Centella asiática – Benefícios, dosagem e efeitos colaterais

Especialista da área:
atualizado em 08/10/2021

A centella asiática ou Gotu Kola é uma planta utilizada há milhares de anos na medicina Ayurvédica e também na medicina tradicional, devido à sua atuação como vasodilatador e estimulante da produção de colágeno.

Tradicionalmente, por ser anti-inflamatória, bactericida, calmante, estimulante e por fortalecer o sistema circulatório, a centella asiática tem sido utilizada no tratamento de problemas na pele (como feridas e a psoríase), para promover a melhoria das funções cerebrais, combater a queda de cabelos e reduzir a ansiedade e o estresse.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, nos últimos anos, a indústria cosmética tem feito uso da centella asiática para tratar a celulite e combater os efeitos do envelhecimento.

Benefícios da centella asiática

Centella Asiática

Confira abaixo, os principais benefícios desta planta medicinal de origem asiática.

Ajuda na perda de peso

Se você já ouviu falar que a centella asiática emagrece, saiba que a afirmação procede. A planta pode auxiliar no controle de peso porque:

  • Reduz o depósito de gordura nos adipócitos (células de gordura);
  • Diminui a ansiedade e ajuda a controlar o apetite;
  • Tem ação diurética: estimula a eliminação do excesso de líquido retido nos tecidos, favorecendo um melhor funcionamento dos rins, e a perda de peso através da diminuição do inchaço corporal;
  • Combate as inflamações: além de combater as micro inflamações nos locais afetados pela celulite, a centella asiática também auxilia na desinflamação do organismo como um todo. Estudos indicam que as inflamações podem causar uma resistência à insulina e à leptina, o hormônio que controla o apetite e o metabolismo;
  • Desintoxica: a centella asiática facilita a eliminação de toxinas pelo fígado, inclusive de metais pesados.

Diminui a ansiedade

A centella asiática atua no sistema nervoso e o consumo do chá desta erva, promove um efeito tranquilizante, sendo normalmente usada para o tratamento contra ansiedade e insônia.

Esse resultado pode ser explicado pelo fato da centella asiática se ligar aos receptores de colecistoquinina, um tipo de hormônio que atua diretamente na regulação da memória, do humor, das funções cognitivas e até mesmo do apetite.

  Continua Depois da Publicidade  

Promove a melhoria da pele

A diminuição da produção natural de colágeno com o passar dos anos é a principal causa das rugas, e o uso de centella asiática ajuda aumentar a produção desta proteína, pois os flavonoides, os antioxidantes e a Vitamina C presentes na planta auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce da pele.

Além disso, a centella asiática favorece a redução do inchaço e o combate aos radicais livres, dois inimigos da pele firme e saudável.

Fortalece o sistema circulatório

circulação artéria veia

A centella asiática promove o fortalecimento das veias e contribui para uma boa circulação sanguínea, possibilitando a melhora das varizes e hemorroidas, além de ser ótima para o tratamento de varizes nas pernas.

Quando utilizada via oral, a centella asiática fortalece a parede dos vasos sanguíneos, favorecendo o aumento do fluxo de sangue e, consequentemente, ajuda a reduzir a pressão arterial.

Possui ação cicatrizante 

Os triterpenóides e oxidantes da centella asiática estimulam o fluxo sanguíneo e a síntese de colágeno ao redor do ferimento e queimaduras, acelerando a cicatrização e evitando a formação de marcas e cicatrizes mais profundas, como os queloides.

O creme de centella asiática também tem sido utilizado para evitar as estrias decorrentes do ganho de peso e da gravidez.

  Continua Depois da Publicidade  

Estimula as funções neurais

A centella asiática tem sido utilizada há muito tempo na medicina Ayurveda como um potente estimulante cerebral, pois revitaliza os neurônios e combate os efeitos nocivos dos radicais livres. O uso da erva está associado a uma melhoria na memória e na concentração, e pesquisas preliminares sugerem ainda que a centella asiática pode colaborar para a prevenção do Alzheimer.

Outros benefícios da centella asiática incluem a cicatrização de úlceras estomacais, melhoria nos quadros de fadiga, depressão, reumatismo e epilepsia.

Centella asiática para celulite

De maneira resumida, podemos dizer que a celulite é uma alteração causada pelo depósito desordenado de lipídios, água e toxinas no tecido conjuntivo subcutâneo (logo abaixo da pele).

Mais precisamente, a celulite ocorre quando as fibras de tecido conjuntivo perdem sua elasticidade e abrem espaço para o acúmulo de gordura e fluidos no local. Este efeito resulta em uma pele irregular porque as fibras tracionam a pele “para baixo” ou seja, em direção à musculatura, ao passo que a gordura eleva a pele.

O resultado dessas duas forças opostas é uma pele ondulada, com nódulos e muitas vezes enfraquecida.

Além disso, há uma diminuição na síntese de colágeno, e também uma menor capacidade de reparo ao tecido lesionado, já que o fluxo de sangue e nutrientes para a região fica comprometido.

