 1 xícara de café com adoçante zero calorias. Total: 88 calorias
  • Lanche da manhã: 1 barra de granola aveia e mel e 1 xícara de morangos cortados pela metade. Total: 142 calorias
  • Almoço: 1 xícara de sopa de tomate, 1 unidade (128 g) de sanduíche natural de peito de peru e salada, 1 xícara de chá verde com adoçante zero calorias e 1 banana grande para a sobremesa. Total: 500 calorias
  • Lanche da tarde: 1 maçã grande com 1 colher de sopa de manteiga de amendoim. Total: 204 calorias.
  • Jantar: 100 g de filé de salmão, 1 prato raso (70 g) de salada verde, 3 colheres de sopa de arroz integral cozido e 200 ml de suco de maracujá. Total: 371 calorias

Opção 2 

  • Café da manhã: 2 ovos mexidos, 1 laranja grande e 1 xícara de café com adoçante zero calorias. Total: 287 calorias
  • Lanchinho da manhã: 1 potinho de 200 ml de iogurte natural. Total: 116 calorias
  • Almoço: 1 unidade (140 g) de sanduíche natural de frango com milho, 200 ml de água de coco e 1 xícara de melancia em cubos de sobremesa. Total: 364 calorias
  • Lanche da tarde: 1 xícara de amoras e 7 unidades de bolachinha integral. Total: 149,5 calorias
  • Jantar: 1 xícara de camarão grelhado, 4 colheres de sopa de arroz integral, 100 g de grão-de-bico cozido e 200 ml de suco de melão. Total: 391 calorias

Opção 3

  • Café da manhã: 1 unidade de pão francês sem miolo com 1 colher de sopa de requeijão light e 200 ml de suco de laranja natural. Total: 222 calorias
  • Lanche da manhã: 4 bolachinhas de arroz orgânicas e 200 ml de leite desnatado. Total: 212 calorias
  • Almoço: 1 xícara de macarrão integral cozido com ½ xícara de molho de tomate, 100 g de contrafilé e 1 xícara de cenoura ralada. Total: 397 calorias
  • Lanche da tarde: 1 xícara de morango em purê. Total: 74 calorias
  • Jantar: 1 concha de feijão carioca cozido, 1 pedaço médio de frango grelhado sem a pele, 100 g de batata doce assada com a casca e 1 xícara de couve refogada. Total: 404 calorias

Lembrando que por tratar-se de uma estimativa – não submetemos os alimentos e bebidas a análises nutricionais – os valores calóricos podem variar de acordo com a marca e o local de procedência de cada item dos cardápios.

O que você achou dessas opções de cardápio par a dieta de 1300 calorias por dia que separamos acima? O que te leva a pensar em aderir esse tipo de dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (23 votos, média: 4,09 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Adorei e vou adotar, faço a low Carb, mas é muito rertritiva e lenta. No passado fiz contando calorias e s perda foi rápida.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*