Cardápio Para Dieta de 700 Calorias Por Dia

Especialista:
atualizado em 14/04/2020

Quem deseja dar adeus aos quilos em excesso pode decidir adotar como estratégia um programa alimentar baseado na redução calórica, como é o caso da dieta de 700 calorias por dia.

Vamos falar mais abaixo justamente a respeito de opções de cardápio para esse tipo de regime. Entretanto, antes de apresentarmos as nossas sugestões de refeições, é nossa obrigação alertar a respeito dos riscos à saúde que a dieta de 700 calorias por dia pode trazer.

Vamos pensar juntos: se normalmente uma pessoa consome de 2 mil a 2,5 mil calorias diariamente, ao diminuir esse teor para 700, teremos uma redução bem drástica – de 1,3 mil a 1,8 mil calorias.

Fica difícil não imaginar que toda essa ausência de calorias não cause algum tipo de efeito negativo ao corpo, não é mesmo? Afinal, ele estava acostumado a receber certa quantidade de calorias e agora passará a receber um teor muito abaixo do habitual.

Muitos médicos afirmam que consumir menos de 1200 calorias diariamente pode causar problemas como fraqueza, intolerância ao frio, fadiga, irregularidade no período menstrual, prisão de ventre e inchaço das mãos e dos pés, como consta no livro Nutrition, Exercise, and Behavior: An Integrated Approach to Weight Management (Nutrição, Exercício e Comportamento: Uma Abordagem Integrada ao Controle do Peso, tradução livre).

Além disso, o fato de perder peso muito rápido em uma dieta com restrição de calorias pode provocar o cálculo biliar. Problemas como gota, distúrbios associados à desnutrição, desequilíbrio de eletrólitos, osteoporose e até mesmo a morte súbita (em casos extremos) são outros que podem ocorrer em decorrência de uma dieta de baixa calorias.

Tudo isso sem contar que dieta de baixa calorias força o corpo a queimar músculo no lugar de gordura, o que desacelera a taxa metabólica, dificultando a perda de peso.

Como se não bastasse, muitos chamam atenção para o fato de que não é provável que uma pessoa permaneça por muito tempo numa dieta com poucas calorias e, ao retornar para os seus hábitos alimentares, certamente recuperará o peso perdido.

Vale lembrar que fazer uma dieta de baixa calorias sem supervisão também pode provocar problemas como anemia, imunidade baixa, infertilidade e dificuldade de concentração.

Também não se recomenda seguir a dieta de 700 calorias por dia durante mais do que sete dias completos, especialmente sem a supervisão do médico.

Com tudo isso, também podemos concluir que uma dieta tão pobre em calorias e arriscada como essa não é apropriada para mulheres que estejam grávidas ou amamentando, adolescentes, idosos, crianças e pessoas que tenham algum tipo de doença ou condição específica de saúde.

Ainda assim, é verdade que dietas de baixo consumo calórico podem ser recomendadas por médicos durante certo período para pessoas que sofrem com obesidade e apresentam um Índice de Massa Corporal (IMC) mais alto do que 30.

Entretanto, atente para o fato de que elas são indicadas por um médico – ou seja, antes de embarcar na dieta de 700 calorias por dia, converse com o seu médico e verifique com ele se você realmente pode seguir esse método, se ele não trará prejuízos para a sua saúde e durante quanto tempo você está permitido a adotar o programa alimentar.

Ressaltando que o método pode ser perigoso, aconselha-se também que o médico acompanhe todo o processo da dieta e seja informado quando surgir qualquer tipo de efeito colateral. Também é fundamental contar com o auxílio de um nutricionista para ajudar a montar os cardápios de modo que o organismo receba o máximo de nutrientes possíveis mesmo com uma restrição calórica tão grande.

Opções de cardápio para a dieta de 700 calorias por dia

Antes de conhecermos as sugestões de refeições para o programa alimentar, lembramos aqui que essas opções servem somente para que você visualize como um cardápio para esse tipo de dieta pode funcionar.

Tenha em mente que a composição dos cardápios podem (e devem!) ser modificadas de acordo com a necessidade e os objetivos de cada pessoa e que antes de adotar um modelo de cardápio, você deve necessariamente consultar e ser autorizado pelo seu médico e nutricionista. Tenha sempre cuidado, pois com a saúde não se brinca!

Agora sim, sem mais delongas, vamos conhecer algumas opções de cardápio para a dieta de 700 calorias por dia:

Cardápio 1

  • Café da manhã: 1 ovo mexido com ½ xícara de espinafre. Total: 103 calorias 
  • Lanche 1: 2 talos médios de aipo. Total: 12 calorias.
  • Almoço: 1 xícara de espaguete integral cozido com 3 colheres de sopa de atum ralado ao natural light e 1 xícara de couve-flor cozida sem gordura. Total: 264 calorias.
  • Lanche 2: 1 maçã pequena. Total: 55 calorias.
  • Jantar: 1 colher de arroz integral cozido, 100 g de couve-manteiga refogada e 100 g de peito de frango grelhado sem pele. Total: 279 calorias. 

Cardápio 2 

  • Café da manhã: 1 laranja e 1 xícara de chá de hortelã. Total: 64 calorias.
  • Lanche 1: 1 xícara de amoras. Total: 62 calorias.
  • Almoço: 100 g de salmão grelhado, 1 batata doce pequena assada e 1 tomate médio cortado em rodelas. Total: 247 calorias.
  • Lanche 2: 1 banana média. Total: 105 calorias.
  • Jantar: 100 g de filé de tilápia, 170 g de brócolis cozido sem gordura e 100 g de feijão carioca cozido. Total: 224,5 calorias. 

Cardápio 3

  • Café da manhã: 100 g de uva Itália. Total: 68 calorias.
  • Lanche 1: 100 g de iogurte grego desnatado. Total: 49 calorias.
  • Almoço: 1 coxa grande de frango assado, 1 xícara de cenoura em tiras e 50 g de mandioca cozida sem gordura. Total: 276,5 calorias.
  • Lanche 2: 1 xícara de abacaxi cortado em cubos. Total: 74 calorias.
  • Jantar: 100 g de camarão grelhado, 150 g de aspargos cozidos e 1 colher de sopa de arroz integral cozido. Total: 237,5 calorias. 

Atenção: As quantidades de calorias dos alimentos podem variar de acordo com a marca e o local onde os produtos forem adquiridos. É importante certificar-se ainda de tomar bastante água ao longo do dia.

O que você achou dessas ideias de cardápio para dieta de 700 calorias por dia que separamos acima? Já pensou em aderir uma dieta dessa para perder peso, mesmo sabendo dos riscos? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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3 comentários em “Cardápio Para Dieta de 700 Calorias Por Dia”

  1. Eu espero que funcione comigo. Eu estava ingerindo de 300-500 calorias por dia, junto com 1h de exercícios e jejum de no mínimo 16h, mas ando perdendo o controle e vou aderir a essa de 700 pra ver se realmente da resultados.

  2. Eu realizei esse dieta por 1 anos e de 120 fui para 80 kg,porém acabei desencadeando pedras na vesículas. Não me arrependo, pois não semana eu realizava a dieta e no final de semana eu comia o que tinha vontade. Não indico realizar essa dieta sem acompanhamento médico.

  3. Tudo bem. Senti falta da ceia, já que durmo depois da meia noite… Substituições para essas refeições também seriam interessantes.