  Continua Depois da Publicidade  

Como funciona a centella asiática para celulite

A centella asiática ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo ao local, o que acaba por aumentar a oferta de nutrientes necessários para a regeneração do tecido atingido, favorecendo a síntese de colágeno, reduzindo a inflamação no local, o que garante uma pele com aspecto mais firme.

A centella asiática também parece atuar na dissolução dos nódulos de gordura da celulite, ao mesmo tempo em que reduz o tecido fibroso aprisionado entre as células adiposas.

Em um estudo recente, voluntários receberam via oral 60 mg de centella asiática durante 90 dias. De acordo com os autores da pesquisa, os participantes não só observaram uma melhoria da celulite como também apresentaram uma redução das medidas, sobretudo ao redor dos glúteos e das coxas.

Os grandes responsáveis por esse efeito da centella asiática foram os triterpenóides, que melhoram a drenagem linfática, provocando uma redução do tamanho das células de gordura, e ajudando na eliminação de líquidos retidos.

Portanto, de maneira resumida, podemos dizer que a centella asiática ajuda a diminuir a celulite porque nutre o tecido inflamado, estimula a produção de colágeno, favorece a eliminação das células de gordura e diminui a retenção de líquido entre a epiderme e a derme.

Dosagem

A dose de centella asiática para obter todos os benefícios da planta é de 180-500 mg, concentração que deve ser dividida em duas ou três vezes ao dia. Ainda que não existam até o momento estudos sobre a toxicidade da planta, recomenda-se não ultrapassar a dosagem de 600 mg de extrato seco desta planta em um único dia.

Já o creme de centella asiática para celulite deve ser utilizado duas vezes ao dia (manhã e noite), sempre em combinação com uma auto massagem na área a ser tratada.

Como tomar a centella asiática

Centella asiática

Você pode tomar centella asiática na forma de cápsulas, chá ou tintura, sendo que esta última geralmente é manipulada em farmácias homeopáticas. Se a opção for por cápsulas, tome duas vezes ao dia (2 cápsulas de 250 mg).

A dosagem da tintura por sua vez irá depender da concentração da substância, e você deverá neste caso seguir as orientações presentes no rótulo do produto.

Já o chá pode ser tomado 4-5 vezes ao dia, preferencialmente sem açúcar e sem adoçante.

Efeitos colaterais

A centella asiática parece ser segura quando consumida em doses adequadas. Já o consumo excessivo da planta pode causar sonolência, sedação, hipotensão (pressão baixa), dor de cabeça e irritação da pele.

Pessoas que sofrem com mau funcionamento do fígado também devem evitar o uso da centella asiática para qualquer fim, uma vez que a planta pode ser tóxica para o órgão quando em alta concentração na corrente sanguínea.

Gestantes (a planta tem potencial abortivo quando utilizada por via oral), diabéticos (a centella asiática pode elevar as taxas de glicose no sangue) e pessoas com gastrite e colesterol alto também devem evitar o uso da centella asiática.

É necessário colaborar com a centella asiática

Os benefícios da centella asiática para celulite, perda de peso e melhoria da circulação já estão mais do que comprovados, mas eles só terão efeito caso sejam combinados com um estilo de vida saudável e ativo. Tomar o chá de centella asiática para emagrecer e continuar com a mesma dieta hipercalórica e rica em açúcar e gordura saturada não irá trazer o resultado que você espera.

O mesmo vale para a centella asiática tópica, que deve ser combinada com:

  • Uma dieta com muitas verduras e frutas, que fornecem antioxidantes para nutrir a pele e combater as inflamações;
  • Exercícios físicos para fortalecer a musculatura, estimular a drenagem linfática e facilitar a eliminação dos depósitos de gordura;
  • Bons hábitos de vida: sem cigarro, bebida alcoólica, açúcar, refrigerantes, frituras e farinha branca em excesso.

Vale lembrar também que o efeito sanfona é altamente prejudicial à pele, que começa a perder sua firmeza após sucessivos “estica e encolhe” típicos do ganho/perda rápidos de peso.

Vídeo

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia todos esses usos e benefícios da Centella asiática para a saúde e boa forma? Já experimentou o chá ou o uso tópico desta planta? Comente abaixo os resultados.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (133 votos, média 3,80)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

7 comentários em “Centella asiática – Benefícios, dosagem e efeitos colaterais”

  1. Tbm só tenho a falar q eliminei 9 quilos em dois meses , associados c dieta e exercícios e as cápsulas e não fiquei Flacida , recomendo msm …

    Responder
    • Que bom saber , comecei hoje, jja faço atividade fisica e estou diminuindo os carboidratos..70 kilos hoje quero chegar aos 62, tenho 43 anos e meu metabolismo está muito preguiçoso .espero racelerar mais um pouco e ganhar mais um gás .Noss mulheres merecemos .Obrigada.

      Responder
    • Faço uso do chá frequentemente e verifico que para além de emagrecer e manter a forma de modo a não perder a tonicidade da pele, atua imenso na micro circulação sanguínea, ajudando praticamente a desaparecer quase todas as minhas micro varizes ( os famosos pequenos vasos ou teias de aranha ).

      Responder